sábado, 25 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010 - O cinema de 2010 em dez cenas

Todo ano, cenas nos emocionam, nos assustam, nos contagiam, nos empolgam e marcam nossa memória. Em 2010 não foi diferente. Para esse TOP 10 das melhores cenas do ano foi considerado desde o filme mais comercial ao mais independente, passando pelo mais inventivo sem deixar de lado o mais emocionante. No último TOP 10 do ano, antes do mais aguardado de todos (a lista dos dez melhores filmes de 2010 será publicada na quarta-feira, 29 de dezembro), Claquete honra alguns dos momentos mais transcendentais do cinema nesse ano que se despede.  




10 – O retorno de Gordon Gekko
Esse era um dos eventos do ano no cinema. Um dos grandes personagens do século XX, que excedeu os limites da sétima arte e influenciou gerações de executivos e corretores de bolsa de valores, regressava ao cinema. A cena inicial de Wall street – o dinheiro nunca dorme escancara logo que os tempos são outros. Gekko saindo da prisão e recebendo um celular obsoleto e sem ninguém para recepcioná-lo, enquanto um membro de gangue é recebido por uma limusine, é emblemático.



9 - Perdedores a espera de perdão
A vida durante a guerra transcorre e durante todo o tempo seus personagens esperam uma redenção que parece teimar em não vir. Lá pelas tantas do filme, Ciarán Hands, que faz um pedófilo, conversa à mesa de um bar com Charlotte Hampleing (que tem essa como sua única cena no filme) acerca das ingênuas expectativas por perdão. Um diálogo forte, cru e intensamente verdadeiro. A cena vale o filme.



8 – It´s your call!
Viver a vida que se leva ou tentar levar a vida que se tem? Pode parecer simplista, mas Ben Kalmen chega ao fim do filme sem se decidir por uma ou outra condição. Mas como exemplifica a cena final de O solteirão, ninguém pode tomar essa decisão por ele e é ele quem tem que estar 100% comprometido com a decisão que tomar. E como a decisão é de Ben, não temos acesso a ela. Pelo menos não de imediato.



7 – Na igreja
Finalmente aconteceu. Bruce Willis, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger dividiram uma mesma cena em um mesmo filme. A divertida e histórica cena ocorreu no antecipado e contestado Os mercenários. A auto referência bancada por Stallone teve seu ponto alto justamente nessa cena da igreja. Não poderia haver lugar melhor para reunir esses bispos do verdadeiro cinema de ação.



6 – O telefonema
Se uma cena pode fazer valer a um ator o Oscar, essa cena é a que o personagem vivido por Colin Firth recebe o telefonema que lhe mudará o trato com a rotina. A dor da morte do amante é processada com riqueza de detalhes pela face de Firth que emociona e desespera o espectador. E ainda estamos no começo do filme Direito de amar.



5 – Porrada no político
Pergunte a qualquer pessoa qual a melhor cena de Tropa de elite 2? Dificilmente alguém apontará outra que não a cena em que Nascimento desce a sova em um político corrupto em uma madrugada sangrenta no Rio de Janeiro. Não é por acaso, que Tropa de elite 2 sagrou-se campeão de público e essa cena provocou aplausos de Porto Alegre a Natal.



4 – I´m sorry Paul!
O peso da inevitabilidade não deve ser fácil no momento que sucumbe um ser humano. Daí o impacto do clímax de Enterrado vivo. Quando as palavras perdem o sentido perante a força da imagem e dos acontecimentos que se anunciam, a revolta já não faz mais sentido.



3 – A despedida
Essa talvez seja a cena mais emocionante do ano. Quando Andy se despede dos brinquedos que lhe ajudaram a passar por sua infância em Toy story 3, uma reação normal é encharca-se em lágrimas. A nostalgia nunca foi tão transbordante para uma mesma geração no cinema.



2 – Sem gravidade
Essa quase foi a cena de 2010. Em A origem Chris Nolan chegou a lua em termos cinematográficos. Se os efeitos especiais de A origem são de cair o queixo, na cena em que uma luta é encenada sem as leis da gravidade, o público se apega ao questionamento se aquilo é efeito especial ou sonho propriamente dito.



1 – Não sou o tipo remador
Deslumbrante do ponto de vista técnico, arrepiante em termos narrativos, sintomática da história que precede e sarcasticamente inteligente, a melhor cena do ano faz parte do filme mais inteligente do ano. A cena de abertura de A rede social é, em si, uma aula de cinema propriamente dita. O personagem central não poderia ter sido mais bem apresentado. Em um veloz, abrupto e atropelado diálogo com sua então namorada, nosso herói se define em metáfora pedestre: não sou o tipo remador.

5 comentários:

  1. Ótimas escolhas, Reinaldo. As três primeiras são páreo duro, nem sei qual ordem colocar. O diálogo inicial de A Rede Social é mesmo uma aula. A cena de A Origem quase sem gravidade é um espetáculo de jogo de câmeras. E a cena de Toy Story me fez chorar feito criança.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente A origem e A rede social são filmes marcantes (Nolan e Fincher renovam minhas esperanças no futuro criativo do cinema), Toy Story 3 é fantástico (destaques para Ken, Barbie e Buzz espanhol), Douglas está em um grande momento e estou torcendo loucamente para Colin Firth levar pra casa o Oscar de melhor ator do ano (está soberbo em A single man).

    ResponderExcluir
  3. Grandes escolhas, Reinaldo! Indiscutivelmente no meu top estariam A rede social, A Origem, Toy Story 3 e Direito de Amar. Inesquecíveis!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. A cena da gravidade em A ORIGEM é espetacular!

    Grandes filmes e um ótimo olhar seu Reinaldo!
    2010 vai deixar saudades cinéfilas.

    Abs.
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Amanda: Pois é... rsrs. Modéstia a parte, acho que a ordem ficou boa... rsrs bjs

    Annastesia:Eu sei que vc deposita fortes esperanças em Fincher e Nolan. E o faz com toda a razão. A atuação de Colin Firth em A single man é mesmo estupenda. É inegável que ele pode se beneficiar desse ponto na disputa desse ano. Bjs

    Madame Lumière: Obrigado madam! Os citados por ti são filmes memoráveis embalados em cenas igualmente memoráveis. Bjs

    Rodrigo Mendes: Valeu meu brother. É verdade. Deixará saudades! Grande abraço!

    ResponderExcluir