quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ESPECIAL SIMPLESMENTE COMPLICADO - Sofisticação e inteligência: um cinema do feminino

A americana Nancy Meyers pode não ser um nome facilmente reconhecível para o grande público, mas seus filmes têm uma linguagem própria e que se comunicam grandemente com o público americano no geral e feminino em particular.
Aos 60 anos de idade, a diretora lança seu quinto filme como diretora, o quarto desde o inicio dos anos 00. Simplesmente complicado, um filme sobre uma mulher madura que se descobre apaixonada novamente pelo ex-marido, traz todos os elementos que são característicos do cinema da diretora. Desde os anos 80, ela construiu, como roteirista, uma filmografia intimamente ligada a temas femininos, sempre pelo prisma do humor. Foi indicada ao Oscar logo por seu segundo roteiro, A recruta Benjamin de 1980, filme estrelado por Goldie Hawn que virou série de TV.





Escreveu os roteiros de comédias de sucesso como Adoro problemas (1994) e os dois exemplares de O pai da noiva (1993 e 1997). Desenvolveu uma parceria com o diretor e produtor Charles Shyer, que dirigiu muitos de seus roteiros e foi grande incentivador de que passasse a direção.
Com sucessos de bilheteria no currículo como Do que as mulheres gostam, Alguém tem que ceder, O amor não tira férias e Simplesmente complicado, que junto com Sherlock Holmes, Avatar e Alvin e os esquilos 2, garantiu o recorde de maior bilheteria em um fim de semana da história no natal de 2009, a valeram o título de diretora mais rentável do cinema. Isto é, nenhuma mulher arrecada mais dinheiro do que ela nesse negócio. Com 5 filmes no portfólio ela já deixou para trás veteranas como Penny Marshall e Nora Ephron.
Por que você vai ver um filme de Nancy Meyers? Porque é garantia de que você verá entretenimento de classe. Com inteligência, bom humor, sofisticação e categoria. Elementos que todo mundo preza em um bom filme. Principalmente as mulheres.

7 comentários:

  1. É... sobre Simplesmente Complicado, considero um filme bacana, desses que você vê por conta da atriz principal, e para descontrair. Não é um cinema para se levar muito a sério. Digamos que ela produz besteirois de boa qualidade e bom gosto.

    ResponderExcluir
  2. Ela sabe como poucos transformar roteiros superficiais em filmes bacanas de ser ver, principalmente se a intenção é descansar a cabeça. Bom pra ela tb que deve lucrar horrores, com seus filmes que agradam multidão.

    ResponderExcluir
  3. Nem sabia que ela tinha feito tantos filmes bons até outro dia no teu especial do Simplesmente Complicado!!

    Já entrou para o meu hall de diretores favoritos!! E os filmes podem ser femininos, mas mesmo assim são ótimos!!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Penso que Nancy Meyers é tão eficaz no que faz porque ela consegue viver o que ela escreve e dirige. Ela já é uma mulher madura e entende de mulheres maduras, por isso ela é maravilhosa e consegue ser sensível com os dramas de mulheres experientes. Adoro-a! bjs!

    ResponderExcluir
  5. Santiago: Entendo a sua avaliação e não a desmereço. Ela só cristaliza ainda mais o talento dessa diretora. Só não vejo como algo que não se deva levar a sério, afinal de contas ela toca em questões muito pertinentes. Não é pq o faz pelo viés do humor que a faz menos séria. ABS e continue por aí!

    Fernando: You gotta it man! ABS

    eri:You gotta it man (2)! Que bom que pude ajudar. Ela tb é uma de minhas diretoras preferidas. ABS

    Madame: E vc continua a enriquecer meu espaço com adendos tão luminosos quanto necessários. Beijão madame!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Reinaldo. Adoro quando a gente concorda um com o outro, já o contrário é péssimo, não? Acostumei-me à minha contraparte masculina rsrs, não gosto de vê-la desintonizada comigo rsrs!
    beijo!

    ResponderExcluir
  7. Tb não gosto quando discordamos. rsrs
    Bom é que isso é raro né? rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir