De qualquer maneira essa percepção dominante não é monopólica. Há hoje, principalmente na tv americana, uma preocupação para com um público mais interessado em reflexões sobre o tempo e o lugar que ocupam do que exatamente sobre a forma como o assassino premeditou todo o crime.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkly6DjlUmqryJu_NFSBf_SmHwh1dkDURNrQ2FecoaeE_2KxTi0laODc2sa7hfgGcUs6Dsa8nl3FvhIOeANKTILs1qRKRyVC9ZZoB7j_fekfS2yEVoJI2UvnQvNrE9-fO5F9tKamCC4QYD/s320/cougar-town-promo.jpg)
Faz sucesso no horário nobre americano a comédia Cougar Town. Estrelada por Courtney Cox, a série versa sobre uma quarentona divorciada que procura sexo casual e satisfação emocional em relacionamentos com homens mais jovens. O novo filme de Nancy Meyers, Simplesmente complicado, mostra uma mulher madura que se divide entre uma recaída pelo ex-marido e os mimos do vizinho arquiteto que secretamente sempre alimentou uma paixão por ela. A própria Nancy Meyers, há alguns anos atrás, já tinha feito um filme sobre o fato de apaixonar-se na terceira idade, Alguém tem que ceder.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgJviBjQUAV-pCSukVxMhgJWw10JP_eM7-rF92Z968bGKiETWs2CLXOy1EIMM390RZNgG2ECR4uUzUq7P7yAd00UwawPc6ulvY0nhrM0rg3D8dRHscy012KbrHNwXOkUfPkvCtNH9x3blUO/s320/algu%C3%A9m+tem+que+ceder.jpg)
O filme francês, de grande repercussão na critica mundial, Medos privados em lugares públicos versa sobre os relacionamentos pessoais. De toda a ordem e natureza. E vai além. Se ocupa principalmente das omissões, receios e temores que ditam os vínculos sociais e amorosos. A galeria de personagens do filme de Alain Resnais compreende personagens maduros e jovens, e as distinções entre eles são mais sutis do que se pensa a principio.
No entanto, filmes e séries com essa premissa se comunicam com um público específico e que apresenta uma sensibilidade que permite inflexões cômicas (que flertem perigosamente com o mau gosto, caso da série protagonizada por Courtney Cox), casuais (que pretendem entreter com conteúdo, caso da nova comédia de Meyers), ou mesmo dramáticas, (que procuram investigar filosófica e psicologicamente a dinâmica das relações pessoais nessa faixa de idade, caso do filme de Resnais). De qualquer maneira, há mais gente sendo ouvida e contemplada pelo cinema.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj-Y8ZDGWy8ps-oeA-31Px2hKJWT3PpR3vVOprYpJTB2qdbnmUrAZwhfZ804fNGktsPxCumCBEwxsVamDq0u_zcW6X79oEhYpS9rnkn7lsoAExn2fLRRTvAdMQ3m7Gq_y-tPFW9TI16IR57/s320/medos+privados.jpg)
No filme de Resnais as incertezas são mais decisivas do que o desejável: Somos as sombras de nossos medos
Ótimo, Reinaldo!
ResponderExcluirAs pessoas têm que acordar que o público mais maduro tem necessidades distintas porém também passam por todas as emoções embora em contextos e níveis de maturidade diferentes. Por outro lado, nunca é demais lançar filmes sobre relacionamentos mais maduros. Também não deixa de ser uma estratégia para aumentar o público > 35 anos no cinema, não sei ainda se proposital ou somente para agradar um pouquinho as lobas e lobos. Espero que seja a primeira. bjs!
Obrigado madame. Olha, vejo como uma tendência. Primeiro apenas o cinema independente abraçava essa fatia do público. Nancy Meyers e sua pegada comercial sem prescindir da inteligÊncia vem mostrando que é possível arrecadar dinheiro, mirando nesse público. Uma nova tendência vem aí. Pode acreditar.
ResponderExcluirBjs