terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 - Quem foi destaque no ano


Bradley Cooper, Ben Affleck e Ryan Gosling. Esses são os nomes que ocuparam o topo dessa lista em outros anos. Em 2012 o “women power” chegou à lista das personalidades de cinema que foram destaque no ano, que o blog organiza anualmente. Ben Affleck bem que tentou reaver o topo, mas não teve jeito. Outros destaques da lista vão para três mulheres jovens que não estão apenas fazendo figuração (no cinema ou na lista) e para um brasileiro que dá sinais de que pode voltar a aparecer em listas dos próximos anos.

10 – Daniel Craig

Ele é James Bond e é James Bond no ano em que se comemorou o quinquagésimo aniversário do personagem. Difícil imaginar uma lista de personalidades do cinema no ano sem a presença de Daniel Craig. O ator entrou 2012 muito bem; provando estofo dramático e vulnerabilidade em Os homens que não amavam as mulheres e chegou à glória com o lançamento de Operação Skyfall no último trimestre do ano. O 23º filme de 007, para muitos o melhor de toda a série, já é a maior bilheteria da franquia em todos os tempos e pode ser mais um filme a adentrar ao clube do bilhão. Seria o primeiro de origem britânica. A cereja do bolo foi a participação, ao lado da rainha da Inglaterra, na abertura dos jogos olímpicos em Londres.


9 – David Cronenberg

Lançar dois filmes em um espaço de um ano não é para qualquer um. Lançar dois dos melhores filmes do ano, então, é uma aritmética quase impossível. Cronenberg fez mais. Um método perigoso e Cosmópolis não poderiam ser, em sua estrutura verborrágica, mais distantes do universo “cronenbergiano” e, em suas proposições temáticas, mais inseridos nesse universo. Da arte de surpreender, Cronenberg arrancou a melhor atuação da carreira de Robert Pattinson e fez do masoquismo e sadomasoquismo assuntos da mesa de jantar.
O diretor já adiantou que pretende fazer uma sátira pouco convencional de Hollywood em seu próximo projeto. Estamos “cronenbergianamente” ansiosos!

8 – Rooney Mara

No início de 2012 só se falava nela. O hype se abrandou, mas foi suficiente para que a jovem Rooney Mara marcasse presença na lista. Bela e talentosa, Mara se beneficiou de abraçar uma personagem icônica em um estágio inicial da carreira. 2012, no futuro, pode ser lembrado como o início de uma trajetória brilhante.


7 – Isabelle Huppert

A atriz francesa teve um 2012 movimentado. Estrelou seis produções de seis países diferentes. Esteve em filme premiado em Berlim, em filme premiado em Cannes e em filme que competiu em Veneza. Huppert, mais do que nunca, ergueu-se como a primeira dama do cinema de autor. No filipino Em nome de Deus, em cartaz em São Paulo, é vítima de sequestro. Em Amour, de vencedor da Palma de Ouro, é a filha do casal protagonista que sofre com prenúncio da partida dos pais. Esteve ainda no sul-coreano In another country, no português As linhas de Wellington e no italiano A bela que dorme. Huppert pode não ser Meryl Streep, mas Meryl Streep também não é Isabelle Huppert.


6 – João Miguel

Ele é o que se costuma chamar em alguns recôncavos brasileiros de “um baita de um ator porreta”. A variedade de recursos que João Miguel, ator de olhar prolixo e gestual eloquente, ostenta é um dos patrimônios do cinema brasileiros. E os diretores estão ligados a isso. Breno Silveira, por exemplo, o escalou para os dois filmes que lançou em 2012. Gonzaga – de pai para filho e A beira do caminho – neste último como protagonista. Marcelo Gomes, um dos primeiros a fazer bom uso do ator baiano em Cinema, aspirinas e urubus (2005), o escalou para dar densidade e contraponto a sua protagonista em Era uma vez eu, Verônica. No início do ano, João Miguel ainda abrilhantou o bom elenco de Xingu. Do cinema nacional, é seu sotaque baiano – por vezes muito bem escondido – que fica como registro de 2012.


5 – Mark Wahlberg

A Forbes o colocou no topo da lista dos atores mais rentáveis de 2012. Como Claquete poderia discordar? Wahlberg fez do razoável Contrabando um sucesso de bilheteria nos EUA na virada de 2011 para 2012, dando um sinal de que seria um dos destaques do ano. Mas nada nos preparava para Ted, um dos maiores sucessos do ano e uma das comédias mais criativas e inteligentes surgidas em Hollywood nos últimos anos. E antes que alguém pense em dar mais crédito ao roteirista e diretor do filme, Seth McFarlane, o próprio admitiu em entrevista à época do lançamento do filme que tinha Wahlberg na cabeça quando bolou a história. “Não sei o que faria se ele não topasse”, reconheceu.


4 – Jean Dujardin

Out of the blue. Essa é a expressão usada pelos americanos para se referir a algo que surge sem aviso prévio. Do nada. É mais ou menos essa a expressão que se adequa à meteórica trajetória do francês que ganhou o Oscar de melhor ator do ano e cativou milhões de espectadores ao redor do mundo sem praticamente abrir a boca em O artista. Dujardin terá algumas provas de fogo em 2013, mas 2012 será para sempre o seu ano.

3 - Jennifer Lawrence

Ela provou que pode carregar a franquia apontada por setores da indústria como substituta de Crepúsculo. De quebra, Lawrence sabe atuar. E bem. Muito bem. Prova disso é que pode voltar a disputar o Oscar de melhor atriz e isso tudo com menos de 23 anos. Se isso não é suficiente para entrar no pódio dessa lista, o que será?


2 – Ben Affleck

Há dois anos, Affleck estava no topo dessa lista. Atração perigosa, em que atuou, roteirizou e dirigiu, mostrava a convergência de talento e maturidade que poucos artistas em Hollywood ostentam. Era um primeiro lugar merecido. Em 2012 ele quase ocupou o topo novamente. O bicampeonato não saiu, mas ei, com Argo “he did it again”!


1 - Kristen Stewart

Ninguém ganhou dinheiro como ela em 2012 em Hollywood. Ou gerou tanto interesse. O final da saga Crepúsculo e uma comentada traição adicionaram pimenta ao ano de Kristen. Ela aceitou rodar cenas de sexo (ainda que não tão calientes quanto se anunciou a torto e direito) para Walter Salles, foi uma branca de neve guerreira, virou vampira e, no final, ganhou o perdão de Rob. Ah, e foi quem mais ganhou dinheiro em 2012!

2 comentários:

  1. Ótimas escolhas, João Miguel é um grande ator, merece o destaque que começa a ganhar. Ben Affleck arrasou com Argo, de fato. E ninguém ganhou mais dinheiro que Kristen Stewart, hehe.

    Já Jean Dujardin, esse ano ainda se destacou em Os Infiéis e Até a Eternidade (apesar de uma participação pequena, marcante).

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amanda: Obrigado amanda. Tb achei boas escolhas.rsrs. Quanto a Dujardin, acho que o destaque vai mesmo em O artista. Não fosse pelo vencedor do oscar, o sofrível Os infiéis, por exemplo, não chegaria aqui... Mas de qualquer jeito, é justamente por isso que ele ocupa a quarta posição da lista...
    beijos

    ResponderExcluir