domingo, 4 de setembro de 2011

TOP 10 - dez diferentes abordagens do terrorismo após o 11 de setembro

O cinema americano, pode-se dizer, ainda não estourou sua cota do 11 de setembro. Ainda há muito a ser rememorado, analisado e aprofundado no cinema. Mas depois do maior atentado terrorista da história da humanidade, a pauta se estabeleceu não só na cinematografia daquele país como na de outros países também. Da Palestina à França, o interesse em refletir a conflagração e as consequências de tamanha hediondez insurgiu com propriedade e diversidade. A seção TOP 10 deste mês apresenta dez abordagens diferentes do terrorismo e seus compulsórios efeitos em filmes que foram produzidos a partir da queda das torres gêmeas.


10 – People - histórias de Nova Iorque, de Danny Leiner (People, 2005)
Esse pequeno filme independente foca em uma Nova Iorque ainda marcada e ressentida dos atentados terroristas de 2001. A ação se passa um ano após os aviões se chocarem com o World Trade Center. A trama do filme de Danny Leiner segue um punhado de personagens, de classes sociais e etnias distintas, tentando superar traumas pessoais com o vestígio dos atentados terroristas impregnado no clima da cidade.
É um trabalho interessante sobre como o ser humano é capaz de se desvencilhar de sombras, mas soa um tanto maniqueísta.


9 - Em busca de Osama Bin Laden, de Roger Goodman (EUA 2002)
Um documentário produzido quase que a toque de caixa por produtores associados à Discovery Network. Com figurões como a ex-secretária de estado americana Condolezza Rice, o ex-secretário da defesa Donald Rumsfeld e mais um punhado de analistas dos serviços de inteligência americano, este documentário alinhado com a visão americana cumpre uma função estratégica: vender o trabalho desempenhado pelo governo republicano de George W. Bush.
É interessante observar, no entanto, o raciocínio político que se estabeleceu a partir dos atentados terroristas de 11 de setembro e como esse filme curto (tem pouco mais de 60 minutos) atende a uma demanda dos americanos naquela época, a cabeça do homem mais assustador que a humanidade viu desde Adolf Hitler. De certa forma, Em busca de Osama Bin Laden alimenta essa iconografia.



8 – As torres gêmeas, de Oliver Stone (World Trade center, EUA 2006)
Quando Oliver Stone anunciou que faria um filme sobre o 11 de setembro, o mundo deu um passo para trás estupefado. O maior conspirador do cinema, reacionário para alguns, que fez um filmaço sobre a morte de JFK, duas espetaculares fitas sobre a guerra do Vietnã e outra certeira sobre Nixon iria, com menos de dez anos de intervalo, aspirar a poeira sobre os escombros da maior tragédia em solo americano. Mas As torres gêmeas não era um legítimo Oliver Stone. Pelo menos sob a perspectiva da intriga. Stone quis fazer uma homenagem àquela figura que saiu maculada da tragédia: os bombeiros.
Seu filme é um cântico de honra e coragem que jubila a profissão e faz do sentimentalismo um cortejo cinematográfico dos mais eficientes em termos dramáticos.



7 - O pecado de Hadewijch, de Bruno Dumont (Hadewijch, FRA 2009)
Na Europa, o preconceito com imigrantes consegue ser ainda mais forte e disseminado do que nos Estados Unidos. A religião, com o Islamismo no centro, é um dos principais focos de conflitos étnicos que marcam a Europa há séculos. De certa forma, esse elogiado filme de Bruno Dumont cerca esse tema. Ao acompanhar Céline (Julie Sokolowski), uma mulher viciada em sofrimento (para fazer uso de uma classificação grosseira mas objetiva), Dumont estabelece matizes para o fanatismo religioso que forja terroristas na Europa oriental e no oriente médio. Um filme introspectivo que pode provocar tanto repúdio quanto fascínio.




