quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Filme em destaque: Cisne negro

Sangue, suor e lágrimas

Dubiedade em frente ao espelho: Natalie Portman e Mila Kunis se entregam ao diretor Darren Aronofsky no filme que tem cinco indicações ao Oscar 2011 e é uma das produções mais elogiadas da temporada



Ao contrário do que o título da matéria possa sugerir não se trata de um filme de guerra. “É um filme de lobisomem”. A declaração é do homem que realizou o filme. O cineasta Darren Aronofsky, que já havia realizado algumas extravagâncias cinematográficas como PI, Réquiem para um sonho e A fonte da vida, tem a realização de Cisne negro como a realização de um projeto há muito ansiado. “Darren me abordou com a possibilidade de viver essa personagem maravilhosa há dez anos”, revelou em entrevista recente a atriz Natalie Portman. Como Cisne negro, que entra em cartaz nessa sexta-feira (4) nos cinemas brasileiros, não é um filme fácil e midiático, o projeto teve de ser posto em espera. Foi melhor assim. Aronofsky pôde refinar sua arte – o fracasso do autoral e pretensioso A fonte da vida foi crucial para que Cisne negro se configura-se da maneira que veio ao mundo – e Natalie Portman pôde alcançar a maturação artística e emocional exigida pelo papel. “Sem dúvida alguma foi o trabalho que mais exigiu de mim física e psicologicamente”, declarou a atriz à revista Época.
Natalie Portman, que já ganhou o Globo de ouro e o SAG, entre outros prêmios, de melhor atriz pelo filme, revelou à Entertainment Weekly que sempre desconfiava daqueles atores que se diziam atingidos ou afetados pelo personagem, mas se sentiu dessa maneira ao viver Nina Sayers. A protagonista de Cisne negro é uma mulher frágil, mas obsessiva; determinada, mas influenciável; boa, mas gananciosa. Extrapolar todo esse paradoxo, inclusive em um nível físico, foi um desafio imenso na carreira da atriz. Desafio mensurado tanto pelos treinos intensos de balé que chegavam a oito horas diárias (Natalie foi bailarina quando criança) e culminando nas cenas de masturbação e sexo lésbico. Houve, ainda, no caldo de preparação para a personagem, a necessidade de perder dez quilos e a necessidade de fazer uso de sua formação profissional para manter a Nina afastada da Natalie, ainda que próxima o bastante para compreendê-la. Natalie Portman, para quem não sabe, é formada em psicologia pela prestigiosa universidade de Harvard.

Vincent Cassel, como o diretor tirano da companhia de balé, é um dos muitos destaques positivos do filme de Darren Aronofsky 



Cinema de referências

E aplicar psicologia a Cisne negro é um convite tentador em meio a tantas referências imponentes. A primeira é a própria obra de Tchaikovsky (O lago dos Cisnes) que dá verniz a trama. A estética de O lutador, filme anterior de Aronofsky, é um atributo tenaz da linguagem do filme e, de alguma maneira, Cisne negro é, também, um desdobramento temático e arquétipo de Réquiem para um sonho. Mas as referências que a produção indicada a cinco Oscars (filme, direção, atriz, fotografia e montagem) traz em seu cerne não param aí. Dois filmes fundamentais da filmografia do franco polonês Roman Polanski parecem ser linhas mestras desta obra de Aronofsky. Repulsa ao sexo (1965) e, principalmente, O bebê de Rosemary (1968) vêm a mente do cinéfilo mais observador e cuidadoso dos detalhes.


Polanski´s way: Há cenas e enquadramentos que remetem a dois clássicos do diretor franco-polonês



Aronofsky faz, por fim, um filme interessado em aprofundar-se no psicológico de sua personagem e esse detalhe faz toda a diferença ao se debruçar sobre as referências alinhadas. Cisne negro pode contar com alguns clichês, como uma mãe dominadora, o mestre intimidador, a rival sensual e a invejosa que já foi estrela um dia, mas todos os filmes de lobisomens precisam de clichês. E se o leitor ainda não decifrou o porquê de Aronofsky considerar este filme, ambientado no universo do balé, como o seu filme de lobisomem, com a palavra o próprio: “É um filme de horror, em que testemunhamos uma pessoa atravessar por transformações de toda ordem. Física, emocional, sexual, etc.” A bem da verdade é que nunca se viu um lobisomem como Natalie Portman no cinema antes.

