quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Em off

Nesta edição de Em off, as próximas biografias polêmicas a ganharem os cinemas, alguns takes de Ryan Gosling, uma seleção especial para o final de semana do Halloween, a constatação de que os heróis já não são mais os mesmos e o começo dos festejos em Hollywood.


Ryan Gosling em cinco takes

Na última semana, Claquete publicou um perfil de Ryan Gosling, no qual estipulou que o ator, que já demonstra grande talento, caminha para se tornar um dos principais expoentes de Hollywood. Uma rápida olhada em sua filmografia sugere que o otimismo é justificado. Claquete selecionou alguns destaques:

Perturbado

Em Cálculo mortal (2002), Gosling vive um jovem assassino de forte inclinação homossexual. Com uma atuação clean, o ator demonstra consciência exata do que deve mostrar, sugerir e ocultar. Um personagem charmoso que apresentaria o talento de Gosling para tipos soturnos.


O homem ideal

Em Diário de uma paixão (2004), o ator dá vida a Noah, um arquétipo romântico muito bem idealizado nas páginas de Nicolas Sparks e materializado em uma performance viril e sensível do ator que se mostrava capaz de assumir um papel romântico e pincelá-lo com nuances dramáticas adornadas por carisma e energia.


Perturbado novamente   

Mais um personagem cheio de nuanças e cujos limites dependem muito da intuição do ator. Na pele de um paciente de uma instituição psiquiátrica com fortes impulsos suicidas, Gosling atrai os olhares da audiência em A passagem (2005) com uma caracterização ritmada, fluída e imprevisível.


Perturbado redimido
A indicação ao Oscar veio por essa demolidora composição de um professor viciado que enxerga na relação com uma aluna que descobre suas aflições, o caminho de volta do ostracismo emocional e psicológico em que está. Sua atuação em Half Nelson é das coisas mais liberadas de vaidade que se tem notícia no cinema recente.


The cocky

Quem entende inglês sabe que a palavra aí de cima reúne múltiplos significados. De algum jeito, todos eles sintetizam bem o personagem que Gosling vive em  Um crime de mestre. O promotor assistente que está prestes a mudar para um grande escritório de advocacia e que, portanto, assume uma postura negligente em um caso de assassinato é uma demonstração de subordinação a outro grande ator, no caso Anthony Hopkins. Gosling, porém, sabe aproveitar os respiros que tem para brilhar.


Depois de Mark Zuckerberg...
Quem pode negar que A rede social é cool? Além de inteligente, dinâmico e profundamente reverberante do status atual da sociedade, o filme de David Fincher é responsável por desencadear uma nova leva de biografias dos precursores digitais desse novo século. Depois de Mark Zuckerberg vem aí as histórias de Julian Assange, o fundador do Wikileaks, que ameaça encerrar as operações do site por falta de verbas,  e Steve Jobs, o “visionário” da Apple que faleceu no início do mês.
Assange, que teve duas biografias publicadas em 2011, terá dois filmes com propostas bem diferentes. A primeira lhe será mais lisonjeira e os direitos foram adquiridos por Steven Spielberg. A segunda, adquirida pela Sony que lançou A rede social, deve ser mais inflamável e polêmica. A mesma Sony já estuda levar a bio recém-lançada de Steve Jobs para os cinemas e quer Aaron Sorkin, roteirista de A rede social, para “amaciar a carne”. Potenciais vencedores do Oscar? Sucessos de bilheteria? Análises sobre o homem e o meio? Bem vindo a nova corrida espacial hollywoodiana.

Steve Jobs é o próximo da fila de um tipo muito particular de biografia cinematográfica... 


O 15º Hollywood Film Awards
Não é por acaso que alguns dos mais respeitados críticos de cinema dos Estados Unidos apontam o francês The artist, o independente The descendants e o high profile Moneyball como os principais concorrentes da temporada de premiações que se anuncia. As três produções, e os principais responsáveis por elas, foram homenageadas no 15º Hollywood Film Awards. George Clooney, que pode se consagrar mais uma vez como artista completo que é nesta temporada, recebeu um troféu especial em homenagem à carreira. O diretor e roteirista Alexander Payne também foi homenageado, assim como o foram Bennett Miller (diretor de Moneyball), Michel Hazanavicius e Jean Dujardin (diretor e ator de The artist). Tudo bem que a bela inglesa Rosie Huntington-Whiteley, a nova Trasformers girl, também foi homenageada; mas aí já outra história...
 George Clooney comparecer ao evento acompanhado da nova paixão Stacy Keibler


