terça-feira, 4 de agosto de 2009

Perfil: Fernando Meirelles - o prestigiado!

E não é só internacionalmente não. Meirelles, atualmente o mais internacional dos diretores nacionais, está com tudo também com os (e)leitores de Claquete, que afinal de contas, lhe outurgaram a alcunha de o melhor diretor brasileiro da atualidade. Na enquete, que ficou no ar 10 dias, Meirelles competia com os diretores mais ativos e mais comentados, na critica e imprensa nacional, da atualidade. Esse foi o critério escolhido para chegar ao conjunto dos cinco diretores participantes. Walter Salles também foi lembrado, mas foi Meirelles quem polarizou as atenções.
Dono de uma agência de publicidade e arquiteto por formação, o cinema é destino e acaso. É um cineasta arquiteto. É com a formação de arquiteto que consegue " construir " um filme. E foi no cinema que o arquiteto se encontrou. Desde O menino maluquinho 2, seu primeiro longa, sua carreira têm evoluido rapidamente. E melhor, sem se perder da qualidade.
Foi sem dúvida Cidade de deus, o filme que lhe impulsionou tão decisivamente. Projeção internacional e reconhecimento critico não vieram de mãos dadas e Meirelles, excelente pessoa com inteligência incomum, soube equilibrar expectativas, receios e assunções. As suas e a dos outros.
Hoje, tem reconhecidamente uma cinematografia sólida e cheia de personalidade. Seus projetos são sempre coerentes com sua ambição e são sempre independentes. Soberanos. O jardineiro fiel foi uma prova do amadurecimento profissional de Meirelles e de como ele tem plena percepção de seu lugar no mundo e no cinema, e mais, o que pode e quer fazer a partir dessa percepção.
O brasileiro conjuga como poucos as qualidades pretendidas em um diretor. Desde a direção de atores, até a concepção visual de um filme. Passando pelo entrosamento com colaboradores,lentes propícias e etc.
Em Ensaio sobre a cegueira, pelo excepcional referencial criado seu primeiro revés, Meirelles se desafiou novamente. Um diretor que gosta de aprender na prática e renovar seu estilo.Sua técnica. É criativo e incita a criatividade. Ele admitiu publicamente que não ficou satisfeito com o filme. Talvez não fosse possível ficar. Saramago é quase imponderável no cinema.Muitos o julgavam inadaptável. Mas Meirelles criou soluções brilhantes e teve a humildade de submetê-las ao escritor portugês. Que gostou do resultado.
Meirelles é por definição, um provocador. Provoca a si mesmo. É um diretor dos mais interessantes. Generoso, eficiente, eloquente e exigente consigo mesmo. Se é o melhor, não há estatística disponível que referende, cabe ao julgamento pessoal aferir, mas é certamente um diretor para encher o Brasil de orgulho.
Meirelles atua ainda como produtor.Mantém a O2 que produz filmes e séries de tv. Arregimenta contratos para promover o cinema nacional e também atrair produções extrangeiras para as nossas locações. O novo filme de Stallone, Os mercenários, com cenas no Rio foi viabilizado por sua O2.
Esse é Fernando Meirelles. O diretor. O produtor. O homem. Seja qual for, ele está prestigiado. E com toda a razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário