quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

OSCAR WATCH - os filmes de guerra

Cena inicial de O resgate do soldado Ryan: Os 25 minutos de batalha ininterrupta na praia da Normândia são tidos por muitos como a melhor cena de guerra que o cinema já concebeu

Na história do Oscar é possível apontar alguns subgêneros dramáticos que despontam na preferência dos membros da academia. Os dramas sobre o holocausto e os filmes de guerra, especialmente aqueles sobre a segunda guerra mundial, têm predileção especial. Independentemente da proximidade do primeiro tema (a academia é constituída majoritariamente de judeus) e da excelência técnica e dramática do segundo, é fato que esses subgêneros se apossaram do imaginário cinematográfico da academia ao longo dos anos.
No embalo de três filmes que se ocupam das circunstâncias da guerra que receberam destaque no Oscar 2010, O mensageiro (2 indicações), Bastardos inglórios (8 indicações) e Guerra ao terror (9 indicações), Claquete faz um apanhado geral dos grandes filmes desse subgênero tão caro a academia que foram protagonistas em edições passadas do Oscar.

Os filmes de guerra definitivos
Antes de Quentin Tarantino apresentar sua versão para o desfecho da segunda guerra mundial, alguns cineastas de prestigio e renome apresentaram filmes tachados à época de seus lançamentos, como filmes de guerra definitivos.

1-O resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan, EUA 1998)
Guerra:Segunda guerra mundial
Diretor: Steven Spielberg
Oscars: 5 (Direção, montagem, fotografia, melhor som e melhor edição de som)

2-Platoon (Platoon, EUA 1986)
Guerra: Vietnã
Diretor: Oliver Stone
Oscars: 4 (Filme, direção, montagem e som)

William Dafoe em uma das cenas antológicas do cinema: "Platoon é o filme de guerra definitivo", conclamou a revista TIME à época do lançamento do filme de Oliver Stone

Os traumas irreversíveis
Existem aqueles filmes que até mostram a guerra e seus efeitos devastadores, mas se ocupam mais de investigar os traumas que as experiências de guerra provocam e mostram as sequelas que acompanham os veteranos de guerra e seus familiares. Guerra ao terror se ajusta, de certo modo, a esse filão.

1-Nascido em quatro de julho (Born on the fourth of July, EUA 1989)
Guerra:Vietnã
Diretor: Oliver Stone
Oscars: 2 (Direção e montagem)

2-O franco atirador (The deer hunter, EUA 1979)
Guerra: Vietnã
Diretor: Michael Cimino
Oscars: 5 (filme, direção, montagem, ator coadjuvante e som)


A guerra por outros olhos
Há filmes que captam um outro aspecto da guerra e sua engenhosidade devastadora. Filmes, como O mensageiro, que valorizam o registro ao adotarem uma abordagem completamente original e introspectiva.

1-M.A.S.H (EUA 1971)
Guerra: Vietnã
Diretor: Robert Altman
Oscars: 1 (roteiro original)

2-Cartas de Iwo Jimma (Letters from Iwo Jimma EUA/JAP 2006)
Guerra: Segunda guerra mundial
Diretor: Clint Eastwood
Oscars: 1 (edição de som)
Ken Watanabe em cena de Cartas de Iwo Jimma: a coragem e o desprendimento de mostrar a perspectiva do lado perdedor

* todos os filmes acima concorreram na categoria de melhor filme.

7 comentários:

  1. Grandes filmes o que você citou! "Cartas de Iwo Jima" é meu favorito disparado sobre a guerra, justamente porque privilegia a pessoa, o heroi, aqueles que vivem o conflito.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ka. Tb gosto muito de Cartas de Iwo Jima. No entanto, o meu favorito é mesmo O resgate do soldado Ryan.Um filme, na minha avaliação, com muito mais nunças do que muitos estão dispostos a reparar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Grandes filmes, sem dúvida! Tanto que até hoje eles são presença constante em Hollywood. Esta semana assisti M*A*S*H e gostei muito da forma como Robert Altman encontrou para criticar a Guerra feita pelos Estados Unidos. Ontem, vi O Mensageiro e é outra obra-prima sobre o assunto. Vale assistir.

    ResponderExcluir
  4. Filmes marcantes mesmo pela abordagem contundente,
    ainda não pude conferir o Guerra ao terror - mas, em breve.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Reinaldo, gostei da sua divisão nesta seleção, entre os definitivos, irreversíveis e por outros olhos, acaba facilitando a análise. Parabéns!

    Eu gosto bastante de O Resgate do Soldado Ryan e Platoon, então tendo a ser uma cinéfila mais tradicional, focada em guerras definitivas.

    Eu não costumo gostar de filmes de guerra, esta é a verdade, porque me forçam a contemplar algo que não vejo sentido. Não vejo sentido na guerra. Apesar disso, dou o mérito também à filmagens mais introspectivas que, neste segmento, acabam sendo mais verídicas e me levam a uma reflexão dos desdobramentos psicológicos de uma guerra. Acho que não encontrei ainda o meu filme de guerra "irreversível", Guerra ao terror foi o primeiro que me tocou, mas não o vejo como totalmente irreversível. Ele mostra uma faceta honesta, porém ainda incompleta para avaliar os efeitos da guerra.

    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Reinaldo, belo post. Dentre os que você citou, só assisti O Resgate do Soldado Ryan e Cartas de Iwo Jimma! Ambos me marcaram muito!!

    Concordo com o que a Madame disse!! Não gosto do tema guerra tbm!! Abraços

    ResponderExcluir
  7. Fernando: Li sua critica de MASH. Bastante acertiva. A coincidÊncia é que esse artigo já estava preparado. MASH é, de fato, muito bom. Assim como o Mensageiro, que na minha opinião, é melhor do que o badalado Guerra ao terror. ABS

    Cristiano: Obrigado Cris. Confira então. É, sem dúvidas, um bom filme. ABS

    Madame: Vc me inebria. Sério. Que bom que teve esse cuidado de reparar e, mais importante ainda, de apreciar esse meu cuidado de segmentar os filmes em seus temas mais específicos.Obrigado. Vc me deixa muito feliz. Meu filme preferido desses todos aí, é O resgate do soldado Ryan. Um espetáculo de cinema, tanto quanto realização, como discurso e em seus conflitos. Quanto aos traumas da guerra, um muito bom, que recomendo, é No vale das sombras de Paul Haggis. Um filme que mostra o lado escabroso de uma guerra a partir de uma perspectiva bem peculiar e emocionante. Não o incluí aqui pq, primeiro, não é um filme de guerra propriamente dito, é mais um drama sobre a guerra e segundo pq não concorreu ao Oscar de melhor filme. Pois é, Guerra ao Terror talvez tenha te tocado mais pq é apolítico, coisas que os outros filmes sobre "traumas irreversíveis" não o são.

    Quanto aos filmes de guerra, eu gosto bastante. Acho que eles acrescentam muito, principalmente quando inventivos como no caso dos três filmes desse ano (três roteiros originais se vc reparar) BJS

    ERI: Obrigado Eri. Assista os outros então. São itens obrigatórios para a formação cinéfila. ABS

    ResponderExcluir