quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ESPECIAL WALL STREET - O DINHEIRO NUNCA DORME: Criando um ícone - por trás da figura de Gordon Gekko



Ele é um dos grandes personagens do cinema. É inegável. A primeira vez que vemos Gordon Gekko ele está ao telefone. Na segunda vez, ele está, ao mesmo tempo, falando ao telefone, atendendo assessores, recebendo um corretor que traz algumas ofertas de ações e medindo a própria pressão. Gordon Gekko é a materialização do capitalismo selvagem. É a consumação plena do sonho americano em sua faceta menos lisonjeira e poética. É, por essa combinação de fatores improváveis em um personagem de cinema criado nos anos 80, um ícone. No último festival de Cannes, em que Wall street – o dinheiro nunca dorme teve premiere mundial, Michael Douglas - o ator que criou o ícone - disse que não sabe ao certo o porquê das pessoas serem tão simpáticas a figura de Gekko: “talvez seja o safado que exista dentro de mim”, disse em tom de brincadeira. Douglas supõe que o apreço por Gekko talvez esteja ligado ao seu método de compor o personagem: “É preciso curtir representar vilões. Gordon Gekko era um cara que não tinha remorsos. Era de certa maneira puro”, relembra o ator. Não será dessa maneira que reencontraremos Gekko. Na sequência, ele - que depois de sair da prisão fica impedido de operar com ações - tenta apaziguar sua relação com a filha em uma nítida demonstração de remorso. Douglas não esconde o fato de que Gekko estará mais vulnerável no segundo filme. “É um personagem diferente. Ele não conta com as mesmas coisas que tinha no primeiro filme”, afirma o ator em referência ao império financeiro que Gekko havia construído antes de o vermos pela primeira vez ao telefone. “Será curioso ver como reagirá Gordon Gekko ao ver que o mundo que ele encontrou hoje é regido pelos princípios financeiros praticados por ele lá atrás, mas com ele hoje sendo um homem, até certo ponto, mudado”, disse ao L.A times o roteirista Stanley Weiser.
Resta saber se após Wall street – o dinheiro nunca dorme, o ícone Gordon Gekko sairá fortalecido ou mais humano. Para o bem ou para o mal, essa resposta começa a ser escrita em 24 de setembro, dia do lançamento mundial do novo filme.

6 comentários:

  1. Pois é, tomara que Gordon Gekko não me decepcione. hehe. Estou esperando também por essa sequência com boas expectativas.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou curioso para ver esta sequência. Sem dúvida Gekko foi um dos grandes personagens dos anos oitenta.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Realmente, Gordon Gekko é um personagem icônico. Vamos ver como o tempo o tratou no novo filme! :)

    ResponderExcluir
  4. Amanda: O filme é High profile, assim como seu personagem central. Não acho que teremos decepção... bjs

    Hugo:You got ir right. Abs

    Kamila: Vamos ver! Beijão

    ResponderExcluir
  5. Grande Reinaldo, que belo recorte!
    Também, curiosíssimo.
    Parabéns!
    ;)

    ResponderExcluir