quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Critica: Se beber, não case

Ressaca = piada
A maior comédia do ano, também é o filme mais surpreendente da temporada. Com o custo de módicos(para o padrão hollywood) 35 milhões de dólares, o divertido Se beber, não case (The hangover EUA 2009) já faturou mais de 230 milhões só nos EUA. A fita conta a inusitada história do dia seguinte de uma despedida de solteiro daquelas em Las Vegas.
O grande barato é que nós não vemos nada do que aconteceu na famigerada noitada. Acompanhamos os amigos Stu (Ed Helmes da série de Office), Phil (Bradley Cooper de Ele não está tão a fim de você) e Alan (Zack Galifianakis de Jogo do amor em Las vegas) tendo que superar uma ressaca daquelas enquanto tentam entender o que diabos aconteceu na noite anterior. O noivo( Justin Bertha de A lenda do tesouro perdido) sumiu. Um tigre está no banheiro da suite. Um bebê no armário, uma galinha perambulando pela casa e um deles perdeu um dente.
Todd Philips vai revelando os mistérios a medida que o filme avança. Assim instaura-se um conceito um tanto incomum para comédias. Um mistério amarrando a trama. Obviamente que apenas como mais um elemento de elaboração de climax. Mas é o suficiente para isolar Se beber, não case no cenário das comédias adultas. Há apelação sim, mas há um humor genuíno que não deriva exatamente de baixarias. Phillips não se preocupa em fazer sentido a todo o tempo, algumas soluções são até mesmo mal resolvidas. Mas a graça que surge delas, compensa os desacertos.
O elenco responde em grande parte pelo sucesso da fita. Atores de talento comprovado previamente, tanto na tv americana quanto em papéis menores em outras comédias, o conjunto de protagonistas brilha intensamente e consegue aliar o melhor da comédia física com a escatologia inerente a produção atual.
Já há uma continuação garantida. Muito provavelmente não terá o êxito desse filme. Eficiente e correto com seu público, Se beber, não case agrada por se ater estritamente ao seu objetivo. Mostrar o day after de uma balada daquelas.

Um comentário:

  1. Oi Reinaldo. Eu não gostei de Se bebr, não case. Acho que tinha ouvido falar muito do filme e acabei tendo muita expectativa. O trailer já tinha todas as cenas mais engraçadas. Me decepcionei. Talvez se eu não soubesse nada do filme tivesse curtido mais. Mas é interessante como a grande maioria das pessoas gostou dele. Sem querer ir contra a maré, até gosto de concordar com o consenso geral, mas dessa vez não rolou.
    Bjos

    ResponderExcluir