domingo, 19 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - Os dez eventos do ano

10 – Toy Story 3
Há alguns anos surgiu do tradicional filme Disney, uma tradição ainda mais polivalente. O filme Pixar do ano. Indiscutivelmente, o filme Pixar do ano estrela nas principais listas de melhores do ano. Tão certo quanto dois e dois são quatro. Em 2010, o filme Pixar do ano veio com peso de titã. Toy Story 3 passou o bilhão de dólares e cativou mais do que se podia imaginar. Tem quem dê como certo o Oscar. De melhor filme, já que o de animação é favas contadas.



9 – O casamento que ninguém viu
Eles são considerados um dos casais mais sexies do show business e eles se casaram em 2010. Caso você ainda não tenha percebido não estamos falando de Angelina Jolie e Brad Pitt, e sim de Javier Bardem e Penélope Cruz. Os pombinhos, que já estavam juntos há três anos, trocaram alianças este ano e o mundo só ficou sabendo uma semana depois. Brangelina podia aprender com eles sobre como despistar os paparazzis.



8 – O retorno de Jabor
Em si, esse evento não é lá tão significativo, mas contando com uma campanha promocional de massa e a benesse da polêmica (mais sobre isso em Cenas de Cinema especial dessa semana), o retorno de Arnaldo Jabor ao cinema se consolidou como um dos pontos altos de 2010. Seu retorno alvoroçou o noticiário cultural excedendo os limites da crítica de cinema.



7 – Lang para as massas
Essa é para o cinéfilo de verdade verter lágrimas. A 34ª Mostra de cinema internacional de São Paulo organizou uma sessão de Metrópolis muito especial. Uma cópia restaurada da relíquia de Fritz Lang foi exibida, com orquestra, para milhares de pessoas no Parque do Ibirapuera. Daqueles momentos de pura sinergia cinéfila...



6 – A volta de Cher
Ela andava afastada desde uma ponta como ela mesma em Ligado em você (2003), dos irmãos Farrely. E antes deste filme havia sido outro longo inverno sem aparição da ganhadora do Oscar por Feitiço da lua. Ela está de volta no musical Burlesque. Para incrementar o hype, o filme apresenta, ainda, a estréia de Cristina Aguilera como atriz. Onde é a fila do cinema?



5 – O fim de Lost
O último grande fenômeno televisivo e o primeiro fenômeno multimidiático a ter surgido na TV e ganhado corpo na internet. Lost acabou em 2010. A despeito da conclusão vacilante, a série marcou época e isso pôde ser sentido na comoção midiática em torno do último episódio da série exibido em maio.



4 – A badalação de Glee
Fenômenos que vão e outros que chegam. Quase que concomitante com o fim de Lost foi a insurgência de Glee. Ok, a série estreou arrasando em 2009, mas foi em 2010 que seu impacto pôde ser mais bem mensurado. Celebridades da música e do cinema se estapeando por uma participação na série, índices de audiência estratosféricos, comoção nas redes sociais e álbuns batendo recordes de vendas. Nunca houve um grupo de losers como eles.



3 – O filme do facebook
Não adianta David Fincher tentar evitar. Essa é a forma que seu filme A rede social vai ficar conhecido. Não que haja um problema nisso. Mas esse “contratempo” certamente ajudou na divulgação do filme. A rede social interessa, por razões diversas, a uma pluralidade de expectadores que Fincher, talvez, jamais pensasse ser capaz de reunir em frente a uma mesma tela de cinema.



2- A origem
Foi o filme mais comentado do ano. Uns amaram. Outros odiaram. Alguns não entenderam nada. A origem é, sem dúvida alguma, um filme que de certa maneira resgata alguns preceitos fundamentais do cinema que andavam meio esquecidos. O mais óbvio deles talvez seja essa incendiária reação ao trabalho de Nolan. Habemos paixão.



1 – Tropa de elite 2
Missão dada é missão cumprida parceiro e Tropa de elite 2 honrou as calças que veste. Ou a fama que o precede se assim preferir. O filme estrelado por Nascimento (porque ele é tantas coisas além de capitão né?) foi a grande sensação do cinema no ano. Nenhum filme foi tão discutido, analisado e copiado (inclusive em ações policiais reais) quanto Tropa 2.

8 comentários:

  1. Foi um ano interessante...
    !!!
    Os destaques pra mim(alguns):
    A origem
    Toy Story 3
    Ilha do medo
    Sherlock Holmes
    A verdade nua e crua
    Homem de ferro 2
    Os outros caras
    Tropa de elite 2(mesmo sem ainda não ter visto)
    ...

    ResponderExcluir
  2. "Onde é a fila do cinema?"

    Eu te ajudo à encontrar a fila
    do cinema quando Burlesque estrear!rs
    Estou ávida por assistir esse filme!rsrs

    ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Quem não lavou á alma vendo Toy story 3? Quem não passou a medalha de ouro de casal mais lindo de Brangelina para, para ( como é a junção Penélope + Javier ? hahah) Quem não chorou de raiva ou de emoção com o final de Lost? Quem não queimou uns neurônios pra entender A Origem ? quem não se encheu de orgulho ao ver a qualidade do cinema brasileiro em Tropa 2 ?
    E o mais legal de tudo, é que fizemos tudo isso acompanhando sempre o blog Rei !

    ahh eu sei que é muito bafafá pra falar, mas acho que uma menção honrosa desse ano, é Os Mercenários, há muuuuito tempo a gente não via um filme com tanta testosterona assim !!!

    beijos, beijoss

    ResponderExcluir
  4. O retorno de Jabor foi mesmo mais marketing que qualquer outra coisa. E o final de Lost me marcou bastante, como a toda a série. Quanto aos filmes destacados, foram mesmo grandes eventos. Bom para o cinema, ótimo para gente.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Marcelo: Calma rapaz! A lista dos filmes do ano é mais para o final do mês. Essa aqui são para os eventos. Aqueles filmes e acontecimentos que geraram buzz cultural e midiático. Ah e A verdade nua e crua é do ano passado...
    abs

    Pat:rsrs. Inside joke is the best one. Mas sério, o filme é bem hypado por essa conjugação de fatores... bjs

    Laís:Poxa Laís, obrigado pelas palavras e pela homenagem. Fiquei feliz. Mesmo! Valeu. Pode deixar que Os mercenários ainda será lembrado na retrospectiva 2010 aqui do blog. Fique por perto.
    Aquele beijo!

    PS: Que tal Javienelope? Too obvious?

    Amanda:Bom para o cinema, ótimo para a gente. Tái uma excelente frase!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom, primeiro eu vou cortar meus pulsos pq eu não moro em São Paulo e eu não assisti Metropóplis orquestrado!

    Tropa de Elite 2 foi mesmo o evento do ano!! Mas merece neh??? Agora sim dá orgulho do cinema nacional, não aquelas porcarias patrocinadas pela Globo!!!

    Que dia que saem as indicações ao Oscar mesmo???

    ResponderExcluir
  7. Eri Jr.: Não corte os pulsos não Eri. Uma edição em DVD e Blu ray remasterizada deve sair no ano que vem. Não é a mesma coisa, mas engana bem..
    Tropa 2 merece mesmo!
    As indicações ao Oscar saem na manhã do dia 25 de janeiro. Até lá, como vc bem sabe, tudo aqui em Claquete. E depois tb.
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  8. Mas que burro!!!

    Eu escrevi Metropóplis ao invés de Metrópolis!!!

    Essa entrou pras minhas pérolas!!! heheheheh

    Abraço

    ResponderExcluir