segunda-feira, 20 de julho de 2009

Top 10 especial!

Em homenagem ao dia do amigo, esse frio 20 de julho, sai aqui em Claquete mais um top 10. Em homenagem a essa figura tão proeminente na vida de todos nós. Lista-se aqui os 10 maiores, melhores, mais firmeza( o conceito é o mesmo) amigos que as telas de cinema já apresentaram.
Sem mais delongas, vamos a lista:


10- Brian o´Connor, interpretado por Paul Walker (Velozes e furiosos)

Na fita de ação que conquistou 10 entre 10 marmanjos com seus carros tunados e envenenados, o que de fato sobressaiu foi a química entre Paul Walker e Vin Diesel. A amizade entre o policial o´Connor e o ladrão de cargas Toretto transcendia os limites da ética e da lei. o´Connor provou o quanto admirava e gostava de Toretto ao sacrificar sua carreira para que o amigo pudesse fugir.

9 - Doris, voz de Ellen De Generis ( Procurando Nemo)
Nadar contra a correnteza é algo difícil. Um bom amigo sempre ajuda nessas horas. Na busca por Nemo, seu pai pôde contar com a corajosa e intrépida, embora desmemoriada, peixinha Doris. Ela foi o alicerce que lhe deu viga quando necessário. Dóris é aquela amiga, cujo coração parece não conhecer limites.

8- Chuck Sullivan, interpretado por Ben Afleck ( Gênio indomável)

Chuck é aquele tipo de cara que se doa sem imposições. Aceitou viver a sombra do talento de Will (Matt Damon) seu amigo de infância, incrivelmente inteligente mas igualmente problemático, que não aceita o mundo como ele se apresenta. É Chuck quem, em dado momento, puxa Will de volta para a terra e o exorta da necessidade de aprender a valorizar o que tem.

7- Sam, interpretado por Sean Austin (Trilogia O senhor dos anéis)

Sam acompanhou Frodo por toda a perigosa jornada para destruir o um anel. Corajoso e leal, sempre protegeu o amigo de todo mal que se espreitou. Sam, apesar da tarefa exaustiva a qual se propôs, jamais vacilou. Representando a rocha em que Frodo podia se escorar sempre que julgasse necessário.

6- Wilson/ bola (Naufrago)

Bem, Wilson era uma ilusão. Uma invenção da cabeça do naufrago vivido por Tom Hanks para que preservasse o pouco de sanidade que ainda lhe restava. Mas foi o afeto projetado em Wilson que conduziu -o para seu resgate. Foi o valor de uma amizade, ainda que imaginária, que devolveu ao personagem a gana de viver.

5- Bitsey Bloom, interpretada por Kate Winslet ( A vida de David Gale)

Aos jornalistas, cabe apurar um fato até esgotá-lo. Contudo, a jornalista vivida por Kate nesse filme se engaja na causa de David Gale de uma maneira que extrapola os limites do recomendável. Algo que só um verdadeiro amigo poderia fazer. Mais do que acreditar em Gale, condenado a pena de morte, ela havia se afeiçoado a ele. E fez das tripas coração para provar que ele era inocente.

4- George Downes, intrepetado por Rupert Everet ( O casamento do meu melhor amigo)

George é das pessoas mais afáveis e aprazíveis. Conquista a todos, e foi em parte por isso, que Julianne recorreu a ele quando precisava de um cúmplice para seu diabólico plano de impedir o casamento de um amigo de longa data, que ela se descobrira apaixonada. George não se furtou da ingrata missão, a fez graciosamente; e sutilmente foi pondo juízo na desorientada cabeça de Julianne. Algo que só um contumaz amigo poderia fazer.

3- John Backwith & Jeremy Gray, interpretados por Owen Wilson e Vince Vaughn (Penetras bons de bico)

Segurar as pontas. Estar lá um para o outro. Agir como para-raio. Esses dois honram todas essas definições com louvor. Cúmplices e confidentes, estavam aptos a mais dura das lições. Aprender a viver um separado do outro. Pôr a amizade em uma perspectiva mais saudável. Um passo que só amizades bem fundamentadas e verdadeiras conseguem dar.

2- Butch e Sandance Kid, interpretados por Paul Newman e Robert Redford (Butch Cassidy e Sandance Kid)

É aqui que o "conceito" de camaradagem no cinema ganha forma. A amizade entre Butch e Sundance é daquelas que um sabe o que o outro está pensando só pelo olhar. Uma amizade em que intimidade e afeto se mesclam culminando em um belo retrato do que a amizade realmente significa.

Martin Riggs e Roger Mourtagh, interpretados por Mel Gibson e Danny Glover (Quadrilogia Máquina mortífera)

É nessa série de ação que perpassamos todas as etapas de uma amizade. Desde a desconfiança inicial até a devoção inconteste, com direito a todos os pormenores. Ademais, estamos falando de amigos que se permitem levar um tiro um pelo outro, ou confiar no outro para desarmar uma bomba enquanto se está na privada. Provas incontestes de confiança e carinho. O topo, portanto, está mais do que justificado.

Um comentário:

  1. Muito bom o Top 10! Pena ter que escolher apenas 10, né?
    São grandes amigos também (para mim):
    Gênio - Alladin (Disney)
    Morgan Freeman - Um Sonho de Liberdade
    O cachorro de Uma Dupla Quase Perfeita
    O burrico do Shrek
    Etc.
    Te conheço e sei que deve ter sido difícil resumir tudo e definir somente esses. Mas a lista ficou boa.
    Só faltou a Britney... rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir