terça-feira, 25 de janeiro de 2011

OSCAR WATCH 2011 - Cenas de cinema:as indicações ao Oscar 2011

Foram anunciados na manhã desta terça-feira, os indicados a 83ª entrega dos prêmios da academia de artes e ciências cinematográficas de Hollywood. Se o leitor ainda não conferiu a lista completa, pode fazê-lo clicando aqui. A seguir, Cenas de cinema traz os principais destaques do anúncio desta terça. Ainda hoje, mais Oscar aqui em Claquete!



O momento de O discurso do rei

Com 12 indicações na bagagem e recém eleito como a melhor produção do ano pelo sindicato dos produtores (PGA), O discurso do rei se firma como o centro das atenções. Se A rede social é o preferido da crítica, o filme que deve dar o Oscar de melhor ator a Colin Firth se anuncia como o preferido do seio da indústria.



O favorito

Mas não se enganem. O favoritismo ainda está com A rede social. Bravura indômita, dos irmãos Coen, segura o segundo lugar. O discurso do rei, apesar do prêmio do PGA, ainda é o azarão nessa disputa.



As favas contadas

E quais são aquelas disputas que já parecem decididas? Ator para Colin Firth (mas nunca se sabe), atriz para Natalie Portman, animação para Toy Story 3 e roteiro adaptado para A rede social. Até que são poucas certezas...



O valor do cabo eleitoral

O cabo eleitoral sempre tem mais importância do que lhe é atribuída. Mas nesta terça-feira essa condição ficou muito clara com a inclusão de Javier Bardem entre os finalistas na categoria de melhor ator. Com nomes de peso como Julia Roberts, Sean Penn e Robert De Niro trabalhando nos bastidores por sua indicação, Bardem foi uma “surpresa” na divulgação dos concorrentes. Surpresa que Claquete antecipou ao listar os prováveis indicados no último domingo.



A importância da campanha

A inclusão de Bardem demonstra como uma campanha viral não pode ser menosprezada em termos de Oscar. Claquete voltará ao assunto em uma futura seção Insight, mas a presença de filmes como O vencedor, Inverno da alma, Reino animal e 127 horas entre os indicados ao Oscar se deve muito a esse fator.



E quando a campanha não basta...

Filmes como O escritor fantasma e Ilha do medo, que foram solenemente ignorados, também fizeram campanha. A campanha só não foi tão intensa. Sabia-se dos riscos e foi decidido por estrategistas pagos para não correr risco, não correr riscos. Os filmes, lançados no começo do ano, tiveram o azar de 2010 ter sido um bom ano para o cinema. Se não há nenhum filme excepcional, a média é alta sem dúvida alguma. Os lançamentos de outono são todos muito bem encorpados. Desde A rede social que estreou em outubro (nos EUA) até Bravura indômita (que foi lançado no natal). Com filmes bons assim – e recentes - que brilham nas bilheterias e causam alvoroço na crítica, não há campanha de marketing que dê jeito.



Os filmes adorados

Se existe um filme que a cada semana tem sua candidatura impulsionada é O vencedor. Apesar de ter metade das indicações de O discurso do rei no Oscar, ficou claro que os dois filmes dividem o amor da classe dos atores na academia. Ambos têm três performances disputando o prêmio e apenas em uma categoria não colidem (ator). Nessa disputa, O discurso do rei é favorito. Nas outras, O vencedor parece ter a preferência nas figuras de Christian Bale e Melissa Leo.



Não duvide dos Coen I

Há cerca de um mês, Claquete publicou uma matéria em que apontava o favoritismo emergente do novo filme dos irmãos Coen no Oscar. Não deu outra. Com 10 indicações, inclusive filme, direção, roteiro adaptado, ator e atriz coadjuvante, Bravura indômita vem forte e se coloca como alternativa ao frio e analítico A rede social e ao pomposo e acadêmico O discurso do rei. Alguém ainda duvida da força dos Coen junto a academia?

 
Os irmãos Coen, entremeados por Martin Scorsese, seguram alguns dos Oscars que ganharam por Onde os fracos não têm vez: eles voltam com força, enquanto o filme de Marty foi solenemente ignorado...



Não duvide dos Coen II

E os irmãos ostentam hoje o melhor retrospecto recente do Oscar. Em quatro anos, emplacaram três filmes na disputa pelo Oscar principal. Tudo bem que isso se deve muito ao fato de termos 10 concorrentes agora, mas ainda assim é uma estatística invejável.



Onde está Wally (by Chris Nolan)?

Aconteceu de novo! Christopher Nolan foi limado da disputa pelo Oscar de melhor diretor. Uma omissão grave por parte da academia que sinaliza, com isso, que não aprecia tanto o trabalho de Nolan, ainda que lhe tenha concedido uma indicação como roteirista (como fez em Amnésia e Batman – o cavaleiro das trevas).
Nolan está por trás de um dos filmes mais inventivos e comentados dos últimos anos. É, seguramente, um dos grandes trabalhos de direção de 2010.



