quinta-feira, 2 de junho de 2011

Em off

Nesta edição de Em off, a saga de George Clooney por um novo Oscar, a saída de Joaquin Phoenix do exílio, o possível encontro entre Tarantino e Leonardo DiCaprio no oeste, a pulguinha que anda incomodando o cineasta Terrence Malick e a nova musa hollywoodiana que pela segunda semana seguida estréia nos cinemas brasileiros.


Musa



Ela surgiu no radar cinéfilo, do alto de sua beleza de 20 anos, com a arrebatadora performance em Inverno da alma. Atuação que valeu indicação ao Oscar e só não resultou em prêmio porque Natalie Portman assumiu com gosto o status de imbatível na temporada.
Jennifer é a atriz jovem mais quente do momento. Atualmente em cartaz com dois filmes, já havia despontado com brilho em Vidas que se cruzam (2008) – filme cujo único mérito para a história do cinema terá sido marcar a estréia da atriz.
Em Um novo despertar ela vive uma garota com certos traumas com mais complexidade e ramificações do que seu curto espaço em tela sugere. Já em X-men: primeira classe, ela assume a mística personagem mística – mutante que pode se transmutar.
Com fôlego e vontade de trabalhar foi escalada para a comentada adaptação cinematográfica da série de livros The Hunger games, que pode dar origem a uma badalada quadrilogia.
Estampou, em virtude do anúncio de The hunger games, a capa da revista Entertainment Weekly mais vendida do ano até aqui. Nasceu ou não nasceu para ser estrela?


X-men: primeira classe
Estréia nessa sexta-feira o aguardado X-men: primeira classe, cuja produção vinha sendo seguida de perto pelo blog. O filme de Matthew Vaughn promete mais reflexão e aprofundamento nas metáforas sobre tolerância imaginadas por Stan Lee na concepção do universo mutante.
O filme retoma as origens de alguns dos principais mutantes e foca na nascente rivalidade entre Charles Xavier (James McAvoy) e Magneto (Michael Fassbender).
A crítica americana se prostrou ante a qualidade da fita. Vaughn, inclusive, já andou comentando a respeito de uma possível sequência (que deve ser confirmada nos próximos dias) em entrevistas promocionais.


George Clooney vêm aí...

Quem não se lembra do gloriosos ano de 2005 para George Clooney? O grande protagonista do Oscar daquele ano com 4 indicações (filme, direção e roteiro por Boa noite e boa sorte e ator coadjuvante por Syriana –a indústria do petróleo), o ator foi muito festejado e cravou naquela ocasião a força de seu cinema sério e engajado. Pois Clooney se prepara para um repeteco ainda mais vitaminado em 2011. Protagoniza a nova comédia dramática do diretor de As confissões de Schmidt, The descendants e dirige,produz, roteiriza e estrela The ides of march, um drama político adaptado de uma prestigiada peça.
Na fita de Alexander Payne, o ator faz um pai de família que tenta se reconectar com suas filhas após um trágico acidente envolvendo a mãe delas. No meio do caminho descobre a infidelidade da mulher. Em The ides of march, vive um senador com aspirações presidenciais e sem grandes escrúpulos.
Ambos os filmes encabeçam apostas para o Oscar e devem render bons louros ao astro que sabe como ninguém escolher projetos de grande qualidade.

George Clooney no cartaz de The descendants: Já há buzz acerca de seu nome para o Oscar 2012 e não só na categoria de atuação




Hiperatividade de Terrence Malick
Em quarenta anos, o recluso cineasta americano que acabou de receber uma Palma de ouro – a qual não compareceu para recolher – só realizou quatro filmes. Mas um estalo transformou Malick em um cara super produtivo. Mal acabou de lançar o premiado A árvore da vida e o diretor já está na pós-produção de um novo filme, ainda sem título, que deve ser lançado no ano que vem. O drama romântico é protagonizado por Ben Affleck, Rachel McAdams, Javier Bardem e Rachel Weisz. O diretor já começou a trabalhar em um documentário sobre a relação entre o homem e a natureza através dos séculos. Para esse projeto, ele aproveitará material gravado e editado que ficou de fora do corte final de A árvore da vida. Quem deseja conhecer mais a obra do cineasta, ou adquirir perspectiva, deve ficar atento a mostra Panorama deste mês no blog que destaca o subitamente ativo diretor americano.

Ben Affleck e Rachel McAdams na primeira e única imagem divulgada do novo projeto de Terrence Malick



Grande prêmio do cinema brasileiro
Foi realizado na última terça-feira o 10º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro no Rio de Janeiro. Confirmando as previsões, Tropa de elite 2 sagrou-se o grande campeão da noite com nove prêmios, incluindo melhor filme, direção, roteiro original e ator. Glória Pires levou o troféu de atriz por seu desempenho em Lula – o filho do Brasil.
O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é uma tentativa de glamourizar uma pálida e ainda escassa produção nacional. Os resultados desse ano comprovam o gigantismo da produção capitaneada por José Padilha ante uma produção que se acotovela por incentivos fiscais e capitalizações.


