sábado, 20 de novembro de 2010

Cantinho do DVD

Danny Boyle não era um diretor tão festejado até pouco tempo atrás. Na verdade, seu pior filme foi justamente aquele que lhe valeu a consagração. No caso Quem quer ser um milionário? Prestes a lançar seu nono filme (127 hours), o diretor frequentemente é lembrado por Trainspotting, seu melhor filme. Cantinho do DVD destaca justamente o primeiro filme de Boyle posterior ao frisson causado por Trainspotting. Por uma vida menos ordinária é o cartão de visitas de Boyle a Hollywood e o diretor trouxe Ewan Mc Gregor (a estrela de seus dois primeiros filmes) com ele. O filme não é nada demais e serve para mostrar que quando Boyle flerta com Hollywood ele não consegue se manter tão interessante.


Ficha técnica
Título original: A life less ordinary
Direção: Danny Boyle
Roteiro: John Hodge   
Elenco: Ewan McGregor, Cameron Diaz, Delroy Lindo, Holly Hunter e Iam Holm
Estúdio: Fox
Duração: 104 min
Status: Disponível em DVD e Blu-Ray para venda e locação
Preço médio: Blu-Ray = R$ 79,90
DVD = R$ 29,90



Crítica

Danny Boyle, em seu terceiro longa-metragem, flerta mais assumidamente com o caráter fabular. Por uma vida menos ordinária (A life less ordinary, ING/EUA 1997) é, por força da necessidade de definição, uma comédia romântica. Ewan McGregor e Cameron Diaz estrelam como um faxineiro que sonha em ser escritor e como uma patricinha com um complexo de Electra mal resolvido que passam a conviver juntos quando um sequestro mal elaborado pelo personagem de Ewan se desenrola.
Após ser demitido Robert Lewis (McGregor) meio que sem querer (acredite é possível) sequestra Celine (Cameron Diaz), filha de seu ex-patrão. Sem jeito para o ofício, Robert é instruído por Celine que já passou pela situação outras vezes. Adicionados a essa loucura estão dois anjos (papéis de Delroy Lindo e Holly Hunter) que têm como missão fazer esses dois pombinhos tão diferentes se apaixonarem. Caso não consigam cumprir o designo, padecerão na terra.
Não espere um humor escrachado, tão pouco situações genuinamente cômicas. Danny Boyle faz um romance atípico apostando na estranheza das circunstâncias encenadas. O humor tipicamente inglês ora aparece refinado, ora beira o non sense.
Por uma vida menos ordinária não esconde a veia pop do cineasta que mesmo ao se enveredar por uma trama mais banal, preserva suas idiossincrasias. Na curiosa mise em scène temos penteados esquisitos, trilha sonora pop, anjos irritadiços e um protagonista totalmente desprovido de carisma. Menos ordinário impossível.

10 comentários:

  1. Filme que tem Cameron Diaz no elenco é, no mínimo, ruim. Nem o Boyle salvaria essa produção!

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O título chama a atenção, mas ainda não conferi esse.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto desse filme, mas minha opinião vem da percepção de anos atrás, quando vi no cinema.

    ResponderExcluir
  4. Post polêmico!
    "Quem quer ser um Milionário" pior filme de Danny Boyle? Que exagero! Pra mim só perde pro "Trainspotting"...

    E eu lembro de ter visto o "Por Uma Vida Menos Ordinária" no cinema e gostado. Chamar o Ewan McGregor de protagonista sem carisma tbm tenho q discordar, acho que ele está sempre ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Marcelo: Quando puder assista.É bacana! abs

    Pseudo autor: O problema do Boyle é justamente enveredar por produções Hollywoodianas. Ele não leva jeito... mas o filme é bacana. abs

    Amanda:Pois é. O título é muito cool. Bjs

    Cristiano: Entendo. Não acho que deva mudar muito não Cris. abs

    Diego: Acho que me expressei mal. Não acho Ewan MgGregor sem carisma, pelo contrário. Acho-o ótimo ator (e teve um 2010 especialmente salutar com O golpista do ano e O escritor fantasma). Mas aqui ele faz um tipo totalmente sem carisma e que acaba com uma loiraça apaixonada por ele. Esse foi o sentido que quis aferir no comentário fina. Bom que vc me concedeu a oportunidade de me explicar melhor. Quanto ao fato de Quem quer ser um miolionário? ser o pior filme de Boyle, aí não há interpretação incorreta. Para mim esse filme é dos mais manipuladores da história recente e, na minha análise, é bem fraco mesmo. E para não perder a viagem, aí vai o meu ranking do Boyle:
    1- Trainspotting
    2- Cova rasa
    3 - Extermínio
    4 - Sunshine - alerta solar
    5 - Por uma vida menos ordinária
    6 - Caiu do céu
    7 - A praia
    8 - (porque tem que ter né?!) Quem quer ser um milionário?
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Não concordo que Quem Quer Ser Um Milionário seja o pior filme de Danny Boyle.
    Aliás, também não o acho manipulador, acho-o meticulosamente bem trabalhado sobre toda a sua enorme simplicidade.
    Quer exemplar máximo de "manipulador da história recente"? Assista Crash!

    Grande Abraço.
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Concordo imensamente que Crash seja um filme manipulador. Já defendi isso aqui em Claquete mais de uma vez. Fiz um post sobre isso bastante detalhado sobre como perceber um filme manipulador. Gostaria que vc lesse! O link: http://claquetecultural.blogspot.com/2010/02/insight_21.html

    Quanto a Quem quer ser um milionário? não tem jeito Cássio, por mais cativante que o filme possa ser, há verdades que não podem (ou pelo menos não deveriam) ser omitidas...
    Acrescento tb que o fato de um filme ser manipulador não faz dele ruim. Apenas o limita.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Rei, conferi o post. Em hora, muito bem realizado dentro daquilo que se propõe a discutir. Meus parabéns!

    Contudo, não considero Quem Quer Ser Um Milionário um drama genuíno, portanto não consigo enquadrá-lo nem em sentimental ou em sentimentalista. Se, ainda assim, me fosse obrigado enquadrá-lo em um gênero, optaria por aventura ou romance. Porque Quem Quer Ser Um Milionário não é nada mais que isso!

    Ah... só para justificar, Caiu do Céu é, na minha opinião, muito, muito pior que Quem Quer Ser Um Milionário... Ali, o pobre Boyle, falha desgraçadamente na sua arte de manipular.

    Vlw
    ABS
    ;)

    ResponderExcluir
  9. Valeu pelo feedback Cássio.E só para não deixar a peteca cair, repare que A praia, Caiu do céu e quem quer ser um milionário? estão bem próximos no meu ranking de Danny Boyle. O que será que isso quer dizer? rsrs
    Grande abraço!

    ResponderExcluir