quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Oscar Watch 2012 - Como fica a corrida depois das indicações ao Producers Guild Awards?

A temporada do Oscar 2012 traz algumas idiossincrasias que a difere das duas ultimas. Quando a academia inchou a categoria de melhor filme com dez produções, o sindicato dos produtores (PGA) fez o mesmo. No entanto, nem em 2010, nem em 2011, ambas as listas coincidiram.
A importância do PGA, em termos de Oscar, é que a organização reúne os principais produtores de cinema dos Estados Unidos e é um dos colegiados mais influentes na academia. Contudo, dos principais sindicatos é o que menos acerta no Oscar (tanto em indicações quanto em vitórias) historicamente.
Isso posto, é preciso levar em consideração que foi nos prêmios do PGA ano passado – este ano o evento será realizado em 21 de janeiro – que O discurso do rei iniciou sua jornada rumo ao Oscar. Até então o domínio da temporada era de A rede social.

Cena de Missão madrinha de casamento, a grande "surpresa" da lista do PGA: indicação ao Oscar para o filme, no entanto, continua improvável...


Mas o que a atual temporada enuncia? Primeiramente que, muito dificilmente, teremos dez filmes indicados ao Oscar de melhor filme. Contudo, devemos ter algo muito próximo disso (oito talvez).
O que as indicações do PGA sacramentam são as candidaturas de alguns filmes. The artist, Os descendentes, Meia-noite em Paris, A invenção de Hugo Cabret e Histórias cruzadas, com presença garantida em todos os sindicatos que já anunciaram suas listas e também em premiações como Globo de ouro e Critics´Choice Awards parecem ser as certezas entre os indicados a melhor filme. Muito bem na disputa, e estamos falando ainda de indicações, estão Cavalo de guerra e O homem que mudou o jogo. Ambos entraram na lista do PGA e ostentam algum destaque no Globo de ouro e no Critics. No entanto, os filmes que vivem um boom justamente no momento em que as cédulas de votação para o Oscar foram despachadas são Tudo pelo poder e Os homens que não amavam as mulheres – este último angariando uma boa bilheteria nos EUA. Ambos conseguiram nomeações e devem brigar, mais propriamente entre si, por uma vaga entre os finalistas no Oscar. O filme de Clooney, nesse sentido, pode levar alguma vantagem por contar com um elenco primoroso e a própria figura de Clooney a seu favor. Ambas as produções são distribuídas pela Sony Pictures.

O produtor Scott Rudin (à esquerda) conquistou sua quinta indicação ao PGA consecutiva; a segunda por uma colaboração com diretor David Fincher (a direita). Eles estão na briga por Os homens que não amavam as mulheres


Missão madrinha de casamento, que completa a lista do PGA, é o chamado azarão. Com uma performance bastante sólida na temporada de premiações, seria surpreendente ver a fita indicada ao Oscar de melhor filme com a nova regra estabelecida pela academia. Difícil crer que 5% dos membros votantes colocariam a fita produzida por Judd Apatow no topo de suas listas de favoritos do ano. Portanto, salvo uma improvável vitória nos Globos de ouro, o triunfo de Missão madrinha de casamento se esgota aqui.
Há de se destacar a performance que Meia-noite em Paris vem exibindo nessa temporada de premiações. A fita de Woody Allen, lançada em maio nos EUA, seria em um rápido ranqueamento a quarta força da Oscar season. Atrás apenas de The artist, A invenção de Hugo Cabret e Os descendentes.
Se Meia-noite em Paris surpreende, Tão forte e tão perto e J.Edgar decepcionam. Os dois filmes, de diretores consagrados, logo que foram anunciados eram tidos como legítimos front runners na temporada e agora parecem restritos a corridas menores. O anúncio do PGA serviu, também, para extinguir as chances de nomeação para Harry Potter e as relíquias da morte –parte II e A árvore da vida. Os dois filmes, que suscitavam esperanças de suas respectivas bases de fãs, devem figurar no Oscar em categorias menores. 

4 comentários:

  1. Bom balanço, Reinaldo. Realmente Missão madrinha de casamento é o azarão e Árvore da Vida já teve seu prêmio em Cannes. Vejamos o que vem por aí.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda estou um tanto cética em relação às chances de "The Girl With the Dragon Tattoo" de ser indicado ao Oscar de Melhor Filme, apesar desse filme já estar na minha lista de previsões.

    Acho que "Brisdesmaids" não chega também ao Oscar.

    O PGA ainda consolida as indicações de ˜Meia Noite em Paris" e "Tudo Pelo Poder", além de praticamente enterrar as chances de "A Árvore da Vida" e "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte Dois".

    Beijos e parabéns pela análise!

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo,
    Continua mandando super bem com as tuas matérias! Minha impressão é que a leitura dos textos tornou-se mais agradável com o amadurecimento do blog/autor.
    As novas sessões para 2012 são estimulantes, os 31 temas são mais empolgantes ainda, pois aguçam a curiosidade alheia a respeito da personalidade do autor do blog, tão querido a quem o frequenta, mas desconhecida pela impessoalidade necessária para a redação de suas grandes análises.
    Estou ansioso para ler suas crônicas!
    Próspero 2012 para sua vida pessoal, profissional, e para o grande Claquete, é tudo o que eu posso desejar!
    Como sempre,
    forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Amanda: Sinceramente, não acho que nenhum dos dois sejam merecedores de indicação ao Oscar de melhor filme.
    Bjs

    Kamila: Obrigado Ka.
    Bjs

    Cássio Bezerra:Grande Cássio. Saudades dos teus comentários cara. Obrigado pelos elogios e pelo feedback atencioso. Um excelente 2012 para vc tb. Com muita paz, realizações e cinema, claro.
    Abs

    ResponderExcluir