Tarantino pode levar DiCaprio de volta ao Oeste

Ainda não está confirmado, mas Leonardo DiCaprio pode ser o vilão do antecipado western de Quentin Tarantino. Dessa maneira o ator daria sequência a sua colaboração com diretores festejados pela crítica (engatou Sam Mendes, Ridley Scott, Christopher Nolan, Martin Scorsese e Clint Eastwood) e voltaria ao gênero que lhe aferiu um dos primeiros papéis de destaque nos anos 90. Em 1995 ele dividiu a cena com Sharon Stone, Gene Hackman e Russel Crowe em Rápida e mortal de Sam Raimi. Foi o primeiro filme com DiCaprio maciçamente visto nos EUA. Django Unchained fica cada vez mais hypado.


A volta de Joaquin Phoenix?


Desde que o farsesco I´m still here: the lost year of Joaquin Phoenix foi, por assim dizer, desmascarado como uma grande piada, o ator vem tentando se introduzir novamente no buzz hollywoodiano. O retorno pode se dar pelas mãos do cineasta que mais empregou Phoenix. James Gray trabalhou com o ator em Caminho sem volta (2000), Os donos da noite (2007) e Amantes (2009) e ofereceu um papel para o astro em Low life. Segundo informações do Collider.com, o filme mostrará a relação de uma imigrante polonesa (papel que deve ficar com a francesa Marion Cottilard) com seu cafetão (personagem de Phoenix) e o irmão dele (papel ainda vago), por quem irá se apaixonar.
Low life, assim como os principais filmes de Gray, se passará em Nova Iorque e deve começar a ser rodado no final desse ano.

7 comentários:

  1. Terrene Malick já com um novo projeto e para ser lançado ano que vem? Que assim seja!!

    A sinopse deste novo projeto envolvendo Phoenix é bacana ainda mais se houver Cottilard para engrandecer ainda mais. Promissor!

    Tarantino e DiCaprio, acho que é um dobradinha com cheiro de sucesso. Espero que este novo filme do Taranta seja realmente bom. Geralmente, filmes tão hypado assim costuma a decepcionar... Espero estar enganado.

    Lawrence já tem espaço garantido no meu coração, hehehe

    []s

    ResponderExcluir
  2. Ah, não seja tão cruel com Vidas que se cruzam, hehe, eu achei interessante. E Jennifer Lawrence com certeza desponta a cada filme.

    Tomara mesmo que Tarantino rapte DiCaprio para seu mundo;)

    E X-Men impressiona mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Acabei de comentar em um blog que estou super ancioso pra conferir Jennifer em X-Men. Repito: estou MUITO ancioso! Vou ver o filme hoje a noite!

    http://filme-do-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Excelente. Só notícias legais!

    Assisti hoje ao novo "X-Men" e achei o melhor filme da série.

    Quero muito ver "The Descendants", cujo trailer é excelente.

    Meu problema em relação ao Grande Prêmio de Cinema Brasileiro é que os vencedores são sempre o mais do mesmo. Nunca temos surpresas de verdade...

    Veremos se o novo Malick recebe tão boas críticas quanto "The Tree of Life".

    E a parceria entre James Gray e Joaquin Phoenix NUNCA dá errado, ainda mais quando ainda estamos falando de um filme com Marion Cotillard no elenco. :)

    ResponderExcluir
  5. Alan: Pois é, essa edição do Em off só trouxe boas notícias né?rsrs
    Abs

    Amanda: O filme é interessante, mas cá entre nós: não memoriza!
    X-men é simplesmente espetacular.Estou embasbacado!
    Bjs

    Kahlil: E o filme vai fazer valer sua ansiedade!
    Abs

    Kamila:É o melhor filme da série mesmo! E só se inferioriza, em termos de adaptação de HQ, à O cavaleiro das trevas.

    Tenho o mesmo problema que vc com o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

    Lembremos que A árvore da vida não foi essa unanimidade toda.

    E gostaria muito que Phoenix voltasse a velha forma.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei Lawrence em "Inverno da Alma", assim como o filme, e ela está merecidamente colhendo os louros de sua poderosa atuação. Que venham outros trabalhos dignos com ela!

    Tenho muita simpatia por George Clooney e ninguém pode negar que o ator é muito atencioso com sua carreira por conta dos papeis cada vez mais interessantes que decide atuar - claro, ele deve receber muitas propostas. Alexander Payne, pra mim, é invicto, embora doa lembrar que ele co-roteirizou "Eu os Declaro Marido e...Larry!", mas isso eu abstraio. E "Ides of March" parece um thriller político interessante, ao menos pelo excelente corpo de atores que integram o projeto. 2005 fazendo escola para Clooney no Oscar, hein? Veremos!


    No mais, Joaquim Phoenix além de outra parceria com o ótimo James Gray, parece que vai estar no novo filme do PT Anderson, "The Master", no papel q seria do Jeremy Renner? É ou não é uma "volta" (ele foi?) monumental?


    abs!

    ResponderExcluir
  7. Elton: ... e eu adorei Lawrence em todos os filmes que ela apareceu... rsrs. Sério! Ela tem um futuro dos mais promissores!
    Sou fã de Clooney, o ator e o homem. Alexander Payne já esteve melhor, mas esse projeto pode ser uma espécie de "comeback" em grande estilo...
    Estou ansiosíssimo por The ides of march (deve figurar em Veneza) e ainda não está confirmada a participação de Phoenix em The master, mas seria um casting interessante para P.T Anderson...
    Abs

    ResponderExcluir