domingo, 17 de julho de 2011

Cantinho do DVD

Existem aqueles projetos que reúnem nomes interessantes em seu entorno, mas que não conseguem prevalecer a certas fórmulas e convenções de gênero. É o caso de O solista, destaque de Cantinho do DVD desta semana. Joe Wright abnega toda a potência de seu cinema em favor de soluções fáceis e uma estrutura narrativa óbvia. Confira a crítica a seguir:



 
Crítica

Joe Wright despontou em Hollywood como um diretor promissor e com extrema eficiência técnica e narrativa. Habilidades não necessariamente irmãs que podiam ser contempladas em Orgulho & preconceito (2005) e Desejo e reparação (2007). Justamente por isso, quando anunciado, O solista (The soloist, EUA 2009) chamou tanto a atenção. Wright estava se propondo a desviar-se do rótulo de diretor de filmes de época para dirigir um drama contemporâneo de viés edificante capitaneado pelo astro em ascensão Robert Downey Jr.
O solista, uma adaptação do livro escrito pelo jornalista Steve Lopez a partir dos eventos que são reproduzidos no filme, no entanto, nunca avança a mera sobreposição de clichês e lugares comuns. A história do jornalista (Downey Jr.) que enxerga na trajetória do músico esquizofrênico Nathaniel Ayers (Jamie Foxx), ótimo material para uma matéria não é exatamente nova. Muito menos seu desdobramento. O filme segue com esquematismo todos os arranjos desse subgênero tipicamente hollywoodiano. Se há algo cativante na dramatização é a atuação de Robert Downey Jr. O ator não cansa de mostrar versatilidade ao decalcar nuanças de sua própria personalidade em seus personagens. Um processo de composição muito semelhante ao de George Clooney, por exemplo. Já Jamie Foxx surge um pouco exagerado. Não é uma atuação ruim, mas ele deixa a sutileza de lado ao abusar de caretas como artifício para expressar a consternação mental de seu personagem.
Joe Wright não chegar a manchar sua ainda curta filmografia com esse filme que se levanta em meio a tradicionais subterfúgios narrativos que só o validam como uma experiência cinematográfica de mediano apelo. Contudo, não deixa de ser o revés um convite a abraçar mais produções de época, onde o diretor já demonstrou possuir muito mais desenvoltura no arredo da trama

5 comentários:

  1. Ainda não assisti, mas a obra em si, não me chamou a atenção. Desde o lançamento, já parecia ser um "mais do mesmo". Qualquer dia eu vejo, sem pressa!

    ResponderExcluir
  2. "O Solista" é um filme muito fraco, que me fez pensar, na época, que o Joe Wright nasceu pros filmes de época. Mas, com as boas críticas à "Hanna", que é um longa mais contemporâneo, tendo a rever essa minha opinião. :)

    ResponderExcluir
  3. Também não gostei de O Solista. Pra alguém que já fez os ótimos Orgulho e Preconceito e Desejo e Reparação, é um filme muito simplista.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. É, eu esperava muito mais do filme, é bem mediano mesmo, as duas atuações e algumas cenas salvam de um fracasso total.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Alan:Sem pressa é o lema aqui Alan.
    Abs

    Kamila: Mas a crítica se dividiu quanto a Hanna. Tb preciso conferir este filme ainda...
    bjs

    Rafael W: E disse tudo.
    abs

    Amanda:Eu não tinha lá graaaandes expectativas, mas mesmo assim o filme conseguiu decepcinar...
    bjs

    ResponderExcluir