domingo, 5 de dezembro de 2010

ESPECIAL A REDE SOCIAL - Insight

Surge um novo arquétipo de ator jovem


Jesse Eisenberg em cena de A rede social: ele pode não ser bonito, mas é bom a beça...

Eles não são bonitos. Não são atléticos e são verborrágicos. Mais do que personagens dito nerds, o fenômeno que vem realmente tomando conta do cinema pop americano são os atores que, a partir do referencial disponível, chamaríamos de nerds (mesmo que não seja o caso). Capitaneados por uma turma liderada por Jim Parsons (o Sheldon do hit da TV The big bang theory), Michael Cera, Jesse Eisenberg, Emma Stone, Abigail Breslin, Andrew Garfield, Ellen Page e Joseph Gordon Levitt, esses atores já estavam em Hollywood há algum tempo, mas começam a chamar atenção em papéis que não necessariamente emulam o tipo nerd (embora o nerd nunca tenha sido mais pop).
Esses atores estão na crista da onda em parte pela maleabilidade que apresentam. São obviamente talentosos, mas o que realmente impressiona a indústria é a capacidade de moldarem o personagem as suas características sem descaracterizar o personagem em questão. Não é pouca coisa e não é todo mundo que consegue. Por isso, atores com muito mais mídia como Robert Pattinson, Zac Efron, Keira Knightley, Orlando Bloom, Daniel Radcliffe e Kristen Stewart não conseguem sustentar filmes fora de poderosas franquias. Coisa que essa turma consegue. Jesse Eisenberg, em particular, está cotadíssimo para o Oscar de melhor ator por A rede social. Ele é a espinha dorsal do elogiado filme de David Fincher. Assumindo o papel de alguém que frequenta o noticiário internacional, com quem guarda pouca semelhança física, mas alguma similaridade atlética, Eisenberg se viu na incumbência de criar um personagem que irá influenciar diretamente na forma como as pessoas veem Mark Zuckerberg.


Emma Stone também sabe ser sexy: a atriz que esteve com Jesse Eisenberg em Zumbilândia, dividirá a cena com Andrew Garfield no próximo Homem-aranha 



Repara no meu tanquinho: Enquanto isso, Zac Efron não consegue trabalhar sem o tanquinho...


Influenciar é algo que Ellen Page e Abigail Breslin já estão acostumadas a fazer. Desde Juno e Pequena miss sunshine respectivamente, que elas têm de se desvencilhar repetidamente das sombras que criaram para suas personas. Sempre conseguem fazê-lo de forma satisfatória. Algo que Robert Pattinson, Zac Efron e Orlando Bloom ainda penam para conseguir.
Esses atores descolados são a nova onda em Hollywood e Eisenberg, mais do que nunca, irá colocá-los em evidência.

4 comentários:

  1. Ótimo perfil, é a tal geração y. Estou começando a me sentir velha, hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Atores bons são uma coisa e beleza pra atrair público é outra!!!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito texto. E tanto Jesse Eisenberg quanto Emma Stone são aquele arquétipo de "character actors". Esses vão ter um belo futuro no cinema! Já estão tendo, aliás!

    ResponderExcluir
  4. Amanda: Que isso Amanda! Vc está na flor da idade... bjs

    Marcelo: Exatamente! abs

    Kamila: Já estão tendo mesmo. Mas esse movimento vai ficar mais claro com o êxito de Jesse Eisenberg com A rede social. Bjs

    ResponderExcluir