domingo, 26 de julho de 2009

On TV

Telecine vs HBO

Não é necessariamente uma briga. É mais um caso de rivalidade. Embora ambos os canais premium disputem a audiência do espectador, em linhas gerais eles agregam à tv por assinatura e não o contrário.
O telecine é o canal de filmes e lançamentos da Globosat, é portanto um canal brasileiro. Enquanto que a HBO é um canal do grupo Time Warner, um conglomerado de comunicação que controla estúdios de cinema, revistas, sites e canais de notícias. A HBO tem canais em vários países do mundo. Aqui no Brasil está presente a quinze anos.
Embora tenham muitas semelhanças, são a diferenças que melhor caracterizam os canais. Enquanto o telecine divide seus canais (são cinco) por gênero, reservando um apenas para filmes novos, a HBO não faz nenhuma restrição a seus canais( são oficialmente dez, só que na prática também são cinco, uma vez que cada canal tem um duplo que reprisa a programação com três horas de defasagem). Ambas as emissoras reservam espaço em sua programação para superproduções hollywoodianas, filmes independentes, produções européias, asiáticas e de outras partes do mundo.
O telecine tem contrato com poderosos estúdios de cinema. Portanto garante exclusividade de exibição de seus filmes. São estúdios contratados pela rede telecine a Fox, a MGM, a Dreamworks, a Paramount e a Universal. Além dos braços independentes ( subdivisões e afiliadas) desses estúdios.
A HBO, além dos filmes da Warner( proprietária do canal) tem contrato com outros estúdios. A Sony, a Disney e a Buena vista. Como pode ser observado, o telecine tem mais estúdios parceiros, logo, tem mais lançamentos em média. A HBO porém, compensa esse fato com uma alternativa bastante particular. Suas produções originais. Filmes, mini-séries, documentários e principalmente suas séries voltadas para um público adulto e sofisticado fazem da HBO uma marca reconhecida internacionalmente contra a qual fica difícil substabelecer.
Há até alguns anos atrás a rivalidade entre os canais era o carro chefe do marketing de diferentes operadoras de tv por assinatura, uma vez que Sky e Net tinham a exclusividade de distribuição do telecine enquanto que a Directv possuía a HBO. Há quatro anos a fusão de Sky e Diretcv Brasil pôs fim a essa reserva de mercado o que possibilitou a disseminação desses canais por todo o pool de assinantes, já que em seguida a Anatel (orgão que regula o setor de telecomunicações) entendeu que os chamados canais premium deveriam ser oferecidos para todos os usuários do serviço de TV por assinatura, beneficiando assim os assinantes de outras operadoras.
Telecine e HBO desde então, mesmo que não oficialmente, juntos contribuem para que o gosto cinematográfico do brasileiro se aprimore e esteja sempre atualizado.

Dicas:

Domingo às 17:30 hs e quarta – feira às 22:00
O canal MGM exibe o especial AFI life achievement Awards que esse ano homenageia o ator Michael Douglas por sua carreira. É tradição o American Film Institute homenagear um grande nome de sua ordem todo ano. Jack Nicholson, Sean Connary, Al Pacino, Merly Streep e Harisson Ford são alguns que já receberam a honraria.

Segunda -feira às 22:00 hs no Telecine Premium
O filme Verdade Nua do israelense Atom Egoyan romantiza e especula sobre um célebre crime na era de ouro de Hollywood. Erotismo, traições e certos tabus rondam uma história muito bem engendrada pelo diretor. Com Kevin Bacon, Colin Firth e Allison Lohan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário