quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Carta do editor - Coppola e outras flores raras...

Sofia Coppola é um paradoxo. De atriz frustrada configurou-se em cineasta indie de considerável envergadura. Esquivou-se da sombra de papai Coppola e angariou uma legião de séquitos pelo caminho. Conquistou prêmios, mostrou sensibilidade aguçada para a sobreposição de música e cinema na construção de um discurso estilizado e foi questionada. Muito questionada. O lançamento de seu quinto longa-metragem, The bling ring – a gangue de Hollywood, chega sob a forte nuvem das incertezas sobre os rumos de seu cinema, mas amparado por críticas mais positivas do que as recebidas pelo seu último trabalho, o vencedor do Leão de ouro Um lugar qualquer. O filme e toda a bagagem dessa autora moderna são destaques em agosto no blog.
O mês tem, também, Denzel Washington e Mark Wahlberg em Dose dupla, uma adaptação de HQ mais modesta, mas não menos espalhafatosa desse estrelado 2013, e Mark Wahlberg e Dwayne “The Rock” Johnson em Sem dor, sem ganho – antes conhecido como Suor & Glória. São dois filmes da categoria “puro testosterona” que abrilhantam o mês para os aficionados pelo cinema de ação com um pezinho no humor. Wahlberg, aliás, será tema de um perfil exclusivo que será publicado este mês em Claquete.
O cinema nacional volta a mostrar força com a estreia do novo filme de Bruno Barreto, Flores raras, ambicioso projeto sobre o amor entre a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares e a poetisa americana Elisabeth Bishop nos idos dos anos 50 no Brasil.

Não obstante, a seção TOP 10 irá listar diretores “pau para toda a obra”. Curioso pela definição? Aguarde! Nas seções Insight do mês, uma diferente apropriação do jornalismo pelo cinema; os papéis mais sensuais do cinema recente e o remanejamento de forças proporcionado pelos insuspeitos fracassos de bilheterias do verão americano de 2013.

3 comentários:

  1. Ain, Sofia Coppola... rs
    Tenho muitas resistências com a filha do Poderoso Chefão, mas quero assistir ao seu filme pra ver "qualéqueé" e acompanharei a cobertura de Claquete.
    Mark Wahlberg, Michael Bay, The Rock... vish, eu tô com uma preguiça para esses previews de agosto, mas vamos lá! rs

    ResponderExcluir
  2. Sou fã de Sofia, a diretora e roteirista e até da Sofia figurinista, mas da Sofia atriz? rs Tenho trauma.

    Quanto aos blockbusters do mês, acho que a única salvação será a fita de Del Toro, Círculo de Fogo, que pretendo conferir com um tiquinho a mais de animação. Veremos. Disse pro Elton, nem vi ainda 'Wolverine Imortal'.

    Ansioso pelas novidades do Claquete. No Aguardo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Elton: Não sou fã do cinema de Sofia Coppola, mas admiro sua assinatura e trajetória. Se é que vc me entende... De qualquer maneira, para um blog que se pretende jornalístico, "The bling ring" é uma imposição do mês. Assim como esses outros previews que flertam com a preguiça em agosto... (Se bem que o novo do Bay eu quero muito ver...). É preciso seguir em frente! rsrs.
    Abs

    Rodrigo Mendes: rsrs. Pois é, Sofia, sob certos aspectos, é uma mulher (artista) fascinante. Acho que nem esse blockbuster salva hein...
    Abs

    ResponderExcluir