domingo, 6 de março de 2011

TOP 10 - Dez coisas que todo cinéfilo queria ver

Vira e mexe nos pegamos sonhando sobre algo que gostaríamos que acontecesse. Isso ocorre, na verdade, com mais frequência do que gostamos de admitir. No cinema também. O TOP 10 desse mês lista dez delírios cinéfilos. Aquelas coisas que adoraríamos ver no cinema, mas que dificilmente devem acontecer. Mas não custa, em alguns casos, continuar alimentando esperanças, não é mesmo? Vamos, então, a lista e as chances desses delírios se tornarem realidade.



10 – Heath Ledger como coringa novamente


É pacífico que a interpretação do australiano como o insano e caótico coringa de Batman – o cavaleiro das trevas é assombrosa – no sentido de provocar calafrios de tão boa, incomparável e estupenda que é. Ledger criou um fenômeno pop, uma psicologia tipográfica e um personagem eternizado nas circunstâncias (em virtude da precoce morte do ator). O desfecho de O cavaleiro das trevas sugere que o Coringa ainda incomodará o Batman mais vezes. Infelizmente sem Ledger para lhe dar viço.


Grau de probabilidade do desejo acontecer: Impossível. Com o ator morto, por melhor que as tecnologias sejam no futuro próximo, não há como Ledger viver o curinga novamente

 
 
9 – Wooy Allen refilmando O sétimo selo de Ingmar Bergman


OK! Existem clássicos que não se mexem! Mas Woody Allen como fã fervoroso de Bergman podia se experimentar em revisitar O sétimo selo. Allen já emulou Bergman em alguns de seus filmes setentistas. Poderia inspirar-se a fazer uma releitura da obra prima do sueco com seu peculiar, e sempre corrosivo, senso de humor. Seria um filme obrigatório! Mesmo que para desdém...

Grau de probabilidade do desejo acontecer: Baixo. Enquanto Allen estiver vivo, é possível. Mas o diretor já perece distante de suas divagações bergmanianas. Nada faz crer que elas voltarão.



8 – Os irmãos Coen dirigindo um roteiro de Quentin Tarantino

Eles se admiram e já declararam essa admiração. Os Coen são melhores diretores do que Tarantino jamais será e o texto de Tarantino consegue a proeza de ser mais cínico e virulento do que dos irmãos cineastas. Seria um marco cinematográfico se essa parceria se concretizasse. O referencial mais próximo que se tem disso é Assassinos por natureza. Escrito por um então desconhecido Tarantino e dirigido por um polêmico (à época) Oliver Stone. Imagina o que um filme dirigido pelos Coen e escrito por Tarantino, todos no auge, não pode fazer pelo cinema? E por você que gosta dos dois?


Grau de probabilidade do desejo acontecer: baixo. Apesar de ser uma ideia genial, tanto Tarantino quanto os Coen gostam de trabalhar sobre os próprios roteiros. Difícil imaginar Tarantino submetendo seus textos a outro cineasta nessa altura da carreira...



7 – Um filme sobre Steven Spielberg dirigido por Paul Tomas Anderson

Parece uma proposta improvável. Até porque como Spielberg é um dos donos de Hollywood, um filme sobre sua persona não surgiria sem seu aval e controle. Mas seria interessante ver o olhar do homem que concebeu obras tão díspares e complementares como Sangue negro, Magnólia e Boogie Nights sobre o homem que concebeu Hollywood como a conhecemos hoje.


Grau de probabilidade do desejo acontecer: Baixo. Enquanto Spielberg estiver vivo, Paul Tomas Anderson não será o cineasta a biografá-lo no cinema...



6 - Alfred Hitchcock ganhando um Oscar de direção por Psicose

Se Hitch não revolucionou a direção cinematográfica em Psicose a terra é quadrada. Simples assim. E uma das maiores bolas fora da academia foi não reconhecer isso com um Oscar. A bem da verdade, o Oscar de direção seria pouco para o feito de Hitch. A história, aos poucos, vai lhe outorgando peso devido. Mas seria o mínimo, né?


Grau de probabilidade do desejo acontecer: Impossível. Hitch já se foi há muito tempo e a academia erra com mais frequência do que nunca nessa categoria...



