domingo, 21 de fevereiro de 2010

Berlim update

Terminou na noite deste sábado o festival de Berlim. Sem um favorito uníssono, o urso de ouro foi para o filme turco Honey de Semih Kaplanoglu. O filme versa sobre a conflituosa relação de um pai com seu filho. O grandes vencedores no entanto, foram o romeno If i want to whistle, I whistle, que ficou com o grande prêmio do júri e o prêmio de distinção Alfred Bauer, e o russo How I ended this summer, com os prêmios de melhor ator e contribuição artística. Roman Polanski levou o urso de prata de direção por The ghost Writer. Abaixo a lista completa dos premiados:

Urso de Ouro
Honey (Turquia), de Semih Kaplanoglu
Urso de Prata para melhor diretor
Roman Polanski (The ghost writer)
Prêmio para melhor filme de estreia
Sebbe (Suécia), de Babak Najafi
Prêmio Alfred Bauer
If I Want Whistle, I Whistle (Romênia), de Florin Serban
Urso de Prata para melhor roteiro
Wang Quan'an e Na Jin (Apart Together)
Urso de Prata para excepcional contribuição artística
Pavel Kostomarov, diretor de fotografia (How I Ended This Summer)
Urso de Prata para melhor ator
para os atores Grigoriy Dobrygin e Sergei Puskepalis (How I Ended This Summer)
Urso de Prata para melhor atriz
Shinobu Terajima (Caterpillar)
Urso de Prata - Grande Prêmio do Júri
If I Want To Whistle, I Whistle (Romênia), Florin Serban

4 comentários:

  1. Hummmm... se Herzog aprovou, eu confio! =)
    espero que o prêmio ao Polanski seja mesmo em função de seu talento (o que não desconfio), mas ficaria chateado se fosse por questões de políticas de solidariedade. FREE POLANSKI! \o/


    ABS!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Elton, acho que o prêmio de direção para Polanski tem esse viés sim. Contudo, grandes diretores costumam impor seus nomes nessas premiações, enquanto que os prêmios principais (no caso de Berlim, o urso de ouro) vão para filmes de diretores desconhecidos muitas das vezes. ABS

    ResponderExcluir
  3. Hmmm, sabia que iria ter um merchand pro lado do Polanski, enfim será que Honey vem pro Brasil? Tá pra nascer ainda um filme bom que mostre a guerra entre filhos e pais de uma forma madura. Gostaria de assistir um filme assim, se souber de algo, me avise. bjs!

    ResponderExcluir
  4. Pode deixar que e aviso sim madame.Enquanto isso, indico um outro ótimo filme turco, que ganhou o prêmio de direção em Cannes há dois anos atrás. TrÊs macacos. Ótimo filme sobre dinâmicas familiares. E é verdade.Não há como fugir de certa politização em festivais. Polanski sabe que seu prêmio é mais em virtude disso do que qualquer outra coisa.
    Bjs

    ResponderExcluir