terça-feira, 11 de janeiro de 2011

OSCAR WATCH 2011 - Qual é o cenário para o filme de Nolan?

Leo e Nolan confabulam: será que rola de um blockbuster levar o Oscar de melhor filme este ano? 



Não restam dúvidas de que A origem foi o filme que mais provocou paixões em 2010. Haverá sempre dissonâncias para apurar se foi o melhor, mas é estatístico que foi o mais comentado e pormenorizado. Recentemente o Twitter divulgou que o filme foi o mais comentado dentro da categoria cinema no site e o quarto assunto geral mais comentado do ano. É um termômetro confiável. A essa altura da temporada de premiações, o leitor bem sabe que A origem já ultrapassou a fronteira do mero blockbuster. Com indicações sólidas para o Critic´s choice awards (que será realizado na próxima sexta-feira), para o Globo de ouro e para os prêmios dos sindicatos dos diretores, roteiristas e produtores, o filme de Christopher Nolan já se inscreveu como um dos principais filmes dessa Oscar season. Tendo ganho alguns prêmios da crítica e as vésperas das indicações para o Oscar, qual é o cenário para o filme?
É preciso pontuar, logo de cara, que A origem não é o favorito ao Oscar. Embora deva receber múltiplas indicações. Alguns observadores da indústria argumentam que o filme de Nolan pode se beneficiar de uma certa estafa independente na Academia, que nos últimos três anos premiou filmes de baixo orçamento e, ainda mais importante, baixo público (Onde os fracos não têm vez, Quem quer ser um milionário? e Guerra ao terror). Para esses observadores, eleger o filme de Nolan como o melhor de 2010 seria a senha para readequar expectativas e, de quebra, aproximar enfaticamente o Oscar do americano médio (porque para esses estrategistas, ter aumentado a disputa na categoria principal - com vistas a incluir blockbusters - não bastaria).
É uma boa leitura. Mas há uma falha aí. Desconsidera-se que A rede social também tem um grande estúdio por trás (a Sony), também tem pegada comercial, um diretor cultuado e também desperta interesse da audiência. E A rede social, pelo menos em termos de premiações periféricas, já saltou na frente de A origem. Ou seja, por esse raciocínio, o filme de estúdio que após três anos levaria o Oscar seria o de Fincher e não o de Nolan.
Mas e o Globo de ouro? Se o Oscar cedeu a verve independente, a Hollywood Foreign Press Association (HFPA) mais do que nunca tem reafirmado sua opção pelo cinemão comercial. Além de sobejamente contemplar esse filão nas indicações deste ano, a HFPA elegeu o portentoso Avatar como o melhor filme ano passado. Se o retrospecto permite intuir que no Globo de ouro a sorte de A origem será melhor, a ressaca moral prevê prudência. As indicações de 2011 não caíram bem e a relevância da HFPA está sendo seriamente questionada. Justamente por isso, a associação pode preferir impulsionar de vez o bem cotado independente Cisne negro ou se alinhar a crítica americana (que a critica tão severamente) distinguindo A rede social como a melhor produção de 2010.
De qualquer jeito, o filme de Nolan deverá ter entre 7 e 10 indicações ao Oscar. Mesmo que não ganhe nada nos Globos e no Critic´s. Embora pareça até certo ponto conservador, as melhores chances de A origem residem mesmo nas categorias técnicas. O grande ganho do filme (e que deve ser bastante comemorado) será vencer a barreira que impediu a indicação do último trabalho de Nolan (superior a este) como melhor filme do ano. Batman – o cavaleiro das trevas ainda é o grande responsável, em todos os parâmetros, pela razão de ser de A origem.

8 comentários:

  1. Seria interessante
    Esse filme é fodástico
    ...

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o cenário do filme de Nolan, no Oscar (festa cada vez mais ridícula) ganhe estatuetas nas categorias técnicas. Creio mesmo que o filme de Fincher vai sair na frente e o de Aronofsky para o ano que vem.