Barba, cabelo, bigode... e cueca
Há não muito tempo atrás, os heróis estavam circunscritos as alegorias que seus filmes eram. Em um movimento repentino, em que Christopher Nolan tem grande responsabilidade, mas que também passa pela trilogia Bourne, a realidade e a tragédia investiram de vez nesse subgênero hollywoodiano. Dois célebres heróis que povoam o imaginário cinematográfico chegarão aos cinemas nos próximos anos um pouco mudados.
O primeiro é o filho de Krypton. O Superman de Zack Snyder, que será vivido pelo britânico Henry Cavill, não usará a cueca vermelha por fora do uniforme e passará a maior parte do tempo sujo e barbado como atestam fotos do set de filmagens divulgadas recentemente. Pode-se argumentar que essas “mudanças visuais” pouco tem a ver com a ideia de explorar a fragilidade do homem de aço. Fragilidade emocional, diga-se.
Outro brucutu frágil é James Bond. A ideia dos produtores de sensibilizar o mulherengo a serviço do MI 6 culminou na contratação de Sam Mendes, o premiado diretor de Beleza americana e Foi apenas um sonho, para mitigar o sofrimento de 007. Com Javier Bardem confirmado como vilão e boatos de que a ideia é “rodar um filme mais sério com aspirações ao Oscar”, ficou resolvido que Bond surgirá com um visual mais relaxado (tipo barba por fazer e aparência depressiva), para dar forma ao sofrimento.
Realidade é outra coisa!

Henry Cavill nos sets de Superman - o homem de aço: o filho de Krypton com um visu a la Tarzan 




Dia das bruxas


Com o fim de semana do halloween à espreita, vale a pena fazer uma listinha para assistir no fim de semana. Claquete elaborou uma lista de filmes para deixar seu fim de semana macabro na medida certa. Estão presentes perolas do terrir, representantes de um terror mais visual, outros de uma vertente mais sugestiva e filmes especializados em pregar sustos. Uma salada de respeito!

1- a bruxa nojenta de Arrasta-me para o inferno; 2- o pé putrefato de Jogos mortais; 3- o momento da verdade em O bebê de Rosemary


 Jogos mortais (Saw, EUA 2004), de James Wan
É bem verdade que a série se desvirtuou e virou um pornô gráfico e absurdo de violência e sangue, mas esse primeiro filme –elogiado em sundance – é uma produção independente com alma de filme B e uma história arrepiante e enervante na medida certa.   


 Brinquedo assassino (Child´s play, EUA 1988), de Tom Holland
A definição de terror gore nos anos 80 era bem diferente da atual e esse filme dirigido com desenvoltura e audácia por Tom Holland ilustra bem isso.  Um serial killer, antes de ser morto, transfere sua alma para um brinquedo, e dá sequência à contagem de vítimas. Aterrorizou toda uma geração. Hoje pode soar ingênuo, mas ainda tem seu impacto.


 O bebê de Rosemary (Rosemary´s baby, EUA 1968), de Roman Polanski
Esse terror psicológico, algo expressionista, do diretor franco polonês é um marco do cinema sugestivo. Bruxas, seitas, Diabo, estupro e alucinações são a matéria prima do cineasta nesse filme assustadoramente impressionante que conta com um desempenho memorável de Mia Farrow.


Os espíritos – a morte está ao seu lado (Shutter, Tailândia, 2006), de Banjong Pisanthanakun
Tudo começa com um atropelamento. Daí, espectros suspeitos começam a aparecer nas fotografias do casal envolvido no atropelamento. Esse filme tailandês, que já ganhou uma refilmagem americana razoável estrelada por Joshua Jackson, sabe como poucos pregar sustos e conta com uma história realmente arrepiante. Sua percepção para aquela dor na coluna será totalmente modificada por esse filme.


Os espíritos (The frighteners, EUA 1996), de Peter Jackson
Antes de sagrar-se um realizador de ponta, Peter Jackson teve seu passado negro e essa fita que mescla humor e terror estrelada por Michael J. Fox é o testamento disso. Fox vive um detetive algo charlatão que se diz capaz de se comunicar com os mortos. O problema é quando ele, de fato, começa a se comunicar com os mortos.


