domingo, 23 de janeiro de 2011

Em off

Alguns destaques de Berlim

Começa em 10 de fevereiro a 61ª edição do festival de Berlim. O filme de abertura será o elogiado Bravura indômita dos irmãos Coen (que um dia depois estréia nos cinemas brasileiros). Entre os principais destaques do festival estão Coriulanus (estréia na direção do ator Ralph Fiennes), Les Contes de la nuit, de Michael Ocelot (França), Margin Call, de JC Chandor (EUA) e Desconhecido, do espanhol Jaume Collet-Serra (diretor de O orfanato).



Pontapé inicial em Sundance
Começou na última quinta-feira o festival de Sundance 2011. Realizado no estado de Utah, nos Estados Unidos, o evento criado por Robert Redford para prestigiar a produção independente se estende até o dia 30 de janeiro. Sundance, que se consolidou como importante pólo comercial (muitos estúdios adquirem filmes no evento), traz no cardápio muita coisa que promete buzz. Entre os quase 120 filmes da programação oficial destacam-se Salvation Boulevard (estrelado por Pierce Brosnan), Son of no one (com Katie Holmes, Al Pacino e Ray Liotta), The devil´s double (dirigido pelo neozelandês Lee Tamahori), Higher Ground (estréia na direção da atriz Vera Farmiga), Margin Call (um drama sobre a crise financeira estrelado por Kevin Spacey e Demi Moore) e Litlle birds (drama dos mesmos produtores que se deram bem na última edição do festival com Blue valentine).
Mas claro, o barato de Sundance são as surpresas. Elas também estarão em Claquete!



Quem deve ser lembrado nesta terça-feira?
Claquete lista os prováveis indicados ao Oscar nas principais categorias:


Filme

A rede social
O discurso do rei
A origem
Bravura indômita
O vencedor
Cisne negro
Toy story 3
Atração perigosa
Minhas mães e meu pai
Inverno da alma


Direção

David Fincher (A rede social)
Christopher Nolan (A origem)
Tom Hooper (O discurso do rei)
Irmãos Coen (Bravura indômita)
Darren Aronofsky (Cisne negro)



Ator

Colin Firth (O discurso do rei)
Jesse Eisenberg (A rede social)
James Franco (127 horas)
Javier Bardem (Biutiful)
Jeff Bridges (Bravura indômita)


Atriz

Natalie Portman (Cisne negro)
Annette Bening (Minhas mães e meu pai)
Jennifer Lawrence (Inverno da alma)
Nicole Kidman (Rabbit hole)
Lesley Meanville (Another year)


Atriz coadjuvante

Barbara Hershey ou Mila Kunis (Cisne negro)
Hailee Steinfield (Bravura indômita)
Helena Bonhan Carter (O discurso do rei)
Melissa Leo (O vencedor)
Amy Adams (O vencedor)


Ator coadjuvante

Mark Ruffalo (Minhas mães e meu pai)
Christian Bale (O vencedor)
Andrew Garfield (A rede social)
Geoffrey Rush (O discurso do rei)
Jonh Hawkes (Inverno da alma)


Roteiro original

A origem
Cisne negro
Another year
Minhas mães e meu pai
O discurso do rei



Roteiro adaptado

Bravura indômita
A rede social
Atração perigosa
Toy Story 3
127 horas


Filme estrangeiro

Biutiful (México)
Incendies (Canadá)
Em um mundo melhor (Dinamarca)
Life, above all (África do Sul)
Simple Simon (Suécia)

 
Ainda o globo de ouro


Claquete quis saber de seu leitor o que ele achou dos resultados do Globo de ouro. A maioria, correspondente a 44%, aprovou os resultados. 33% não gostaram, mas entenderam que os resultados minimizaram o destempero das indicações. O blog também quis saber o que o leitor achou da performance de Ricky Gervais. Para 37%, Gervais teve ótima participação na 68ª cerimônia de entrega dos prêmios Globo de ouro. 25% são mais enfáticos em apontar que Gervais foi deliciosamente sarcástico. Assinalaram na alternativa de mal gosto, outros 25%. Para os 12% restantes, Gervais foi não mais do que infeliz.



Porque Ricky Gervais é o cara?


