terça-feira, 10 de janeiro de 2012

[Meme] atualização 2

Item 7 - Comédia-tonta-que-não-prejudica-os-neurônios
Confesso que pensei mais do que imaginava possível para declinar essa resposta. Talvez a comédia que mais se ajuste à definição da categoria seja Todo mundo em pânico. Primeiro pelo fato de revigorar um gênero em desuso (a paródia) e atentar para a contemporaneidade do público e do cinema. Desencadeou uma série de paródias que não podem ser enquadradas na mesma categoria de “não prejudicar os neurônios”.


Item 8 - Filme Cebola (mais triste de todos)
Outra questão que merece particular atenção. Como eu já chorei em filmes tão diversos como Armageddon e Filadélfia, fica difícil se estabelecer como fonte confiável. Mas é preciso eleger critérios. Sendo assim, destaco Sempre ao seu lado. Filme particularmente recente cujo trailer já provoca lágrimas. Já que é para apontar um filme cebola por excelência, não vejo candidato mais bem adornado do que este.





Item 9 - Filme mais romântico
Eu adoro romances. Amo de paixão mesmo. Não diria que romance é meu gênero preferido porque resisto a declinar um gênero favorito. Mas romance e ação (tão díspares) duelam fervorosamente por esse postos, se me permitem a confidência.
Bem, isso posto, sou tentado a fugir do óbvio. Poderia listar Casablanca (romance imortal), O diário de Bridget Jones (talvez o único a conjugar realidade e conto de fadas com desenvoltura), Ghost – do outro lado da vida (outro romance imortal) ou As pontes de Madison (talvez o romance mais pungente e doído que já vi), mas citarei O jardineiro fiel. Isso mesmo. Um thriller de espionagem como filme mais romântico. Não enlouqueci. É que não há nada mais lindo e profundamente encantador do que testemunhar o personagem de Ralph Fiennes se apaixonar por sua esposa após a morte dela. O que foi um dia um casamento de conveniência se transforma em um luto irresoluto com o personagem apalpando as paixões e as causas que moviam a esposa e também sucumbindo a elas. Triste, irreversível e profundamente romântico. 



Item 10 - Guilty pleasure
São muitos não são? Difícil eleger um. Vou, portanto, pelo critério do direito adquirido. Um dos mais longevos guilty pleasures que ostento é Matador de aluguel. Um filme obscuro estrelado por um Patrick Swayze alguns meses antes de estourar como galã em Ghost. Swayze faz um leão de chácara caladão que acaba envolvido com os piores tipos de uma cidadezinha. Fica com a mocinha e distribui sopapos a torto e a direito. Filmaço B que nunca envelhece. 





Item 11 - Melhor drama

Chega a ser covardia. Além de beirar o impossível, apontar o “melhor drama” é um tanto ingênuo. Mas para não comprometer o espírito da brincadeira apelo, novamente, a critérios bem particulares. Estrada para perdição seria a minha escolha aqui. Novamente em virtude de razões que dialogam com a minha experiência de vida. A história de um pai que se aproxima do filho na adversidade é deverás comovente e toda a atmosfera mafiosa torna este belo filme de Sam Mendes ainda mais eloquente nos comentários que faz sobre paternidade e arrependimentos. Um drama poderoso que foi negligenciado em sua época de lançamento. 

5 comentários:

  1. A escolha de filme romântico foi uma surpresa para mim! rs

    ResponderExcluir
  2. Comédia o posto tinha de ser mesmo de Todo Mundo Em Pânico, ainda é um dos filmes que mais dou risada, mesmo tendo assistido várias vezes!!!

    E como o Alan tbm fiquei surpreso com o filme mais romântico!! rsrs

    E filme cebola, para mim seria um dos que você citou como um romântico: As Pontes de Madisson... Litros e litros derramados!! kkk

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Nossa
    Na casa de um amigo ano passado vi esse Matador de Aluguel, filme Z né kkk
    !!!

    ResponderExcluir
  4. Alan: não é uma escolha comum...
    abs

    Eri Jr: Pois é, precisamos ser justo com Todo mundo em pânico.
    As pontes de Madison é mesmo de partir o coração.
    Abs

    Marcelo Cândido: rsrs. Mas é bom fala aí?
    Abs

    ResponderExcluir
  5. Gostei das escolhas, Reinaldo. Todo mundo em pânico diverte, sim. E Sempre ao seu Lado nos faz chorar bastante, só não chorei tanto porque vi o original japonês um pouco antes e já tinha gastado minhas lágrimas, hehe. E melhor drama é mesmo uma escolha infeliz, mas gostei de A Estrada para Perdição como escolhido. Quanto ao flme romântico, é mesmo uma surpresa, mas, de fato, faz sentido, toda a busca dele, os passos refeitos, é belo.

    bjs

    ResponderExcluir