5 - Jennifer Aniston e Angelina Jolie lavando a roupa suja na Oprah

Na ficção, há o team Edward e o team Jacob, na vida real há o team Jen e o team Angie. Todo mundo se divide entre Angelina Jolie e Jennifer Aniston no grande triangulo amoroso do século XXI. De vez em quando elas ensaiam uma troca de farpas, velada ou descaradamente, via imprensa. Contudo, o que seria monumental seria uma lavagem de roupa suja na Oprah. Não haveria SuperBowl ou Oscar que medisse forças em matéria de audiência...


Grau de probabilidade do desejo acontecer: baixo. Duas mulheres que nunca demonstraram serem entusiastas do jeito Ratinho de ser; ainda que quando tenham comparecido no programa da Oprah, invariavelmente tenham falado uma da outra.



4 - Um filme de James Bond dirigido por Quentin Tarantino

Ele já disse que queria fazer, mas os produtores Michael G.Wilson e Barbara Broccoli, elegantemente, ressaltaram que Tarantino não se ajusta ao perfil pretendido por eles. Os cinéfilos pensam o contrário. Imaginem Bond com a pegada de Bastardos inglórios e Pulp Fiction! Ok, agora parem de delirar!


Grau de probabilidade do desejo acontecer: médio. Embora a franquia esteja em um bom momento, se um novo revés acontecer dentro dos próximos dez anos, Tarantino - que recalibrou seu prestígio com Bastardos inglórios - pode se apresentar como uma opção viável para revitalizar o universo de 007.



3 – Um festival de Cannes em que só figurassem lendas vivas em competição

É bem verdade que de uns cinco em cinco anos calha de Cannes apresentar seis ou sete grandes diretores na riviera francesa. Dificilmente, no entanto, eles estão todos na disputa pela Palma de ouro. Seria histórico em uma mesma edição obras de gente como Woody Allen, Pedro Almodóvar, Michael Haneke, Bong Joon Ho, David Cronenberg, Ang Lee, David Fincher, Philippe Garrel, Nanni Moretti, Quentin Tarantino, Clint Eastwood, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Sidney Lumet e Abbas Kiarostami. Seria uma Palma de ouro para não esquecer.


Grau de probabilidade do desejo acontecer: médio. Não que sejam estes nomeados, mas há anos em que muitos cineastas de renome estão com obras prontas à época do festival de Cannes. Como é tudo combinado, uma seleção como a aventada poderia acontecer. O problema é que o festival assume o mantra do equilíbrio cinematográfico. Então, embora todos gostassem de ver uma seleção como essa, é necessário trazer trabalhos experimentais e novidades para os holofotes.



2 - O cavaleiro das trevas de Frank Miller dirigido e estrelado por Clint Eastwood

Esse clássico oitentista de Frank Miller ainda permanece como a melhor HQ da história. Vira e mexe surgem boatos de uma adaptação. Talvez ela ocorra no futuro. Mas seria bom mesmo ver Clint Eastwood dirigindo e protagonizando esse drama sobre um Bruce Wayne envelhecido, cheio de arrependimentos e amarguras.


Grau de probabilidade do desejo acontecer: baixo. Clint, que já disse não para o super-homem, sai por aí propagando desgostar de filmes de “fantasia”. Além do mais, o veterano já se diz aposentado do ofício de atuar.




1 - Jack Nicholson, Robert De Niro e Al Pacino em um filme de máfia dirigido por Martin Scorsese

São três dos maiores expoentes da arte de atuar de todos os tempos. Todos já viveram gangsters no cinema e Scorsese é quem melhor talhou a máfia na sétima arte. Seria sonhar acordado assistir um filme estrelado pelo trio maior que a vida e dirigido pelo mais apaixonado dos cineastas vivo.


Grau de probabilidade do desejo acontecer: alto. Não foi só para fechar a lista com uma postura otimista não. Em meados de 2010, Robert De Niro anunciou que retomaria a parceria com Scorsese no drama mafioso The irishman. O elenco do filme também contará com Al Pacino. Existem rumores de que Jack Nicholson está sendo considerado para uma pequena participação. Salivai-vos cinéfilos!

7 comentários:

  1. UAL! Que post original! Sonho nosso, pq das 10 coisas que todo cinéfilo queria ver, simplesmente todas são fantásticas. Unir Tarantino com James Bond (My name is Bond, fucking James Bond)e com os Irmãos Coen é algo surrealíssimo. E Tarantino dirigindo Batman?

    No caso de Ledger e Hitchcock é bom sonhar, e Woody Allen refilmando uma obra de Bergman seria mais um de seus filmes só que com a prova de que é baseado mesmo num texto do sueco!

