quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

[Meme] Atualização 3

Item 12 - Melhor Ano da História do Cinema 
1939, 1943, 1958, 1976, 1989... São muitos os “anos pródigos” para o cinema. Por um critério estritamente particular elejo o ano de 1999 como o melhor do cinema. Por uma razão muito simples. Pude vivê-lo na condição de cinéfilo e usufruir de sua grande qualidade. Sob variados aspectos, 1999 se distingue da produção cinematográfica contemporânea. Até hoje se inscreve como o ano do Oscar com a maior média de filmes excelentes em disputa no período recente. Foi o ano em que os Wachowski apresentaram Matrix, George Lucas trouxe de volta a magia de Star Wars, a ode a Indiana Jones se materializou (A múmia) e o roteirista Charlie Kaufman impressionou com um pilar de criatividade hollywoodiana chamado Quero ser John Malkovich.

Outros destaques de 1999:
Beleza americana
O informante
O sexto sentido
Clube da luta
Regras da vida
Magnólia
A espera de um milagre
Três reis
Dez coisas que eu odeio em você
Nenhum a menos
O talentoso Ripley
O suspeito da rua Arlington
007 – O mundo não é o bastante
O verão de Sam
Tudo sobre minha mãe
O troco
Toy story 2
Tomas Crown – a arte do crime
Segundas intenções
Risco duplo
Poucas e boas
O mundo de Andy
Meninos não choram
Máfia no divã
Um lugar chamado Notting Hill
A lenda do cavaleiro sem cabeça
Hurricane- o furacão
A história de nós dois
Happy, Texas
Fim de caso
Dogma
De olhos bem fechados
Crime verdadeiro
Como enlouquecer seu chefe
O colecionador de ossos
Uma carta de amor
Anna e o rei
American Pie – a primeira vez é inesquecível


Item 13 - Maior roubada cinematográfica
Vamos ser atuais? A hora da escuridão, atualmente nos cinemas, é das maiores catástrofes que se pode assistir. O filme é um horror.

Emile Hirsh amarrou seu bode em um dos piores lançamentos cinematográficos dos últimos anos


Item 14 - Batendo Papo (melhor diálogo)
É difícil fugir de Quentin Tarantino em matéria de diálogo no cinema. Ainda que haja grandes diálogos em filmes de Woody Allen, Pedro Almodóvar, John Huston e Martin Scorsese, Tarantino é uma escolha óbvia. Recorro, portanto, a seu primeiro filme que patenteou seu talento para roteiros engenhosos e diálogos espertos logo na primeira cena. Em Cães de aluguel, um grupo de assassinos contratados para um serviço está à mesa jogando papo para o ar. De Madonna à função social da gorjeta, Tarantino derruba o nosso queixo com desenvoltura.


Item 15 - Melhor Horizonte (Fotografia inesquecível)
A tentação de apontar uma fotografia de algum épico ou clássico é grande demais. De Dança com lobos à Casablanca. Talvez seja até mesmo esse o espírito da brincadeira, mas a subverto então. Apontaria a fotografia do filme Traffic como a que mais me impactou. Raras vezes um cineasta usou de maneira tão elaborada e inteligente a fotografia como vértice narrativo como nesse filme sobre o cerco às drogas. 


Item 16 - Melhor-Durão-Que-No-Fundo-É-Coração-Mole

São muitos. Mas talvez o mais emblemático de todos seja o John Kimble de Arnold Schwarzenegger em Um tira no jardim de infância. O policial maltrapilho e assustador se revela um professor atencioso e com excelentes estratégias pedagógicas.




4 comentários:

  1. Concordo inteiramente contigo! 1999 merece ser eleito como um dos melhores anos do cinema. Afinal, temos Matrix e Clube da Luta deste ano. Amos resumem bem...

    Essa cena de Cães de Aluguel é o máximo. Uma discussão sobre Madonna; Realmente: demais!

    ResponderExcluir
  2. hahaha adorei a lembrança do Terminator em "Um tiro no jardim da infância"- é um dos meus filmes preferidos para ver na sessão da tarde :D
    E pre-ci-so ver mais filmes do Tarantino, até agora, acho que só vi dele até agora o "Bastardos Inglórios"... Mea culpa, mea culpa, rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Ops, esqueci de dizer que também adorei esse ano! Nossa, qta coisa boa saiu e eu vi a maioria nos cinemas, rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Alan:Feliz por concordarmos meu chapa.
    abs

    Aline: VC pre-ci-sa ver os outros filmes do Tarantino! rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir