terça-feira, 11 de janeiro de 2011

OSCAR WATCH 2011 - Novas listas

Foram divulgados na tarde de segunda-feira, 10 de janeiro, os indicados ao prêmio de melhor diretor do ano, concedido pelo sindicato dos diretores (DGA). Os cinco indicados foram Tom Hooper por O discurso do rei, David Fincher por A rede social, Christopher Nolan por A origem, Darren Aronofsky por Cisne negro e David O. Russel por O vencedor. A inclusão dos quatro primeiros já era esperada, enquanto a nomeação de Russel, embora não seja surpreendente, não era aguardada. Nomes como o dos irmãos Coen, Danny Boyle e Martin Scorsese (que já venceram o prêmio) foram preteridos. Nenhum dos contemplados já venceu o DGA. É a segunda vez que ocorre de nenhum dos cinco indicados jamais terem vencido. Embora seja cada vez mais comum a presença de novos diretores na lista. Tanto ano passado como este ano três diretores debutam entre os selecionados. Nolan e Fincher que competiram (e perderam) com Danny Boyle em 2009 voltam com certo favoritismo, mas Aronofsky é um nome que ganha cada vez mais força nessa disputa.

David O.Russel é a surpresa previsível entre os indicados para melhor diretor do ano no DGA


Diretores de fotografia
Também foram selecionados os concorrentes a melhor fotografia do ano. Pelo filme A origem concorre Wally Pfister, parceiro habitual de Chris Nolan. Matthew Libatique foi lembrado por Cisne negro e Jeff Cronenweth por A rede social. Completam a lista o veterano Roger Deakins por mais uma colaboração com os irmãos Coen em Bravura indômita e Danny Cohen por seu trabalho em O discurso do rei.


Outros prêmios da crítica
Nesses últimos dias, foram divulgados mais um punhado de prêmios da crítica. As associações de críticos de Vancouver, Texas, Palm Spings festival, National society of film critics, entre outras, divulgaram suas listas de melhores de 2010. Embora menos ressonantes e influentes do que os conjuntos de críticos que já receberam destaque em Claquete no mês passado, essas premiações agregam valor às campanhas dos filmes pelo Oscar e inflam os números de alguns concorrentes. A rede social e A origem ganharam novas distinções como melhores filmes de 2010. David Fincher e Christopher Nolan, assim como Darren Aronofsky, receberam honrarias como os melhores diretores do ano.
No campo da das atuações, Colin Firth por O discurso do rei e Jesse Eisenberg por A rede social foram os premiados enquanto que entre as atrizes, as escolhidas foram Natalie Portman por Cisne negro e Jennifer Lawrence por Inverno da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário