sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

OSCAR WATCH 2011 - Mais prêmios da crítica

As novas escolhas da crítica (de associações bem menos influentes das que liberaram seus vencedores no início da semana) seguem tendências já delineadas. O conjunto de críticos de Las Vegas e a associação de críticos de  Detroit elegeram A rede social como o melhor filme de 2010. Em Las Vegas, triunfaram James Franco (127 horas) como ator, Natalie Portman (Cisne negro) como atriz,  Christian Bale (O vencedor) e Amy Adams (O vencedor) como coadjuvantes. A rede social faturou ainda os prêmios de direção, trilha sonora e roteiro. O melhor documentário foi Waiting for superman (junto com Inside Job o grande favorito para o Oscar) e A origem dominou outras categorias técnicas. Em Detroit, apesar do filme de David Fincher ter sido eleito o melhor do ano, o domínio foi  de O inverno da alma. A fita independente levou os prêmios de atriz (Jennifer Lawrence), elenco e performance de um novo talento, também para Jennifer Lawrence. Danny Boyle recebeu seu primeiro troféu de direção por 127 horas e Colin Firth voltou a triunfar como melhor ator por O discurso do rei. Os críticos de Detroit, porém, premiaram os mesmos coadjuvantes de Las Vegas.

Cena Waiting for superman: Com o presidente Obama como principal garoto propaganda, o filme é  favorito ao Oscar de documentário


Um dos mais prestigiados críticos de cinema dos EUA e do mundo, e por conta disso, dos mais ressonantes também, divulgou seu TOP 10 anual. A.O.Scoot é um dos editores assistentes da editoria de cultura do jornal New York Times e é responsável pela editoração de crítica de cinema da publicação. Scoot divulgou uma lista eclética e que contém apenas três filmes (e mais um documentário) que disputam espaço nessa Oscar season. A seguir, Claquete traz o TOP 10 do crítico do NY Times:

1 – Inside Job
2 – Toy story 3
3 – Carlos
4 – Em qualquer lugar
5 – Minhas mães e meu pai
6 – Greenberg
7 – 127 horas
8 – Last train home
9 – Secret sunshine
10 – Exit trhough the gift shop   

3 comentários:

  1. É, o painel vai se configurando. Espero que os filmes cheguem por aqui logo, principalmente O discurso do rei, que estou curiosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro as críticas do A.O. Scott e esta lista dele está muito boa!!

    ResponderExcluir
  3. Amanda: Vai mesmo. Tb estou ansioso pela chegada dessas produções. Jeneiro e fevereiro serão meses fartos de bom cinema... bjs

    Kamila: Não sei se está tão boa assim Ka, mas certamente está surpreendente. Bjs

    ResponderExcluir