sábado, 25 de setembro de 2010

Cantinho do DVD

Com o principal lançamento do mês nos cinemas (Wall street- o dinheiro nunca dorme), e de volta a seu personagem mais célebre (o yuppie Gordon Gekko), convém dar uma espiada em outro grande momento do ator Michael Douglas. Em Garotos incríveis, destaque desta semana de Cantinho do DVD, Michael Douglas vive Tripp, um professor universitário que outrora experimentara o sucesso editorial e que hoje não sabe muito bem como ajustar suas expectativas e sua perspectiva. O filme de Curtis Hanson (diretor que flagra como poucos períodos de ebulição emocional) é um achado em termos de abordar questões essencialmente dramáticas de maneira otimista e solar. Um filme contagiante que tem uma das melhores atuações de Michael Douglas no cinema (o ator foi indicado ao Globo de ouro pelo papel).


Ficha técnica:

Título original: Wonder boys
Direção: Curtis Hanson
Roteiro: Steve Klobes
Elenco: Michael Douglas, Tobey Maguire, Katie Holmes, Robert Downey Jr. e Frances McDormand
Gênero: drama
Duração: 113 min
Estúdio: Paramount e Mutual Pictures
Status: disponível em DVD e Blu-ray para venda e locação
Sell thru: (preço médio)
DVD simples: R$ 19,90
Blu-ray: R$ 99,90

 


Crítica

Captar a essência de crises e angústias existenciais é uma vocação cinematográfica que nem sempre resulta em um filme de qualidade. Ressonante e sincero na proposta e reflexivo e inteligente em seu desenvolvimento. Garotos incríveis (Wonder boys, EUA 2000), novo filme do diretor de Los Angeles: cidade proibida, Curtis Hanson, tem essa particularidade que o precede.
 O filme que acompanha um final de semana atípico na vida de um professor universitário que certa vez escreveu um best seller e não consegue finalizar seu segundo livro é um retrato tenro do amadurecimento tardio. Do emparelhamento de emoções e de como elas servem a propósitos que vão de encontro com nossas escolhas. Hanson evita as escolhas óbvias em filmes do gênero e mistura elementos de um buddy movie a uma típica comédia de erros americana. Michael Douglas assume com impensável leveza, sem prescindir da sofisticação que lhe é característica, o papel do professor universitário que em um mesmo fim de semana tem de lidar com um aluno genial, mas arredio, com uma aluna apaixonada, com seu editor bom vivant que se sente pressionado, com a reitora, de quem é amante, lhe dando um ultimato e com uma série de eventos que se interrelacionam como desdobramentos naturais desse fim de semana faustiano.
Garotos incríveis traz desempenhos contagiantes de um elenco sem vaidades. Tobey Maguire cativa com seu registro curioso e complacente de um jovem prodigioso, mas sem referências firmes. Robert Downey Jr. empresta uma veia sarcástica ao contraponto do personagem de Douglas na figura de seu editor e as atrizes Katie Holmes e Frances Mcdormand também têm bons momentos.
Em última análise esse é um filme que aborda uma questão constante no cinema de uma maneira fresca. Solar. É um senhor alento para a produção hollywoodiana embalada pela brilhante música composta por Bob Dylan, Things have changed.

Michael Douglas comove e diverte na pele de Tripp

4 comentários:

  1. Tenho esse filme em Vhs acredita? Muito linda sua análise, esse filme é legal mesmo.
    Peter Parker e Tony Stark juntos porém sem poderes especias rs
    Bem lembrado, a trilha sonora é maravilhosa !
    Falando nisso Rei, você já fez algum post especial sobre isso aqui no Claquete? Sobre as composições musicais e trilhas sonoras no cinema?

    Um beijo:)

    ResponderExcluir
  2. Acredita que nunca vi esse filme? Sua análise me deixou com vontade de ver o mais rápido possível.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Filme muito bom e Douglas está ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Laís: Obrigado Laís. É verdade. Peter Parker e Tony Stark na mesma cama. rsrs. Quem diria... Já fiz posts sobre músicas e trilha sonora sim. Mas se prepare pq em breve vem uma matéria especial sobre trilha sonora aqui em Claquete. Bjs

    Amanda: Então veja Amanda. Vc vai gostar. Beijos!

    Annastesia: Concordo plenamente. bjs

    ResponderExcluir