Arrasta-me para o inferno (Drag me to hell, EUA 2009), de Sam Raimi
Sam Raimi é um cara legal. E um cara com profundo conhecimento cinematográfico em termos de ritmo e narrativa. Basta conferir esse filme para concordar. Na trama, que tira sarro da crise financeira, a jovem Christine nega a renovação de um empréstimo a uma velha cigana maltrapilha. Só para esta lhe rogar uma praga daquelas. Com jeitão de lenda urbana, o filme vai longe. É a cereja do bolo no final de semana comemorativo de Halloween.

5 comentários:

  1. Era de se esperar que Steve Jobs fosse parar no cinema, ou melhor, sua vida, hehe. Vamos ver no que dá.

    Bem lembrada a aproximação do halloween, uma lista, digamos, assustadora, hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro suas edições off, always ON.

    Ryan Gosling esta cada dia mais gato e talentoso, em fitas que confirmam td isso. É verdade que o assisti pela primeira vez na fita com a Bullock e já suspeitava de sua ascensão como ator. Aliás, outro jovem ator fazia par com ele, o ótimo Michael Pitt. Querendo rever o filme qualquer dia desses...

    Tbm não vejo a hora de poder conferir nos cinemas uma cinebiografia digna sobre o Steve Jobs. "A Rede Social" é um filmaço e depois da fita de Fincher, espero mesmo que tudo seja realizado nos mesmos moldes: dinâmico e profundamente reverberante. Esta versão que fico no aguardo com mais ansiedade. O que podemos esperar desta outra...o que o Spielberg pode fazer do filme?

    E suas dicas para O Dia Das Bruxas não poderia estar mais correta. Sua lista tem sessões que garantem um bom terror por diferentes camadas.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a notícia de que Aaron Sorkin irá roteirizar a vida de Steve Jobs. Ele é talentoso e saberá compreender a importância que Jobs teve, o caráter visionário dele.

    ADORO Ryan Gosling. Comentei aqui já que acho ele um ator extremamente versátil e essas facetas dele que você apontou em seu post comprovam isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não é de hoje que Ryan Gosling é considerado um dos melhores atores de sua geração. Já antes de sua única indicação ao Oscar, pelo "perturbado reprimido" (hehe) do ótimo "Half Nelson". Como vc bem colocou aqui, já por "A Passagem" colocaram o seu nome em um alto patamar. Mas hoje ele está muito mais pop, fruto da beleza e do talento, e tá arrebentando em qualquer papel que lhe dão para interpretar. Tá aí um ator para se acompanhar de sempre. Pra mim, ele praticamente é atestado de qualidade. Tu já viu "O Mundo de Leeland", Reinaldo? E "Tolerância Zero"? Adiciona pra lista dos "perturbados" rsrs.


    Então, é claro que mais cedo ou mais tarde uma cinebiografia de Steve Jobs, pela importância do cara, seria idealizada. Mas já, gente? O corpo do cara ainda nem se decompôs e já estão contratando roteirista... bom, de Aaron Sorkin, espero só coisa boa. AH, vi "Jogo de Poder" por recomendação sua, cara, e ADOREI hehehe.


    Gostei da lista de recomendações pro Halloween, by the way, pô, mas faltou a obra homônima. Cade o boogeyman do Michael Myers aí? rsrs


    abração!

    ResponderExcluir
  5. Amanda: Acho que Jobs, vivo ou não, é dos materiais mais hollywoodianos que existe...
    Bjs

    Rodrigo: Obrigado Rodrigo.
    Pois é, Gosling é muito bom. O Pitt, que atualmente está ótimo em Boardwalk Empire, tb.
    Tb estou curioso por ver essa nova leva de biografias.Ainda não dá para saber se Spielberg dirigirá a que adquiriu. Vale lembrar que ele tem a bio de Lincoln para dirigir em 2012. Vamos ficar de olho!
    E valeu pela anuência em relação a lista de halloween.
    Abs

    Kamila: Jobs e Gosling! Rima? rsrs
    bjs

    Elton: Tolerância zero e outras grandes passagens de bom ator estão no perfil que fiz dele e, obviamente, devidamente adicionados a lista de "perturbados". rsrs
    Tb o acho um ator para se observar desde sempre.
    Que bom que gostou de "Jogo de poder" e que leva a sério minhas recomendações. Fico feliz e grato.
    Pois é, faltou Halloween. Que Mike Myers me perdoe. rsrs
    Abs

    ResponderExcluir