    Eastwood sempre foi mais para faroeste do que cidade do pecado à la Miller, rs! Mas a idéia é boa! HA!

    Quanto ao Spielberg, uma cinebiografia por Anderson seria ótimo, mas teríamos que esperar o lendário criador de ET partir para a sua nave mãe (espero que daqui a muitos anos). E um sonho meu já aconteceu. E, espero ansioso o lançamento de Spielberg + Peter Jackson este ano!

    O filme sobre a máfia do Scorsese estrelado por três estrelas lendárias me deixou salivando agora! Good!

    Abs.
    RODRIGO

    ...E Aniston e Jolie poderiam lavar a roupa suja nas telas de cinema. Num remake de quem sabe: 'O Que Terá Acontecido à Baby Jane'?!

    ResponderExcluir
  2. Eu sinto tanto a perda do 'nosso' Ledger, de fato quando vimos seu Coringa no filme, sutilmente dava a entender que ele retornaria mesmo, eu sinceramente prefiro que nenhum outro ator interprete esse personagem. A interpretação de Ledger é, desde já, cicatrizante. Oscar merecido.

    Adorei seu post, parabéns!
    Abs e apareça!

    ResponderExcluir
  3. Tirando o item 5, os outros são desejos ardentes. Teremos que ir até o cinema do além para apreciar a performance de Ledger, inventar uma máquina do tempo para nos emocionar com Hitch segurando a estatueta e também pressionar os membros da "Academia" para mudar seus votos. Do jeito que são tacanhos e ridículos, mesmo se tivessem a chance, tenho minhas dúvidas se dariam o Oscar para Alfred.
    Gente, imagina Tarantino dirigindo Bond? Seria uma locuuuura! Com certeza, seria o mais bacana e cool de todos (menos que Goldfinger talvez). Não quero imaginar PT Anderson dirigindo a vida de Spielberg. O filme teria a duração de 1 semana, no mínimo.
    Woody refilmando Bergman. Tenho certeza que Allen vai achar isso um tremendo sacrilégio, ou melhor, vai sugerir pra quem deu essa idéia a procurar um analista com urgência. Ahahahaha!

    ResponderExcluir
  4. Muito bem sacada essa lista!!!

    James Bond dirigido por Tarantino seria tudo de bom!!! Onde é que eu assino a petição? rsrsrs E Clint Eastwood dirigindo algo de Frank Miller me faria acampar na porta do cinema.

    Heath Ledger em qualquer papel seria o máximo. Pena que o Céu costuma convocar primeiro os melhores, né?

    Bjs,
    Aline

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post!

    De Niro, Pacino e Nicholson num filme de Scorsese é algo sensacional se vier a acontecer.

    Clint Eastwood como Batman de Frank Miller tb seria fantástico.

    Sobre 007, eu gostaria de ver Spielberg dirigindo um filme da série.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post.
    A única coisa que não gostei foi que ele me fez ficar ansioso desde já, só de imaginar a possibilidade do item 1 se realizar. Melhor que isso, só se ressuscitassem o Marlon Brando também.
    O item 8 também é muito bom. Quando li o título, antes de ver o texto, pensei justamente em Assassinos por Natureza. Um remake dirigido pelos Coen acho que seria melhor visto pela crítica do que o original foi na época.
    Só pra não dizer que concordo com todos, acho que item 9 não seria o caso. Deixa O Sétimo Selo quieto do jeito que tá, ainda mais que o Allen já tá bem fora de forma.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo: rsrs. Valeu. Adorei seu entusiasmo meu caro. Adorei tb a ideia do remake de "O que terá acontecido à Baby Jane?". Abs

    Cristiano: Valeu Cris. Tb sinto muito a ausência de Ledger.Fiquei muito impressionado com sua morte. Já é um dos grandes. Seria maior ainda. Abs

    Annastesia: Adorei seu comentário Ana. Bem no espírito do post. Bjs

    Aline: Adorei a poesia do seu comentário. Também no espírito do post. Bjs

    Hugo: Valeu! O filme vai acontecer Hugo. Talvez sem Nicholson. É a única peça não confirmada. Mas vc vai ficar sabendo de tudo aqui em Claquete.
    Sobre Spielberg e 007, o engraçado é que Indiana jones surgiu da recusa dos produtores da saga em escalar Spielberg para um filme de Bond. Vê como são as coisas né?
    Abs

    Vitor: rsrs. Com Brando então hein? rsrs. Valeu pelo comentário meu brother. Abs

    ResponderExcluir