quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Critica: O lobisomem

Laços de família

Não é difícil entender o porquê de O lobisomem (The wolfman EUA 2010) ter ficado na geladeira do estúdio por 2 anos e ter passado pela sala de edição pelo menos 3 vezes. O filme é um engodo. Triste constatar que uma produção estilosa, com um belo referencial na própria história do cinema, com um bom orçamento e com um elenco de primeira grandeza (Benicio Del Toro, Anthony Hopkins, Hugo Weaving e Emiliy Blunt) não conseguiu a coesão necessária para exceder a pecha de ser um blockbuster qualquer.
O filme de Joe Johnston (Jurassic Park 3) é uma sucessão de equívocos bem intencionados. Apesar de contar com bons efeitos especiais, com Benecio Del Toro em atuação introspectiva, com Anthony Hopkins exibindo a excelência habitual e com uma fotografia em tons cinzentos compatíveis com a aura de terror pretendida, o filme falha por querer mapear a maldição que acomete a família Talbot. Ao ceder a um psicologismo barato e sem qualquer fundamentação, a produção decepciona o espectador que só quer ver tripas e decepciona o espectador que pretende assistir um filme que consiga trabalhar bem seus paralelismos.
Del Toro vira fera: Vale pelos efeitos especiais, se é que isso vale alguma coisa

Joe Johnston é um diretor mais indicado para filmes rasos, em que os efeitos especiais serão a grande atração. A opção por Johnston, mediante o roteiro final, revela-se equivocada. Ele titubeia na direção dos atores o que acentua a irregularidade da produção. Del Toro e Hopkins estão em um nível que o filme não pede. Eles acabam sendo over. Em um raro caso de que atuar bem depõe contra o filme.
O filme lançado mundialmente em fevereiro, uma época pouca afeita a grandes lançamentos, acaba por confirmar as expectativas de que era um fracasso contumaz. Fazer de uma história de monstro, uma pendenga familiar movida a inveja, desamor e rancores não foi, definitivamente, uma boa idéia.

11 comentários:

  1. Esse é aquele tipo de filme que não consegue empolgar em NENHUM momento! Acho que a única coisa que dá para aproveitar neste filme é a parte técnica, que é boa, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Oi Reinaldo, que tristeza ouvir sua honestidade sobre este filme antes de assistí-lo, mas é por isso que confio na tua lúcida opinião cinéfila e me atentarei a estes seus pontos observados. Eu tinha uma expectativa de qualidade de roteiro neste remake. Assim como filmar vampirismo pode ser interessante quando pegamos os grandes clássicos, filmar lobisomens poderia ser muito bom em termos de uma produção mixada entre a demanda blockbusteriana e a possibilidade de ofertar o melhor em cinematografia mítica.
    Eu adoro Benício Del Toro e acho excepcional mesmo o background de atuação de Anthony Hopkins. Já estava desconfiada que seriam over se o filme não cuidasse de atentar-se a outras categorias.

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Ka:É isso mesmo Ka. A parte técnica é o que presta.O que infelizmente, para um filme com tanto potencial, e com tantas expectativas, é muito pouco. Bjs

    Madame:Pois é madame. Assim como na vida, as vezes o cinema nos traz algumas decepções. Espero que tenha ido ver A fita branca. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIhhhhh só porque eu tava a fim de assistir!!

    Poxa, não se faz refilmagem de qualidade a algum tempo!!! Decepção!!!

    ResponderExcluir
  5. Se tiver com o dinheiro contado, realmente é melhor deixar para ver esse filme depois. Agora se estiver sobrando, dá para quebrar o galho. ABS

    ResponderExcluir
  6. Oi Reinaldo,
    Então assisti esse primeiro e para mim foi uma boa opção de entretenimento, não achei o super engodo que outras publicações também mencionaram, então faço parte da ala que apreciou o filme mesmo em sua superficialidade psicológica e de horror, por exemplo. Concordo que não houve tripas exageradas como muito fã aguardava e também não houve um aprofundamento nos personagens, mas não acho falho o fato do mapeamento da maldição dos Talbot (o que tinha a mais para ser falado sobre Lobisomens?). Este é um filme que polarizou opiniões porque frustrou altas expectativas em uma boa parte das pessoas, por isso, sou a favor de nunca haver expectativas.


    Infelizmente o mito não ajuda muito a não ser trabalhar outras dramatizações como um romance, um ação, um terror. O problema de Lobisomem para mim é que o texto não foi bem desenvolvido e as relações não foram aprofundadas, nem na investigação, nem no romance, nem nos conflitos familiares, e nem no terror, mesmo assim o elenco, a técnica e a volta dos mitos lendários como lobisomem vale a diversão.

    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Madame, embora vc tenha gostado do filme(e na qualidade de cinéfilo é dificil achar um filme de todo ruim né?), vc endossou todo o meu comentário ao pontuar: " O problema de Lobisomem para mim é que o texto não foi bem desenvolvido e as relações não foram aprofundadas, nem na investigação, nem no romance, nem nos conflitos familiares, e nem no terror, mesmo assim o elenco, a técnica e a volta dos mitos lendários como lobisomem vale a diversão."

    Penso igaulzinho. Só que na minha avaliação, apesar de não ter me enfadado no cinema(cheguei bem perto disso, admito), o filme é ruim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Reinaldo, pois é, como você falou lá no Madame Lumière, você é menos simpático na acusação, eu sou mais diplomática. Ainda assim penso que o filme não foi ruim pra mim e foi ruim pra você, mas essa é a vida de cinéfilo e vamos seguindo, é por isso que a discussão é rica e o prazer é maior. bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá Reinaldo!
    Fui assistir a este filme essa semana com um casal de amigos com a intenção de escrever a respeito no blog. Cara, NUNCA, eu NUNCA abandonei uma sessão de cinema no meio do filme hahaha! Os meus amigos ficavam falando "vamos embora..." e eu falava que não, ainda querendo dar uma chance ao filme, porque eu não acreditava que com um elenco desse, o filme seria tão fedido e péssimo desse jeito! Daí quando Del Toro fala q nao se perdoaria se algo acontecesse à Blunt, tive que ceder aos pedidos dos meus amigos e deixar a sala de exibição rs.

    Não sei, posso ter perdido um desfecho sensacional e revelador, mas sério... dou o meu braço direito se isso aconteceu =)
    péssimo em todos os sentidos. Nada se salva MESMO!


    ABS!

    ResponderExcluir
  10. É elton, tb sou partidário de ver um filme todo.Não os abandono.O máximo que permiti, no caso de um horrendo e interminável filme ( não sei se vc conhece, Jefferson em Paris com Gerard DePardieu) que o vi em três dias.Mas o vi. rsrs
    Pois é, O lobisomen acabou por ser mal concebido. Como se vê pela abertura da minha critica, esse é o saldo de um filme cheio d eexpectativas, com troca de diretores e pressões do estúdio. O filme já tinha dado errado muito antes de chegarem as primeiras criticas. Seu braço direito está salvo. rsrs
    ABS

    ResponderExcluir
  11. Esse filme não conseguiu me empolgar nem no trailer. Na verdade, senti uma antipatia, não sei explicar como isso aconteceu. Normalmente eu gosto das histórias ambientadas no século 18 ou 19, principalmente as de mistério com um quê de terror, mas O Lobisomem não me passou essa sensação. A fotografia me pareceu bem-feita, mas o enredo... pff.

    ResponderExcluir