quinta-feira, 14 de março de 2013

Espaço Claquete - A garota


Em seus melhores momentos, e são muitos, A garota (The girl, EUA 2012), produção original da HBO, é um thriller hitchcockiano de profundas reverberações. Essa constatação é ao mesmo tempo lisonjeira à produção, esmerada em livro com depoimentos colhidos com pessoas que fizeram parte das produções de Os pássaros e Marnie e documentos diversos, e lisonjeira à figura de Hitchcock – aqui adornada pela mais demolidora e perseverante análise.
O filme do diretor Julian Jarrold, escrito com desenvoltura ímpar por Gwyneth Hughes, se debruça sobre a relação de Alfred Hitchcock com Tippi Hedren, que por várias ocasiões já declarou em público que Hitchcock destruiu sua carreira e arruinou sua vida. Hedren era uma modelo de algum prestígio em Nova Iorque quando foi acionada pela equipe de Hitchcock para fazer um teste para Os pássaros, o filme que seguiria o massivo sucesso de público e crítica de Psicose. Uma vez aprovada, Hedren não só adentra para a galeria de loiras de Hitch como passa a ocupar certo protagonismo nessa obsessão. É dessa clausura entre ego, sucesso, cinema, inveja e ganância que A garota extrai sua matéria prima.
A obsessão de Hitch por Hedren ganha densidade dramática no suporte imaginativo que a ficção dá a ela. Não há preocupação com justificativas de ordem psicológica, embora haja espaço para elas, mas uma investigação calcada em símbolos e sugestões do que movia essa obsessão de como ela, talvez, fosse fundamental para que Hitch alcançasse suas obras-primas. Era Hitchcock apenas um sádico derivado de uma vida sexualmente frustrante ou um cineasta que ia às últimas consequências para extrair o melhor de seu elenco e equipe? 
A garota não apresenta respostas viciadas a respeito. Ao invés disso opta por iluminar precisamente os caminhos para repostas jamais definitivas, mas sempre satisfatórias. Nesse sentido, é um filme mais arrojado e imaginativo do que Hitchcock, produção para o cinema com os mesmos objetivos, mas com resultado bem distinto.
Toby Jones, como Hitchcock alterna-se entre o assustador e o patético com naturalidade atroz e faz de seu Hitchcock um acerto que nos faz pensar se estamos vendo um filme de terror ou um drama psicológico de alta voltagem. Sienna Miller, no que é seguramente um dos melhores desempenhos de sua carreira, brilha na contenção de Tippi Hedren. Ciente de que precisa sublinhar o caos emocional interno vivido por sua personagem, Sienna sabe exatamente o quê e como exteriorizar e o que apenas sugerir.
A garota é um filme digno do mito de Hitchcock. Talvez apenas ele fizesse melhor e aí vem o grande elogio deste filme que merece ser visto por cinéfilos e fãs do diretor: A garota nos priva desta certeza.

5 comentários:

  1. "deste filme que merece ser visto por cinéfilos e fãs do diretor." ok, me convenceu, hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Dos filmes sobre a figura de Alfred Hitchcock que foram produzidos em 2012, esse, de longe, parece ser o mais interessante. Espero encontrar um horário bom para poder conferir esse telefilme na HBO.

    ResponderExcluir
  3. Amanda: rsrs. O filme é ótimo!
    Bjs

    Kamila: Tomara que encontre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. UAU! Seguramente irei apreciá-lo. Não sei te dizer se vou gostar mais do que o filme de Gervasi. Bom, como eu não tenho HBO (triste, triste) tenho que me contentar com algum dowload ou mesmo o DVD. =/

    Toby Jones é ótimo, gosto dele. Veremos.

    Hedren era uma figura, Hitch tentou fazer dela uma estrela de cinema e na verdade, ela sempre foi ruim, de fato, rs Ela até se esforça em "Marnie"!

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo: O filme é ótimo Rodrigo. Vale muito a pena. Tb acho Hedren fraquinha. Mas aceitemos o excelente exercício de reflexão que este filme propõe...

    Abs

    ResponderExcluir