8 comentários:

  1. Ótima matéria Reinaldo!

    Gostei da definição de Aronofsky, baixei o filme só o assisti uma única vez e apaguei do meu computador. Não ouso mais. Rs Estava curioso, e espero poder rever logo no cinema!

    Gostaria que desse cisne na cabeça! OSCAR2011

    (mas o páreo está, desculpe: FODA esta ano!).

    Abs.
    Rodrigo

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  2. Muito bom texto. O filme é maravilhoso, e Natalie Portman se entregou completamente a Nina mesmo.

    bjs

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  3. Nossa, Rei,

    Com esse texto vc se superou! Vc segura o leitor até o final, brinca com as nossas expectativas e fecha super bem. Nossa, adorei mesmo.

    Ah, não sabia que a Natalie tinha se formado em psicologia. E eu nem gosto de gente cabeça, né? rsrs

    Beijos,
    Aline

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  4. Excelente post, Reinaldo! Eu tô tão ansiosa para conferir este filme. Assisto-o amanhã!

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  5. Oi Reinaldo,

    Ótimo texto! Eu vi uma matéria na preview que o Aronofsky fala sobre a questão do filme lobisomen. Achei fantástico porque era uma definição que eu nunca imaginei que ele usaria. Após assistir o filme ontem, percebi que essa transformação física e psíquica em um tipo de 'monstro' é interessante porque me lembra o jogo dos espelhos do Expressionismo alemão que também é visto em O Gabinete do Dr. Caligari e o quanto o expressar desta dualidade é algo tão intenso e assustador.
    Aronofsky usa algumas referências cinematográficas , inclusive Polanskianas também. Sem dúvidas, é uma direção de bom gosto e muito bem conduzida. Passei a admirá-lo mais ainda e quero conferir Cisne Negro de de novo.

    Beijos,

    MaDame

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  6. Rodrigo: Obrigado meu brother. Pois é, o páreo está f... este ano mesmo. O filme de Aronofsky é um primor e sem dúvidas merece o Oscar. Contudo, ainda acho que A rede social é melhor. Agora, é inegável que Cisne negro merecia mais atenção na distribuição das indicações... abs

    Amanda: É uma das melhores atuações dos últimos anos. Certamente figurará entre as melhores da década. Se ela não ganhar o Oscar, cadeia neles! bjs

    Aline:Poxa, obrigado Aline. Fico muito feliz com seu comentário. Mesmo. Pois é, e ela ainda fala quatro línguas! Poderosa né? rsrs Bjs

    Kamila:Sem dúvidas, vc terá gostado. Bjs

    Madame: Que bom te ver aqui de novo madam!É verdade. Tem essa matéria mesmo. Ele disse isso em coletiva em Veneza, onde o filme abriu o festival. Não tinha parado para pensar nessa relação com o expressioanismo alemão. Ótimo insight. Agora, Repulsa ao sexo e O bebê de Rosemary são referências fortíssimas no filme. Que cá entre nós é um senhor filme...
    bjs

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  7. Isso mesmo. Oscar para Natalie Portman quis dizer, embora, creio eu, que a Annete possa ganhar como o estúpido pedido de desculpas da Academia. Se não, ela será conhecida como a grande loser do Oscar. Rs

    Mas o filme será A Rede Social, isso é óbvio.

    Abs.
    Rodrigo

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  8. Rodrigo: É... os melhores estão por um fio este ano. Mas se Natalie Portman perder para Annette Bening será proporcionalmente pior do que se A rede social perder para O discurso do rei... (pelo menos em termos qualitativos)

    Aquele abraço!

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