Foi um acontecimento. Rick Gervais causou. A cerimônia do Globo de ouro, realizada no último domingo, nem havia terminado e as impressões sobre o desempenho do apresentador inglês tomavam de assalto a internet. De trending topic no twitter a tema de editorial de jornais como Los Angeles Times e Chicago Tribune na segunda-feira, Gervais balançou as estruturas de Hollywood com piadas agressivas, humor negro extrapolado e nenhum receio de contrariar as proeminentes figuras presentes no jantar de gala. Teve quem curtiu muito (o público que assistiu pela TV em sua maioria), quem se divertiu a valer (Alec Baldwin chorava de rir na platéia), quem foi diplomático (Christian Bale elogiou por elogiar), quem se deixou contagiar pelo humorista (né Robert De Niro?), quem protestou no mesmo nível (Robert Downey Jr.) e quem protestou nos bastidores (quase todo mundo que virou piada). Se Hugh Hefner (o todo poderoso da Playboy) adorou a piada em sua homenagem, o presidente da Hollywood Foreign Press Association pôs panos quentes na polêmica e afirmou que “Ricky Gervais passou da linha”. Ao site TMZ, dizendo-se satisfeito com sua performance, o comediante inglês disse que não volta em um terceiro ano. “Três é demais não?”, emendou convicto.

 
 

O vencedor do sindicato dos produtores
A rede social sofreu na noite deste sábado (22) sua primeira importante derrota na corrida pelo Oscar. Derrota, até certo ponto, improvável devido o curso dos acontecimentos. E esta derrota foi para O discurso do rei que levou o prêmio de melhor filme do ano pelo sindicato dos produtores (PGA).
A vitória de O discurso do rei no PGA acirra a disputa pelo Oscar em um momento crucial. O PGA antecipou o vencedor do Oscar nos últimos três anos. Os últimos desacertos foram O segredo de Brokeback Mountain (Crash venceria o Oscar) em 2006 e Pequena miss sunshine (o Oscar iria para Os infiltrados) em 2007.


Tom Hooper, que teve seu filme premiado contrariando algumas expectativas, e Sean Penn que recebu um prêmio especial por questões humanitárias (o primeiro do tipo) do PGA



Selo de qualidade


Com imenso prazer e um forte sentimento de reconhecimento, Claquete recebe dos cinéfilos Rodrigo, do blog Cine Rodrigo, e Amanda, do blog CinePipocaCult, este selo de qualidade. É uma honra e um estímulo muito grande ser agraciado com essa homenagem. A regra pressupõe que até 15 blogs sejam indicados para receber a distinção. Claquete carimba este selo nos seguintes blogs:




Crônicas das 12 badaladas
Cinema e argumento
Cinéfila por natureza
Madame Lumière


As respostas do questionário que acompanha o selo:

Nome: Reinaldo Matheus d´ A. C. Glioche
Uma música: Like a rolling stone (Bob Dylan)
Humor: geralmente bom
Uma cor: azul
Uma estação: outono
Como prefere viajar: na verdade não sou muito de viajar...
Um seriado: Mad men
Frase ou palavra mais dita por mim: “Um minutinho!”

4 comentários:

  1. Gosto de BERLIM e SUNDANCE. Parece que o Bravura Indômita não está liderando nas bilheterias não é?

    Gosto das suas apostas para O Oscar..vamos ver.. e realmente o PGA foi uma surpresa e também acredito que O Discurso Do Rei é um filmão!

    Abs.
    Rodrigo

    Quando se tem um ano com tantos ótimos filmes, fica complicado.

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, obrigada pelo selo! :)

    Em segundo lugar, você aposta ainda na Lesley Manville????? :)

    ResponderExcluir
  3. Uau, sua bola de cristal mandou bem, hein? rsrsrs

    Parabéns por mais um selo! :D

    E, nossa, uau, obrigada por meu primeiro selo! rsrsrs Fiquei muito feliz!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo: Tb gosto muito dos dois. Especialmente de Sundance. Realmente, Bravura indômita já perdeu a lideranças nos EUA ( que está nas mãos de Natalie Portman), mas o filme continua fazendo bonito por lá...
    abs

    Kamila:Pois é, a Lesley Manville não foi, mas Another year no final das contas foi lembrado e a minha aposta era essa. bjs

    Aline: Que isso. Vc merece. E muito! Bjs

    ResponderExcluir