terça-feira, 18 de janeiro de 2011

OSCAR WATCH 2011 - As indicações ao Bafta

Foram divulgados nesta terça-feira os concorrentes ao Bafta 2011, prêmio concedido pela academia britânica de cinema. O equivalente ao Oscar na Inglaterra tem, é bem verdade, pouca relevância em termos de antecipação ao que se dará no Oscar, mas é uma prestigiada e cada vez mais importante premiação. Para muitos observadores, apesar da academia britânica puxar a sardinha para os ingleses, é – também – um prêmio mais justo do que o Oscar.
O discurso do rei, cujas chances no Oscar diminuem a cada semana, é o líder na corrida pelo Bafta com 14 indicações. Como é britânico, pode-se dizer que também é favorito absoluto. Outro filme que vem com indicações sólidas é Cisne negro. O filme de Darren Aronosfky recebeu 12 nomeações. Outros filmes bem contemplados foram A origem (9), Bravura indômita (8), 127 horas (8) e A rede social (6).
Concorrem a melhor filme do ano O discurso do rei, Bravura indômita, Cisne negro, A rede social e A origem. Os diretores dos mesmos filmes concorrem a melhor diretor, com exceção dos irmãos Coen, cuja vaga (teórica) foi preenchida pelo inglês Danny Boyle (127 horas). O espanhol Javier Bardem, que até agora não havia sido lembrado por nenhuma premiação major, foi indicado ao Bafta de melhor ator por seu papel em Biutiful. Ele terá como oponentes Jesse Eisenberg (A rede social), James Franco (127 horas) e dois competidores que dividiam o favoritismo ano passado (Jeff Bridges por Bravura indômita e Colin Firth por O discurso do rei). Entre as atrizes, Natalie Portman (Cisne negro), favorita em qualquer premiação, terá a concorrência de Julianne Moore e Annette Bening (lembradas por Minhas mães e meu pai), Hailee Steinfield (Bravura indômita) e Noomi Rapace (The girl with the dragon tattoo). A curiosidade dessa categoria é que a parte Natalie e Annette, nenhuma das atrizes aparecem na disputa pelo Oscar. Hailee faz campanha pela categoria de coadjuvante e Julianne e Noomi vêm sendo ignoradas.
Inverno da alma e Atração perigosa, dois filmes festejados pela crítica americana desapareceram da lista do Bafta. O vencedor, outro filme com potencial de Oscar, teve sua presença reduzida a três indicações (ator coadjuvante, atriz coadjuvante e roteiro original).
A lista completa dos indicados ao Bafta você pode conferir aqui.



Prognósticos

Another year, mais recente filme de Mike Leigh, foi bem lembrado nas categorias em que disputam apenas britânicos. Deve perder, porém, para O discurso do rei que mesmo que não triunfe na disputa principal deve garantir o prêmio de melhor filme inglês de 2010. Contudo, na categoria de atriz coadjuvante (onde quatro inglesas disputam), Lesley Manville pode dar uma vitória ao filme de Leigh. Colin Firth não deve vencer a disputa este ano. Ganhador da edição passada por Direito de amar, a briga deve mesmo incidir entre James Franco (127 horas) e Jeff Bridges (Bravura indômita) que deve se beneficiar do fato de ter ganhado praticamente tudo ano passado com Coração louco e ter perdido o Bafta. Javier Bardem, no entanto, é um nome que não pode ser descartado.
A metodologia britânica de aferir seus vencedores é muito distinta da americana. Embora compartilhem de muitos membros, os ingleses são mais sensíveis ao momento e menos ao contexto. Por isso, Cisne negro, Aronofsky e Natalie Portmam devem se beneficiar. A tendência é que A origem predomine nas categorias técnicas, mas mesmo aí Cisne negro (muito mais barato que A origem) pode rivalizar.
A cerimônia de entrega dos prêmios Bafta será em 13 de fevereiro.

3 comentários:

  1. Os BAFTA pouca influência possuem no Oscar. Acho até eles bem bairristas, nas escolhas de vencedores.

    ResponderExcluir
  2. Kamila: Eles são bairristas mesmo, mas periga acertarem mais esse ano no campo das atuações do que o Bafta...
    bjs

    ResponderExcluir