domingo, 20 de junho de 2010

ESPECIAL TOY STORY 3 - Insight

Por que a Pixar é o estúdio mais criativo em Hollywood?
Parece ser um consenso mundial entre crítica e público que a Pixar é o estúdio criativamente mais bem sucedido de Hollywood na atualidade. A empresa que faz parte do grupo Disney desde 2006 é revolucionária na plataforma digital sem prescindir da qualidade dos roteiros.
A Pixar é hoje, no que dá a dimensão do cacife do estúdio, o único estúdio que a crítica se refere como se fosse um diretor. Um autor. Esse status autoral da Pixar não é algo que só crítico vê. A originalidade dos filmes da Pixar (todos sucessos de bilheteria também) cativa o público. Os filmes da Pixar, em uma escala bem maior do que as produções Disney do período pré-Pixar, arrastam adultos e crianças dispostos a mergulhar em mundos fantásticos que se comunicam com a nossa realidade de maneira leve e inspiradora.
A Pixar tem um time de roteiristas, diretores e artistas que são prestigiados dentro do estúdio e invejados e cortejados por estúdios concorrentes (basta lembrar de Brad Bird, diretor do oscarizado Os incríveis que dirigirá o novo Missão impossível para a Paramount). Mas não só. A Pixar segue uma cartilha essencial para se dar bem no mundo dos negócios. Não põe a carroça na frente dos bois. Se um filme precisa de seis anos para ser desenvolvido, o filme levará seis anos para ser desenvolvido com total suporte de John Lasseter (diretor de criação da Pixar e responsável pelo departamento de animação da Disney desde a fusão de 2006). Essa tranquilidade e absoluta liberdade para fazer o que precisa ser feito têm sido o grande diferencial da Pixar, principalmente se comparada a maior rival, a Dreamworks Animation. O estúdio de Shrek tem se repetido e a aposta em fórmulas consagradas se ainda encontra algum respaldo do público, já não agrada mais a crítica.

Família super poderosa mas com problemas super comuns: Os íncriveis é uma comédia das mais inteligentes dos últimos anos


Cena de Procurando Nemo: Filme que valeu a Pixar o primeiro Oscar de melhor animação
Foco nos personagens
Os filmes da Pixar podem ser engraçados, podem ser visualmente impressionantes, podem ser fofos e podem até ter valiosos subtextos dramáticos, mas o foco será sempre nos personagens. Essa opção é outra grande diferença dos filmes que o estúdio que ganhou status de autoral mantém dos demais. Com média de um filme por ano, a Pixar não se obriga a fazer filmes de gênero. Os filmes da Pixar constituem um gênero próprio e os personagens criados pelo estúdio, acabam por eternizarem-se. Reparem que todo e qualquer filme da Pixar é tomado como um evento tal qual um filme de Martin Scorsese. A comparação se justifica por que tanto um como outro reservam grande potencial comercial, mas são – no frigir dos ovos – filmes de arte. Pode-se argumentar que Scorsese seja mais prolixo vez ou outra, ou que falte a Pixar a diversidade da cinematografia de Scorsese, mas é inegável que ambos fazem parte de uma estrutura comercial que atingem o grande público (Scorsese frequentemente trabalha com o galã Leonardo DiCaprio e fez fama com os filmes de gangster), mas que agradam aos interessados em um cinema mais intimista, teórico e apaixonado. Forçando a comparação, Scorsese é um homem só. Seu legado é irretocável e, em grande parte, já foi majoritariamente construído. Já a Pixar, ainda tem muita história pela frente. A julgar pelo andar da carruagem, muitos cineastas nos próximos anos vão querer forçar uma comparação com o estúdio de Nemo, Woody, Buzz, Sulley, Relâmpago McQueen, Wall E e Carl Fredricksen.

Cena de Up-altas aventuras: o octogenário Carl Fredricksen foi o último grande personagem criado pelo estúdio

7 comentários:

  1. Vida longa a Pixar e sua grande originalidade e criatividade! =)

    ResponderExcluir
  2. Você disse que "Os Incríveis" é uma das comédias mais inteligentes dos últimos tempos... Sabe que eu não vejo assim? Aliás, acho um dos mais fracos da Pixar.

    ResponderExcluir
  3. Pode ser a emoção do momento, mas acho que ainda vamos falar muito de Toy Story 3, principalmente seu final. Você fala que o foco são os personagens. É verdade. Mas, é na emoção e trajetória deles que nos envolvemos na história. A cena final de Toy Story 3 nos mostra isso e simboliza muitas coisas. Que a Pixar possa nos brindar com outras pérolas como essa.

    ResponderExcluir
  4. A Pixar parece mesmo surpreender a cada novo trabalho. Adoro Nemo, Toy e Wall E

    ResponderExcluir
  5. Adoro "Os Incríveis" porque ele traz para o universo infantil preocupações contemporâneas do mundo dos adultos, fazendo com que não seja sacrifício nenhum, muito pelo contrário, os pais levarem os filhos ao cinema.
    No geral, Reinaldo, concordo em gênero, número e grau com sua análise. Gostei também do paralelo entre o estúdio e o Scorsese: super bem sacado.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  6. Revi wall-e esse fim de semana e continuo impressionado com esse filme, é mt bom, é uma história simples porém é um filme fenomenal!

    ResponderExcluir
  7. Alan: Vida longa é uma certeza tratando-se da Pixar. Abs

    Matheus:Que bom ver vc por aqui meu brother. Pois é, para mim Os incríveis talvez seja a melhor paródia da história do cinema. Um filme inteligentemente agradável. E esse status não é mole de alcançar não. abs

    Amanda:Ainda não vi o filme, mas tenho certeza que falaremos dele por muito tempo.Até pq é o favorito natural para o próximo Oscar... bjs

    Luis Galvão:Todos nós adoramos Luis. Grande abraço!

    Aline:Obrigado Aline. Sempre com colocações pontuais e prestigiosas. bjs

    Vitor: Faço minhas as suas impressões!
    abs

    ResponderExcluir