terça-feira, 23 de julho de 2013

Batman e Superman juntos no cinema - os bastidores desse anúncio bombástico

O logo usado pela Warner para fazer o anúncio que marcou a edição 2013 da Comic-Con

Todo mundo foi pego de surpresa quando Zack Snyder e a Diane Nelson (presidente da DC Entertainment, divisão de filmes da DC Comics abrigada na Warner Brothers) anunciaram que O homem de aço 2, que diferentemente do que muitos criam ainda não estava oficialmente confirmado, terá o acréscimo do Batman. O filme será dirigido pelo mesmo Zack Snyder e roteirizado por David S. Goyer, que escreveu junto com Christopher Nolan o roteiro do primeiro filme. Nolan ficará com a produção executiva, cargo mais distante do que o que ocupou em O homem de aço, no qual foi produtor – além de roteirista.
O anúncio bombástico foi acompanhado da confirmação da ascensão do universo DC no cinema. O filme do Flash foi confirmado para 2016 e o da Liga da Justiça para 2017. A confirmação e alocação de O homem de aço 2 em 2015 visa objetivamente rivalizar com a sequência de Os vingadores, já intitulada The avengers: age of ultron, que estreia neste mesmo ano.
Fazer um filme de transição contando com os dois principais personagens da editora é uma boa ideia, mas é também o plano B da Warner/DC. Os executivos do estúdio, e a própria indústria, esperavam que O homem de aço rompesse a barreira do U$ 1 bilhão. Algo conquistado pelos dois últimos filmes estrelados pelo homem morcego e que a Marvel faz crer ser fácil de obter com seus filmes. Aproximando-se do fim de sua carreira nos cinemas, o filme sofre para atingir a marca dos U$ 700 milhões. Seria uma bilheteria estratosférica, não tive custado – sem computar gastos com divulgação – U$ 225 milhões. Outro problema é que a marca de U$ 1 bilhão era estratégica para a consolidação do universo DC no cinema. Mas ela não veio. O que fazer?
Snyder em momento "I´m the fucking man" durante o
anúncio na Comic-Con: Será?
A Warner então pretende fazer um filme tão megalomaníaco como Os vingadores, e anunciá-lo na Comic-Con em San Diego é o tiro certeiro nessa direção, para cacifar o universo DC cujas pavimentações depois de Lanterna verde e O homem de aço estão bem comprometidas. De quebra, é a oportunidade perfeita de reimaginar o Batman depois da épica e sombria conclusão da trilogia de Nolan. Fazê-lo com o objetivo de desenhar o universo DC nos cinemas é algo que importa da Marvel. Os filmes de Nolan tinham lógica e universo próprios.
Assegura-se, portanto, o interesse genuíno na expansão do universo DC, no encontro desses titãs no cinema (e a anunciada inspiração no clássico das HQs “O cavaleiro das trevas” de Frank Miller não é mero acaso) e na propulsão de dois personagens icônicos em momento de reinvenção.
Do ponto de vista do marketing, é uma alternativa justificada e cheia de potencial. Para observadores da indústria, porém, não esconde o sufrágio dos planos iniciais da Warner e da DC. A opção por Zack Snyder para tocar o filme é outro ponto de discussão, que será tema de futura análise no blog, que reforça a desconfiança de que a DC possa se equivaler à Marvel no cinema.

3 comentários:

  1. Adoro ler as atualizações da indústria do cinema em seus textos tão autorais e confiantes. Claquete é vida!!!!

    Esse logo, vamos combinar, é feio! rs rs
    A notícia de unir Bat e Super muito me alegra e me alegraria mais ainda apreciar um dia "A Liga Da Justiça", mas Snyder liderando na direção, bom, aí já é outra conversa. Mas posso adiantar uma coisa: é preocupante, visto que o resultado de 'O Homem de Aço', pelo menos na minha opinião, foi apenas bom e nada espetacular como deveria. Uma pena é o Nolan estar cada vez mais distante deste universo.

    Veremos meu caro, muita coisa vai rolar até 2015 que promete ser o ano dos blockbusters históricos, não apenas com a sequência confirmada de 'Os Vingadores', mas tb, 'Star Wars Episódio VII' de um diretor melhor que Zack, J.J.!

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. É, pegou todo mundo de surpresa mesmo e ainda não sei se isso é bom ou ruim... O fato é que a DC ainda precisa acertar no cinema, fora Batman, seus filmes ainda não foram unanimidade mesmo. E Lanterna Verde, é melhor esquecer, kkk.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Amanda: O desespero da Warner/DC para se cacifar ante a Disney/Marvel está atingindo níveis estratosféricos. Com Zack Snyder como comandante, o navio pode ir à pique...
    bjs

    ResponderExcluir