    De qualquer forma seria uma pena, porque acho A Origem repleto de originalidade e puro cinema (como foi Bastardos Inglórios e como é agora Cisne Negro).

    E faço um adendo Reinaldo: certeza que o próximo Batmnan irá quebrar todos or recordes de obra prima. Vamos ver um célebre Nolan cada vez mais...

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  3. Concordo contigo, Apesar de "A origem" ser um excelente filme é difícil acreditar que ganhe de Melhor Filme, afinal iria quebrar a nova tradição do Oscar de premiar um cinema mais independente e com baixo orçamento. Claro, é uma atitude errônea, pois o longa tem elementos insuperáveis. Espero ter uma grata surpresa no Oscar deste ano. Quem sabe...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, provavelmente não leva nenhum dos principais prêmios, mas o impacto que causou não some assim. Ainda lembraremos de A origem por muitos anos até ele se tornar Cult e Clássico. Não esquecerei a cara dos meus alunos ao sair do cinema (sim, tive a idéia maluca de levar a turma para uma sessão de A Origem, hehe).

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Claro que as indicações preteridas de O CAVALEIRO DAS TREVAS exercem algum impacto sobre um olhar mais condescendente com A ORIGEM, mas isso é quase nada. A ORIGEM tem por onde merecer, é uma experiência cinematográfica extraordinária, impecável em absolutamente todos os aspectos, original e emocionante. A REDE SOCIAL conquistou a crítica americana, que nos últimos anos está tendo grande influência sobre as premiações das academias. Mas esse não é um jogo de certezas absolutas, e seria bom ver alguma surpresa.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo: O filme é ótimo msm. Abs

    Rodrigo Mendes: Pois é, acho que a disputa no Oscar é entre A rede social, Bravura indômita e Cisne negro. Mas ainda veremos... Acho que A origem receberá um forte reconhecimento e é muito bom que isso aconteça pelas razões que vc enumerou. Agora não acho que deva ganhar o Oscar de melhor filme mesmo não. Simplesmente pq não é o melhor filme de 2010. A rede social é superior, como atestei no meu ranking do top 10 de 2010. Na minha avaliação, ambos os filmes serão lembrados no futuro. A origem talvez até mais. Mas A rede social é muito mais socialmente relavante. Isso é algo importante na hora d ese reconhecer a excelência na arte. É algo que a academia tem zelado.

    Quanto ao próximo Batman. Não sei não. Nolan colocou um p... de um referencial. E Heath Ledger, para o bem e para o mal, será sempre uma sombra... abs

    Alan: Que saudade rapaz! Bom te ver aqui de novo! Fique a vontade e volte sempre viu!
    E aí? Ansioso com o Oscar? Eu tô!
    Bem, seria uma grata surpresa, mas como anunciei para o Rodrigo, espero que não aconteça...
    Aquele abraço cinéfilo!

    Amanda: e me diz que ideia foi essa? rsrs Bjs

    Mateus Denardin: Não diria que o impacto de O cavaleiro das trevas é quase nada Mateus. É por causa do impacto negativo da exclusão do filme no Oscar 2009 que hj temos dez indicados na categoria principal. Concordo que A origem chega onde chega pelas próprias pernas, mas se tivéssemos apenas cinco indicados, me arrisco a dizer que não seria indicado e a comoção não seria tão grande. Entende a profundidade da coisa? Acho que A rede social é o favorito ao Oscar, mas pode perder força. Cisne negro e Bravura indômita são os grandes adversários. Como vc disse, não é um jogo de certezas absulotas. Mas tb não é só de adivinhações.
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  7. Já debatemos isso pessoalmente, né? hehehe Mas agora estou um pouco menos extremista em relação A Rede Social, e acho que a briga será boa. Não sei se a Academia premia mesmo o Nolan, mas não deixarei de torcer por ele! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Prazer em ler seu comentário aqui Cassita. Pois é, não sei nem se A rede social será o vencedor, mas tenho quase certeza que A origem não será. De qualquer maneira, vamos ficar de olho né?!
    Beijos

    ResponderExcluir