6 - 11 de setembro , de Youssef Chachine, Amos Gitai, Alejandro Gonzalez Iñarritu, Shoshei Imamura, Claude Lelouch, Len Loach, Mira Nair, Sean Penn e Danis Tanovic, (11´09´11, FRA/EUA/Egito/Israel/Bósnia/JAP, 2002)
A proposta desse filme reflete a própria proposta desse TOP 10. Universalizar um ato que chocou o mundo e o transformou irreversivelmente. São onze curta-metragens com diferenças de estilo, estética e narrativa que se interrelacionam por ter o 11 de setembro de 2001 como ponto de coalizão. Datas históricas que se erigiram no 11 de setembro, a perspectiva do Oriente Médio, de uma viúva que perdeu o marido nos atentados, entre outras tramas modulam um panorama, ainda que irregular, humano e suficientemente curioso sobre esse evento definidor.



5 - Paranóia americana, de Jeff Renfroe (Civic duty, EUA 2006)
Esse filme descende diretamente do ótimo O suspeito da rua Arlington (1999) que captura maravilhosamente os gargalos da paranóia americana. O filme de Jeff Renfroe atualiza a trama daquele filme com o sabor do 11 de setembro. Um americano desempregado de Nova Iorque (Peter Krause) suspeita que seu vizinho, um estudante islâmico, seja um terrorista e passa a investigá-lo. O filme não tem o mesmo impacto de sua referência estrelada por Jeff Bridges e Tim Robbins, mas mapeia bem o acirramento da tensão étnica em certos bolsões americanos.



4 - Guerra ao terror, de Kathryn Bigelow (The hurt locker, EUA 2009)
A abordagem que esse filme agigantado pelos prêmios que conquistou faz tanto do conflito no Iraque, como do cotidiano de uma guerra enraizada em ações de terrorismo e contra-terrorismo é salutar. Tanto do ponto de vista narrativo, quanto da perspectiva mais global. A guerra que os EUA se lançaram após o 11 de setembro é diferente de todas as outras e este filme, com toda a sua tensão engendrada, expõe isso meticulosamente.



3- O suspeito, de Gavin Hood (Rendition, EUA/África do Sul, 2007)
Um dos reflexos diretos da paranóia que se estabeleceu após os atentados de 11 de setembro foi o chamado “patrioct act”. Medida para lá de problemática perpetrada pelo governo Bush que suspendia, sem aviso prévio, os direitos civis de quem quer que entrasse no radar dos suspeitos dos agentes do governo. Esse filme com elenco de peso (Meryl Streep, Alan Arkin, Reese Whiterspoon, Jake Glynhehaal e Peter Sarsgaard) remonta uma situação recorrente e que rendeu fortes críticas ao governo Bush por parte das Nações Unidas e órgãos dos direitos humanos. Um médico de origem mulçumana (um cidadão egípcio radicado nos EUA) é barrado no aeroporto e, além de ter seus direitos cerceados, é duramente torturado sem indícios sólidos de estar envolvido com células terroristas.
Um ótimo drama e um filme denúncia de grande ressonância.



2- Vôo united 93, de Paul Greengrass (United 93, EUA/INGL 2006)
Uma proposta tão inusitada quanto bem realizada. O inglês Paul Greengrass reproduz aqui, com um elenco formado por atores e profissionais que atuaram na linha de frente do 11 de setembro, os esforços para entender o que se passava a bordo dos aviões sequestrados e, se possível, impedir o pior. Vôo united 93, baseado em transcrições originais, também reproduz o que se passou no interior do vôo que dá título ao filme.
A fita, realista em proporções que escapam às referências, é tensa e emocionante na medida certa. Greengrass encerra seu relato de maneira a constituir uma homenagem àqueles cujas vidas foram ceifadas pelo terror em 11 de setembro de 2001.



1 - Paradise now, de Hany Abu-Assad (Palestina, 2005)


O que faz uma pessoa se tornar homem bomba? Essa é a pergunta chave por trás de Paradise now. Sem ideologismos e respostas fáceis, o diretor Hany Abu-Assad fornece um painel altivo e cheio de ruídos que podem incomodar um olhar ocidental, mas não emite julgamentos. É um filme implacável em sua proposta e irresoluto em seus resultados. Uma análise acinzentada que rejeita critérios obtusos e cerrados de seus interlocutores.

