sexta-feira, 14 de junho de 2013

A milhagem de Rodrigo Santoro

Entre a pecha de galã e astro brasileiro no cinema americano, Rodrigo Santoro é ator de alto gabarito. A distância do agito das celebridades brasileiras e a opção por projetos de grande visibilidade, mas em que não defende os personagens principais, valeram certa implicância de parcela do público e da imprensa especializada com o ator. Contudo, essas mesmas opções reforçam a plenitude em que sua carreira se encontra no presente momento. Alternando trabalhos complexos no cinema nacional, como em Heleno (2012) e Não por acaso (2007), com projetos não tão adensados, mas de maior visibilidade no mercado americano, como O que esperar quando você está esperando (2012) e Recém-formada (2009), Santoro constituiu uma carreira de bifurcações interessantes. Ajuda a chamar a atenção, no Brasil, de filmes brasileiros que sem sua presença não teriam grande espaço e penetração e reveste de um charme particular produções americanas que sem ele, não teriam qualquer atenção do público do país.
São contornos interessantes de uma carreira consolidada e cada vez mais plural. Nas últimas semanas foi divulgado que o ator estará, ao lado de Antonio Banderas, no filme sobre os mineiros chilenos que ficaram semanas soterrados e comoveram o mundo. É um bom filme para esse selo de ator do mundo que Santoro cultiva.
Outro filme bastante aguardado por Santoro é a continuação de seu maior sucesso internacional de público. 300, a ascensão de um império, que deve ser lançado em março de 2014, promete ter muito mais Santoro em tela, já que o filme é focado em seu personagem.
Rodrigo Santoro persevera na busca de destaque internacional e reconhecimento nacional enquanto consolida uma carreira de muitos pontos altos e poucas escolhas equivocadas.

Isso é Santoro


12 filmes nacionais
15 filmes internacionais
2 prêmios de melhor ator no festival de Brasília pelos filmes Bicho de sete cabeças (2001) e Meu país (2011)
Vencedor do troféu Chpard de revelação masculina no festival de Cannes 2004 pelo filme Carandiru, que participou da mostra competitiva
2 prêmios de melhor ator no Grande Prêmio do cinema brasileiro pelos filmes Bicho de sete cabeças (2001) e Carandiru (2003)
Melhor ator no festival de Havana por Heleno


Confira o trailer de 300, a ascensão de um império

Nenhum comentário:

Postar um comentário