segunda-feira, 12 de julho de 2010

crítica - Eclipse


Ajuste lunar!

No terceiro filme da saga há notáveis avanços que o configuram como o melhor filme da série até o momento

O que você anda lendo por aí é verdade. Eclipse (EUA 2010), terceiro filme da saga Crepúsculo, é o melhor da série. O filme dirigido por David Slade dos intrigantes Meninamá.com e 30 dias de noite (um dos melhores filmes de vampiro dos últimos anos) é o mais equilibrado dos três filmes adaptados da obra de Stephenie Meyer até aqui.
O primeiro grande mérito de Slade remete a direção de atores. Estão todos mais comedidos; em especial Robert Pattinson, que faz menos caretas e consegue seu melhor resultado como Edward. A afinação do tom das caracterizações surge como contingência do clima sombrio deste terceiro capítulo. Em Eclipse acompanhamos a repercussão da escolha de Bella (a vida eterna ao lado de Edward e a consequente opção por tornar-se vampira). Percebemos como essa escolha lhe afeta no foro íntimo e como afeta os dois outros vértices do triangulo amoroso, Edward e Jacob (Taylor Lautner). Há boas sutilezas nesse quadro, como as pulseiras que Bella recebe em momentos distintos de seus dois pretendentes.


Em Eclipse, todo mundo sai ganhando: Taylor Lautner aparece mais tempo em cena com camisa e Robert Pattinson está consideravelmente melhor na pele de Edward


É lógico que Eclipse apresenta os velhos problemas estruturais e narrativos que acometem a saga, mas isso é mais demérito da obra original do que da equipe deste terceiro filme. A roteirista Melissa Rosenberg - que também escreveu os outros dois filmes - notadamente evolui no ofício, conseguindo filtrar melhor o texto de Meyer e também caprichando mais nos diálogos. Apesar de momentos românticos, não há o tom over dos outros dois capítulos. Há, ainda, momentos inspirados de paródia, como a provocação mútua entre Jacob e Edward em diferentes partes do filme.
Eclipse consegue se comunicar muito bem com seu público. Inclusive, assume de vez o mantra da abstinência sexual que sempre lhe foi atribuído em uma cena calculada para ser mais romântica e menos constrangedora do que é.
O terceiro filme registra mais um salto qualitativo na série, já que as arestas estão mais bem aparadas. Como produto cinematográfico, quase não há imperfeições. Contudo, mais uma vez, é necessário pontuar a fragilidade da obra enquanto discurso narrativo. Neste terceiro filme, a despeito dos esforços de direção, roteiro e elenco, isso fica mais evidente do que nunca na tediosa indecisão de Bella que parece apenas fruto de uma necessidade de expandir a narrativa.
Eclipse deve se firmar como o melhor filme da saga já que o quarto livro desagradou a maioria dos fãs e é tido como o pior da série. O amanhecer será dividido em dois filmes para potencializar o ganho da Summit, estúdio responsável pelos filmes no cinema, e, quem sabe, diminuir o impacto do potencialmente ruim desfecho da saga.

8 comentários:

  1. Estou esperando diminuir um pouco a euforia para conferir, hoje mesmo estava no cinema e as filas para o filme ainda estavam imensas... Prefiro uma sala mais calma.

    ResponderExcluir
  2. É o melhor da saga, no geral, mas eu ainda prefiro muito o Lua Nova - talvez, pelo livro que o originou e o contexto/situação da trama em si...

    Mas, de fato, a série teve um melhor amadurecimento. Gostei das atuações, mais ainda pelo equilibrio...no geral, tem toda a essência do livro ali...e Melissa se preocupou em colocar as "principais" passagens e tal.

    A trilha de Howard Shore é elegante, bem eficiente. Dá bem o clima...sem falar na boa fotografia...

    Eu, ao contrário de muitos, preferi o Livro Amanhecer ao Livro Eclipse...então, aguardo mais este...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Hummm... ainda vou assistir com os dois pés atrás. Eu achei os outros filmes da série muuuuuito fraquinhos, ruins de doer e terrivelmete chatos. A crítica está mesmo mais condescendente com esse "Eclipse", mas sei lá, outros já disseram que a indecisão de Bella ("pra quem eu vou dar?") permeia até o fim do filme.

    aí nao tem criatura que suporte rs.

    E olha a foto que tu postou, Reinaldo, a cara branca de Pattinson e seu pescoço sem maquiagem... hahahaha! Eu falo mal, mas "Crepúsculo", ao menos, me faz dar algumas risadas =)


    abs!

    ResponderExcluir
  4. Eu continuo achando os filmes da franquia fracos assim como os livros, mas semopre vale a pena conferir pra tentar entender o que leva tanta gente ao cinema.

    ResponderExcluir
  5. Acho "Eclipse" o melhor livro e tenho que dizer que estou esperando diminuir o "alarde" todo, para assistir com mais calma. rsrs.

    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  6. Amanda: Vi no último sábado com relativa tranquilidade. Em SP há muitas salas exibindo o filme, é dificil não conseguir um ingresso... bjs

    Cristiano:Valeu pelas considerações Cris. De fato, houve um amadurecimento nesse filme. Mas na minha avaliação, continua sendo uma trama bastante limitada. Mas como cinema evoluiu. Agora, quer dizer que tu prefere Amanhecer?
    abs

    Elton:E esse é o espirito Elton. Se divertir com todo esse hype, que no fim das contas é mesmo divertido. Nem que seja para tiração de sarro. Crepúsculo é muito ruim mesmo. totalmente irregular, fora do eixo, enfim... mas funciona com seu público alvo. Já vi gnt comparando os erros e acertos de crepúsculo e Harry Potter, mas a dinÂmica é diferente. Aqui, a ingerência da Summit é muito maior, afinal a saga é a menina dos olhos do estúdio que ainda é desconhecido. Harry Potter tem o bastião da warner e uma autora que, a despeito de nível literário, tem senso de literatura.
    Bem, mas esse é outro papo. Eclipse é o melhor filme da saga, mas como eu pontuei na crítica não quer dizer que seja bom. Não é a isso que me refiro. O referencial para medir a qualidade do filme são os filmes anteriores. A fragilidade do texto, a ausência de conflitos (como tu bem observou haja indecisão) estão mais visíveis do que nunca. Enfim, dá certo para os fãs e não aborrece tanto quem não é. abs

    Alessandra Ramos: Estou contigo e não abro Ale. bjs

    Mayara:Espero que vc goste Ma. bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Reinaldo,

    É isso aí, sua opinião também tem pontos de convergência com a minha. Sua crítica foi ponderada e no ponto exato do que é o filme, ou seja, melhorou porém ainda sofre por conta da limitação narrativa. O livro é mais rico em detalhes, porém penso que para fazer um blockbuster facilmente aceitável pela legião de fãs adolescentes, o filme não pode ser tão sofisticado, tem que ser isso mesmo, uma história de amor, um triângulo e um Edward e Jacob bonitos para atrair a galera.

    Minha crítica deve sair esta semana ou no findi.

    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado madame. Que bom que partilhamos do mesmo ponto de vista aqui. É confortante quando isso acontece. Só não acho que Lautner e Pattinson sejam bonitos, mas aí já é outra história...
    bjs

    ResponderExcluir