segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Oscar Watch 2012 - Cenas de cinema (SAG)

Eles ganharam três
Foi a consagração de Histórias cruzadas no 18º Screen Actors Guild, o prêmio concedido pelo sindicato dos atores aos melhores do ano. A constatação não escapou a Shailene Woodley que, assim que Brad Pitt anunciou que o elenco do filme foi o escolhido como o melhor de 2011, se virou para George Clooney (companheiro de cena em Os Descendentes) e com cara de surpresa sinalizou com os dedos: três.
Foi uma vitória até certo ponto maior do que se imaginava. O filme recebeu os prêmios de atriz, atriz coadjuvante e elenco.

No flagra, Shailene desacredita: "Pô, três?"


Jean Djardin, o romântico
Não dá  para dizer que foi uma surpresa, mas a vitória do francês Jean Dujardin na categoria de melhor ator foi o mais próximo disso. Dujardin, a exemplo do que ocorrera no Globo de ouro, foi encantador em seu discurso de agradecimento. Disse não acreditar está em meio a tantas estrelas e disse que sempre foi um sonhador. Lembrou, inclusive, que seu apelido na infância era “Jean da lua” e finalizou:  “ainda estou sonhando”!

Jean Dujardin, o nervoso
O ator, no entanto, diferentemente do Globo de ouro, transpareceu nervosismo. Talvez por não acreditar que fosse capaz de triunfar sobre George Clooney e Brad Pitt, com os quais não concorreu nos globos. Talvez porque tenha faltado álcool ou, talvez, como admitiu posteriormente, pelo fato de estar sentindo a pressão.

O sonho dourado do galã francês está cada vez mais próximo... 


“Atores não entram para esse negócio preocupado com prêmios. Se fossemos assim, não duraríamos cinco minutos”, Christopher Plummer ao ganhar o primeiro SAG de sua carreira, aos 82 anos, por Toda forma de amor


A segunda profissão mais antiga do mundo
Christopher Plummer, que está levando todos os prêmios possíveis para casa pela atuação em Toda forma de amor, anda se especializando nos discursos de agradecimento. Começou agradecendo pelo reconhecimento a segunda profissão mais antiga do mundo (todo mundo sabe qual é a primeira, certo?), citou a esposa de longa data e encerrou dizendo que “ser honrado pelos atores é como ser tocado pelo Santo Graal”. There´ll go Plummer! 


Scorsese, a piada da noite
Tudo começou com uma brincadeira das meninas de Missão madrinha de casamento e, graças a Steve Buscemi, se tornou a melhor piada da noite. Elas estipularam uma brincadeira em que sempre que a palavra “Scorsese” fosse ouvida, era preciso “entornar” o copo de bebida. Buscemi, que venceu como ator em série dramática por Boardwalk Empire, levou seu copo de vinho para o palco, mas teve a taça confiscada por Tina Fey. Ele não perdeu tempo: Obrigado por pegar meu copo tina, porque eu tenho que agradecer ao nosso produtor executivo Martin Scorsese”. Tina virou o copo e o público veio abaixo em gargalhadas.

Tina Fey vira a taça de vinho após o brado "Scorsese": a piada ficou melhor com o improviso...


“Eu adoro levar homens para casa”, de Octavia Spencer ao receber o SAG (que tem o formato de um homem) de melhor atriz coadjuvante por Histórias cruzadas


No love for Clooney
Não deixa de ser interessante o fato do SAG resistir a George Clooney. Sim, eles já deram um prêmio especial ao ator por seu trabalho humanitário (e Clooney foi o único a receber tal distinção do SAG) e vira e mexe ele é indicado. Mas jamais ganhou. Até mesmo esse ano, em que era tido como favorito, o ator foi preterido.Vale lembrar, ainda, que o excelente trabalho de elenco de Tudo pelo poder (dirigido por Clooney) foi lembrado por todas as associações que premiam elenco, menos pelo SAG.


O discurso era tão lindo que...
A homenageada da edição 2012 do evento foi a veterana atriz Mary Taylor Moore, atualmente na série Hot in Cleveland. Moore fez um discurso emocionado em que lembrou do começo da carreira em que lhe foi sugerido que mudasse o nome. Ela contou que hesitou. “O que meu pai diria? Afinal, era o nome dele também. Não, as pessoas irão me conhecer pelo meu nome. Meu pai ficou feliz, o SAG ficou feliz e, hoje, depois de tantos anos, eu estou feliz”. Tão lindo que Moore entrou em uma espécie de catatonia que precisou ser socorrida pelo amido Dick Van Dyke para sair do palco. 

Discurso lindo que acabou, mas não acabou... e agora produção?


“Aprender inglês. É difícil, meu inglês é meio enferrujado. Mas, quem sabe, eu não sou profeta, outro filme mudo na América”, de Jean Dujardin na sala de imprensa quando perguntado quais são seus próximos projetos


Por essas e outras ...
Existe aquela lenda (que pode ser verdadeira) que a academia não gosta de Leonardo DiCaprio. Desconsiderando o risco iminente às especulações, o mesmo não pode ser dito do SAG. Eles sempre prestigiaram DiCaprio, e muito. Em 2007, inclusive, até o indicaram duplamente (fato raro no SAG) por Os infiltrados e Diamante de sangue. Em 2012, ele foi lembrado por J.Edgar, filme geralmente esquecido. Contudo, o ator não compareceu a cerimônia. Certo de que não ganharia, não fustigou seu espírito esportivo e faltou ao evento. Diferentemente de seu colega de elenco Armie Hammer. Vale lembrar que em 1998, DiCaprio se engajou em uma discussão pública com setores da academia por se negar ir ao Oscar ressentido de sua não indicação por Titanic (as colegas Kate Winslet e Gloria Stuart haviam sido nomeadas). O tempo passou, outras indicações vieram e pensou-se que DiCaprio havia amadurecido no tocante a esses assuntos. Em 2012, porém, ele plantou a sementinha da dúvida.


“É estranho ganhar de Meryl Streep. É como se eu tivesse ganho algum tempo estragar completamente meu próximo trabalho”, de Viola Davis ao ganhar o prêmio d emelhor atriz por Histórias cruzadas


“Eu sou o que sobrou de Dick Van Dyke”, o próprio antes de começar a introduzir a homenageada da noite, Mary Taylor Moore

3 comentários:

  1. Ah, adoro suas coberturas! A frase da Mary Taylor Moore e a homenagem "diferenciada" ao Scorcese foram o máximo ;)

    ResponderExcluir
  2. Amanda: É verdade.
    bjs

    Aline: Poxa, obrigado. E vem por aí, a cobertura da noite do Oscar... (merchã básico) rsrs
    bjs

    ResponderExcluir