O efeito Franco!

Ele será cohost da 83ª cerimônia de entrega do Oscar, estrela um dos filmes que concorrem ao prêmio de melhor do ano e está indicado ao Oscar de melhor ator. James Franco está subindo na vida e bem rápido.



Ele vai ser bastante lembrado!

Mark Wahlberg fez de O vencedor um filme de ponta, mas não será reconhecido (pela acadêmia) em virtude disso...


O vencedor era um projeto antigo (um sonho de carreira, na verdade) de Mark Wahlberg. Sonho que pode se tornar realização na carreia de outros. O diretor David O. Russel, os atores Christian Bale, Melissa Leo e Amy Adams e os roteiristas Eric Johnson e Scott Silver foram indicados ao Oscar por dar viço ao sonho de Walhberg. Justamente ele, o idealizador do sonho, ficou de fora da festa.



Bridges x Firth

Conforme Claquete antecipou, Jeff Bridges e Colin Firth se encontram novamente na disputa pelo Oscar de melhor ator. Agora com o favoritismo invertido. Contudo, diferentemente do que ocorreu no ano passado, Bridges e Firth estrelam filmes com forte proeminência no Oscar, algo que não ocorreu quando disputaram a estatueta por Coração louco e Direito de amar respectivamente.

4 comentários:

  1. Fala seu Reinaldo... Tudo beleza?? Tava sumido pq tirei umas férias!! Ainda que cheguei a tempo de conhecer os indicados!!!

    Tenho que comentar que duas coisas tu previu: Javier Bardem, que eu achava que estava mais pra lá do que pra cá, e John Hawkes, que eu não achava que vingava!!!! Pelo menos acertei Michelle Williams hehehe

    Agora... excluir Christopher Nolan foi a maior burrice!! Sem dúvida que foi um dos melhores diretores de 2010! Se não o melhor!! E não duvide dos Coen mesmo... achei que o filme ia ser esquecido, pq não estava sendo muito prestigiado e tal, só mostra que os brothers têm força!!

    Mas eu diria não duvide do Rei George... 12 indicações não é pra qualquer um, só espero que não ocorra o vexame de Benjamin Button! Pode ser que o inglesinho apronte dia 27 hein... mas até la tem muita coisa pra rolar!!!

    Abraço,
    Vou ficar ligado no Claquete essa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Finalmente consegui uns cinco minutos para dar uma conferida na Claquete. Hoje, aliás, eu conseguiria de qualquer jeito, já que é dia de indicações e vc é o meu jornalista de cinema favorito. Estou na torcida pela Natalie Portman. Agora é torcer por uma folguinha pra ver Biutiful esta semana.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Prezado Reinaldo,
    Você não acha que Andrew Garfield,com sua mais do que excelente, e até mesmo surpreendente, atuação em A Rede Social, na minha opinião, o melhor filme do ano, não merecia uma indicação ao oscar em vez de, por exemplo, Mark Rufallo, pelo fraco Minhas mães e meu pai, ou até de Jeremy Renner, com sua boa atuação, mas não tão gigantesca como a de Guerra ao terror?

    Um abraço.
    Ps: Estou ficando realmente viciado em ler o seu blog. Não consigo ficar ao menos um dia sem lê-lo.
    Parabéns, você é um dos melhores críticos de cinema da atualidade. Continue dessa forma e alcançará cada vez mais sucesso com ele.

    ResponderExcluir
  4. Eri Jr.: Que bom que voltou a tempo para esse deleite cinéfilo Eri. Pois é, Michelle Willians acabou entrando. Foi uma boa escolha da academia. Quanto a O discurso do rei, infelizmente, acho que estamos diante de um novo Benjamin Button. Acho que certo de prêmio para o filme, só mesmo Colin Firth (e olhe lá!). Mas vamos esperar as próximas (decisivas) semanas. De olho em Claquete hein!rsrs
    abs

    Aline: Obrigado pelos elogios Aline. Só um lobby muuuuito forte por Annette Bening tira esse Oscar das mãos de Natalie.
    bjs

    Nicolas Moraes: Nicolas, fiquei muito, mas muito feliz mesmo com seu comentário. Feedbacks como o seu é que dão gosto a essa jornada que é manter um blog como Claquete. Obrigado pelas gentis palavras.
    Concordo com vc. Acho que Andrew Garfield entregou a melhor atuação de A rede social. Concordo que ele esteja superior aos dois atores mencionados por vc. Infelizmente, os critérios da academia não se encerram na qualidade da atuação. Garfield foi negligenciado em virtude da promessa de um futuro brilhante. Futuro que já é presente para Ruffalo (que já andava merecendo uma indicação) e que já é quase passado para Renner.
    Forte abraço e conto com a sua audiência aqui!

    ResponderExcluir