quarta-feira, 5 de junho de 2013

Especial O Grande Gatsby - Descobrindo um clássico americano


"O grande Gatsby" é tão expressivo na cena literária americana que seu autor, F. Scott Fitzgerald, teve toda a sua obra relevada a segundo plano em virtude deste romance que se assevera como uma crítica ao sonho americano. Mas o livro não foi um sucesso quando publicado originalmente, em 1925. As resenhas, à época, eram majoritariamente positivas, mas não posicionavam o romance de Fitzgerald como o grande marco americano que viria a ser. O livro só adquiriu esse status depois da crise econômica de 29 e da segunda guerra mundial. Republicado, com Fitzgerald já morto (ele morreu na Califórnia em 1940 por problemas de saúde derivados do alcoolismo), a obra encontrou leitores em profusão e a crítica lhe atribuiu valor histórico e cultural indissociáveis da sociedade americana.
Aos poucos, "O grande Gatsby" foi dominando a pecha de maior clássico da literatura americana.
A trama mostra Jay Gatsby, um milionário conhecido por oferecer festas ostensivas e luxuosas. A origem de sua fortuna gera rumores e aumenta o interesse em sua persona. As festas, na verdade, são subterfúgios para se aproximar de Daisy – mulher com quem se envolvera rapidamente durante a primeira guerra e por quem se apaixonou irremediavelmente. Daisy é casada com Tom Buchanan, um ex-atleta abastado possessivo, mas que trai a mulher. Dessa ciranda de paixões. Fitzgerald tece um conto sombrio, glamoroso e trágico sobre o sonho americano.
A obra ganha três novas traduções no Brasil por força do lançamento do filme de Baz Luhrmann. A abundância de ofertas de "O Grande Gatsby", que sai pelas editoras LeYA, Tordesilhas e Geração Editorial se justifica pelo fato da obra já se encontrar em domínio público.


2 comentários:

  1. ô, voltou ao formato antigo do lay out do site? Como disse, o topo acho legal, porque você sempre traz uma imagem impactante, no mais, tinha achado as novidades interessantes.

    Quanto a O grande Gatsby, é mesmo curiosa a redescoberta do livro, da história e o fascínio que vai ganhando.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amanda: Pois é, como informei na "Nota de esclarecimento" alguns posts abaixo, o outro modelo estava com alguns bugzinhos... Mas te agradeço pelo apoio constante e amigo.

    Bjs

    ResponderExcluir