9 comentários:

  1. Guerra ao Terror é, com certeza, o melhor filme que retrata a situação pós 11 de Setembro. As Torres Gêmeas, entretanto, é por demais apelativo.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa lista, Reinaldo. A proposta do filme 11 de setembro acho interessante, mas os curtas são inconstantes, gosto muito de alguns e muito pouco de outros, hehe. Guerra ao Terror é um ótimo filme e gostei de ver na lista O Pecado de Hadewijch, o filme no pega mesmo naquela construção de fé angustiante.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo, recentemente vi um filme que se encaixa muito bem nessa sua lista tb. Reine sobre mim (com Adam Sandler e Don Chaedle). É sobre um cara que perdeu a família nos atentados e fica meio louco. Gostei bastante.

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Da sua lista, assisti a: "As Torres Gêmeas", "Paranoia Americana", "O Suspeito", "Voo United 93" e "Paradise Now". Todos, com exceção de "Paranoia Americana" são ótimos filmes. Acho, inclusive, que "As Torres Gêmeas" é muito subestimado.

    Senti falta de "A Última Noite" na sua lista. Esse filme fala de uma forma muito interessante sobre a Nova York pós-11 de setembro. E é também um filme MUITO subestimado.

    ResponderExcluir
  5. Excelente TOP amigo, algumas fitas da lista eu não conheço ainda. "Vôo united 93" do Greengrass é o meu favorito por mostrar o outro ponto de vista da tragédia.

    Impressionante como a fita de Oliver Stone não foi um "Titanic". Mas o tema 11 de setembro não é para isso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ótima lista...

    Os minutos finais de Voo United 93 são extremamente chocantes, um verdadeiro choque de realidade. Não tem como assistir de maneira passiva.

    Paradise Now vai entrar para a minha lista, me pareceu muito interessante.

    E faço coro com a Kamila, A Última Noite (Spike Lee) é ótimo e trata do 11 de um setembro de um jeito que a principio parece sutil, mas que na verdade impulsiona quase todas as atitudes dos personagens.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Rafael W: As torres gêmeas é mesmo sentimentalista... Mas o foco aqui é justamentente as diferentes abordagens...

    Amanda:A ideia era justamente essa Amanda; prover um painel plural sobre a a abordagem do terrorismo no cinema recente.
    Bjs

    Ciro: Grande Ciro. Já vi esse filme que é dirigido pelo sempre interessante Mike Binder. No entanto, não gostei muito. De qualquer maneira, ele não entrou na lista pq haviam filmes com abordagem semelhantes na frente dele...
    Abs

    Kamila: Obrigado Ka. Pois é, adoro A última noite, mas já haviam filmes com abordagem similar na lista. A lista não foi movida pela qualidade das fitas e sim pelas abordagens que elas trazem do terrorismo...
    Bjs

    Rodrigo: Valeu meu brother. Voo 93 é mesmo impactante...
    Abs

    Bruno Knott:Valeu meu caro. Estou quase publicando uma retificação para incluir "A última noite"... rsrs
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Lista completa, Reinaldo. Arrasou!

    no programa de rádio que gravei semana passado, estávamos justamente prestando uma homenagem às familias das vitimas do 11 de setembro. Fizemos um panorama geral de alguns filmes, mas focamos no filme "11 de Setembro", que acho uma seleção ótima de curtas - principalmente os de Ken Loach e Sean Penn.

    E uau, se eu tivesse consultado sua lista antes, tinham muitos outros filmes para comentar rs - e o pior que eu tinha assistido alguns deles.

    Meu preferido, para deixar registrado, é "Voo United 93". Pungente e claustrofóbico, uma obra-prima moderna.


    grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Valeu Elton.Pois é, nem todos aqui versam sobre o 11 de setembro, mas é inegável que foram influenciados por ele...
    Abs

    ResponderExcluir