quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

OSCAR WATCH 2011 - Os olhos de Aronofsky


O diretor Darren Aronofsky bate um papo com seu cinegrafista Matthew Libatique



Ele é o diretor de fotografia preferido de Spike Lee e já trabalhou com cineastas como Joel Schumacher e Mathieu Kassovitz. Jon Favreau só dirige com o suporte desse nova-iorquino de 42 anos. Contudo, nenhum cineasta exige mais de Matthew Libatique do que Darren Aronofsky. Ambos surgiram juntos para o cinema em Pi (1998). A fotografia do filme se confundia com a proposta engenhosa e hermética. Trabalharam juntos novamente no igualmente hermético, e ainda mais alucinógeno, Réquiem para um sonho (2000). O filme que depurou, visualmente, o trabalho de ambos. Estabelecia-se assim uma simbiose no cinema de Aronofsky. Ele precisaria de Libatique para enxergar. Em Fonte da vida (2006), estavam novamente juntos. O fracasso comercial da fita não respingou em Libatique que colaborava com Shumacher (em filmes como Por um fio e Número 23) e Spike Lee (Elas me odeiam, mas me querem e O plano perfeito). O maior sucesso artístico e, até bem pouco tempo comercial, da carreira de Aronofsky – O lutador – não teve a participação de Libatique. O diretor de fotografia estava ocupado no trabalho do primeiro Homem de ferro e do último Spike Lee (Milagre em Santa Anna).
Para Cisne negro, uma das primeiras providências de Aronofsky foi garantir a participação de Libatique no filme. As filmagens chegaram a ser atrasadas em duas semanas para que o diretor de fotografia se liberasse dos sets de Homem de ferro 2. Com o passe cada vez mais disputado, o nova-iorquino - que por Cisne negro conseguiu sua primeira indicação ao Oscar – deve trabalhar muito nos próximos anos. Aronofsky já o garantiu em The Wolverine, seu próximo filme. O visual do novo filme do mutante mais querido do universo Marvel promete ser arrebatador.
Libatique e Aronofsky juntos criam imagens tão lindas quanto perturbadoras. Wolverine que os espere!

2 comentários:

  1. Eu gosto destas parcerias, essa simbiose que você diz, concordo. Como Janusz Kaminski e Spielberg. Libatique e Aronofsky se completam. Assim, O Lutador teve um contra.

    Esta do Wolverine eu não sabia. Não me animou. Aronofsky graças a deus fugiu dos projetos comerciais de Batman e Robocop. Prefiro ele em fitas mais autorais e pessoais.
    E acho que já deu né? Mais um filme do mutante da Marvel? Deus!

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente gostei da contratação de Aronosky para o próximo Wolverine. Se for fazer um novo filme, que seja bem feito. Essa parece a diretriz. Vamos ver a liberdade que Aronofsky terá. Os dois últimos trabalhos dele foram pelo selo independente da FOX.
    Abs

    ResponderExcluir