sábado, 8 de janeiro de 2011

OSCAR WATCH 2011 - Quais as chances de Ilha do medo?

O filmaço de Martin Scorsese, que foi lançado em fevereiro nos EUA (chegou ao Brasil em março) vem sendo pouco lembrado nessa temporada de premiações. A direção de arte (a mais impactante de 2010) é a que tem valido mais lembranças ao filme. Dante Ferreti, indicado ao prêmio do sindicato esta semana, já recebeu alguns prêmios da crítica por seu exemplar trabalho. Outros aspectos técnicos como a exuberante e, ao mesmo tempo, minimalista fotografia de Robert Richardson ou a impecável montagem da colaboradora habitual de Scorsese, Thelma Schoonmaker, têm sido lembrados. O impecável trabalho de som e mixagem de som também são lembranças constantes. É inevitável supor que Ilha do medo é um filme que deve ser lembrado no Oscar, talvez não com o devido merecimento. Mas será que as chances do filme se resumem às categorias técnicas?

Martin Scorsese em ação nos sets de Ilha do medo: uma
lembrança do DGA pode significar novo fôlego
para o filme na corrida pelo Oscar

A resposta para essa pergunta seria não. Todo mundo sabe que os estúdios agendam seus lançamentos com Oscar hopes para o final do ano. Mas não é novidade, em anos menos abastados, a inclusão de fitas lançadas na, digamos, parte errada do calendário. Inclusive dois campeões recentes (Gladiador e Crash- no limite) foram lançados em fevereiro nos cinemas americanos. Outros filmes como O sexto sentido, Erin Brocovich – uma mulher de talento e Moulin Rouge – amor em vermelho foram indicados ao Oscar de melhor filme mesmo tendo sido lançados bem distante da Oscar season. Em um rol de dez indicados, o fato de Ilha do medo se apresentar forte em categorias periféricas pode ser um fator de desequilíbrio em favor da candidatura do filme. Contudo, se o filme tem o endosso de conjuntos de críticos mais tradicionais, como o National Board of Review que o listou como um dos dez melhores do ano, a fita sofreu um forte revés ao ser deixada de fora dos indicados do sindicato dos produtores (um importante colegiado com voz dentro da academia). Não que esse fato tenha caráter definitivo, mas reprime as forças do filme. Em compensação, Ilha do medo tem dois fortes elementos que podem impulsionar sua candidatura em supetão: a boa bilheteria que o filme fez (e seria bem vinda a inclusão de uma boa fita de horror entre os selecionados a melhor filme) e a má repercussão que a esnobada que Leonardo DiCaprio vem recebendo nessa temporada de premiações está tendo junto a classe artística.
Não são fatores a serem menosprezados. Se o outro filme de DiCaprio (A origem) está sendo mais badalado, o trabalho de direção de Scorsese é tão primoroso que pode revitalizar as forças do filme (e de DiCaprio) se o diretor for lembrado por seus colegas de profissão quando as indicações ao DGA (sindicato dos diretores) forem reveladas na próxima segunda, 10 de janeiro. É a última chance de Ilha do medo provocar buzz fora das categorias técnicas e beliscar alguma nobreza na 83ª cerimônia dos prêmios da academia de cinema de Hollywood.

6 comentários:

  1. É, boa análise, Reinaldo, como sabe, torço pela lembrança do filme que acho muito bom, tendo uma melhor interpretação de DiCaprio do que em A Origem.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Certamente o filme merecia mais atenção. Há um tempo estou começando a achar que o fato de DiCaprio estar ficando de fora das premiações se deve a uma divisão de votos entre suas performances. Por que, né, não é possível o que está acontecendo...

    ResponderExcluir
  3. Amanda: Tb acho que DiCaprio está melhor aqui. Pois é Amanda, essa é uma semana de definição para Ilha do medo. Bjs

    Marcelo: Merece muito. Abs

    Mateus Denardin: Pois é Mateus. Tua teoria é boa, mas acho que A origem não cativou pelas atuações. O filme tem sido lembrado pelo blockbuster que é. Já Ilha do medo é que vem sendo negligenciado mesmo. Muito em virtude de ter sido lançado no começo do ano. Por isso, uma possível (embora improvável) indicação para Scorsese no DGA traga o filme para os holofotes novamente. Aí o jogo passa a ser outro...
    abs

    ResponderExcluir
  4. Olha, eu acho que a única indicação importante que o filme pode ter é pro Leonardo DiCaprio. E, convenhamos, ele merece muito!

    ResponderExcluir
  5. Matheus Pannebecker: Discordamos aqui desde março.rsrs. Acho que DiCaprio está fora. Acho que o filme será lembrado mesmo apenas nas categorias técnicas. Direção de arte, montagem e mixagem de som são fortes candidatas.
    Abs

    ResponderExcluir