segunda-feira, 16 de abril de 2012

Crítica - À toda prova


Diversão com pedigree!

Ser Steven Soderbergh tem suas vantagens. O diretor americano rodou dois longa-metragens com elencos recheados de estrelas de primeira grandeza quase que simultaneamente. Um, Contágio, sobre um vírus mortal e sem precedentes que põe em risco o futuro da humanidade, e outro esse movimentado À toda prova (Haywire, EUA 2012); filme de ação que se vale de alguns elementos relacionados ao cinema de espionagem e protagonizado por uma lutadora de MMA, Gina Carano.
A grife Soderbergh atraiu atores de peso para figurar entre os coadjuvantes e apanhar de Carano, que faz uma agente de uma empresa paramilitar traída e em busca de vingança. Gente como Ewan McGregor, Michael Fassbender, Michael Douglas, Antonio Banderas, Bill Paxton e Mathieu Kassovitz abrilhanta esse filme de ação classudo com locações na Irlanda e na Espanha.
Carano e Fassbender em cena de À toda prova: filme de
ação cheio de estilo e sofisticação
De maneira não linear, Soderbergh estipula a jornada de Mallory Kane (Carano) na busca pelos responsáveis por um intrincado plano para matá-la. Ela precisa, obviamente, saber quem quis matá-la. Informação que ela já detém na primeira cena do filme, mas que o público só terá plenamente na meia hora final.
O diretor novamente esbanja técnica na arte de contar uma história no cinema. Com trilha sonora envolvente, direção de arte sóbria e fotografia não menos impactante, o cineasta faz de um filme de ação até certo ponto banal um interessante e climático exercício de estilo.  Tudo isso ainda com ótimas cenas de luta. O embate entre Carano e Fassbender, por exemplo, é uma das melhores lutas do cinema recente. Coisa do tipo que não se via desde O ultimato Bourne (2007). Aliás, se tem uma coisa que À toda prova deixa transparecer com nitidez é o grau de influência da trilogia Bourne no cinema de ação moderno. Até mesmo Soderbergh quis fazer o seu Bourne. Fez e aferiu algumas marcas pessoais que fazem da fita estrelada por Carano um entretenimento acima da média.

4 comentários:

  1. Ainda não assisti a este filme, mas seu texto me mostra que o longa é justamente aquilo que eu esperava dele.

    Beijos!

    PS: Pra quem disse que iria se aposentar, até que Soderbergh anda trabalhando demais, hein??

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito,muito mesmo.Envolvente e
    cheio de estilo é uma ótima definição.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Torci o nariz, aliás, ando assim com Soderbergh porque sinceramente não vejo mais aquele cineasta de filmes mais impactantes como "Traffic" e "Sexo, mentiras e videotape", por exemplo. Ou mesmo produções como "Erin" com Julia! Odiei "Solaris" e "Contágio" poderia ter sido bem melhor, por isso, nem quis assistir este no cinema. Num dia de chuva o farei em vídeo. Mas, gostei das comparações com Bourne e admito que seu texto tem um clima empolgante... no entanto, filme de "grife" não me interessam muito. Até mesmo cineastas de prestígio como Robert Altman (em 'Prêt-à-Porter', 1994) já fizeram isso e se extrapolaram. Já esta ficando de praxe suas produções trazerem um elenco de estrelas. Espero realmente que Soderbergh faça um filme de verdade como nos velhos tempos antes de se "aposentar".

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Kamila: Mas ele já voltou atrás em relação a aposentadoria Ka. Oficialmente.rsrs
    Bjs

    Pat:Exatamente Pat. O filme é muito estiloso.
    Bjs

    Rodrigo Mendes: Gosto muito do Soderbergh e ainda vejo esse cineasta sim. Os interesses temáticos é que podem estar mais diluídos.
    Abs

    ResponderExcluir