terça-feira, 16 de abril de 2013

Crítica - Parker


Filme B de verdade!

Em Parker (EUA 2013), Jason Statham vive com o esperado carisma e a habitual energia o personagem homônimo que já havia sido vivido por Mel Gibson no excelente O troco (1998). O personagem, que surgiu pela primeira vez no romance The Hunter, de Donald E. Westlake, se caracteriza por ser um ladrão com forte código de honra e um apreço fora do comum – até mesmo para quem trabalha honestamente – por princípios.
Statham e Lopez elevam a tensão sexual, mas seus
personagens se desviam do clichê
Dirigido com esmero por Taylor Hackford, daqueles diretores que se saem bem em qualquer gênero, Parker é um filme B de marca maior. Daqueles que faz falta no cinema de hoje.
Depois de ser traído e quase morto por um grupo de ladrões que lhe havia sido indicado por seu tutor (papel de um mais rouco do que nunca Nick Nolte), Parker arquiteta sua vingança: frustrar o próximo e ambicioso roubo do grupo em questão. O plano será executado em Palm Beach, na Flórida, e é aí que entra a personagem de Jennifer Lopez, uma corretora de imóveis insatisfeita com sua vida. Parker precisa sondar as mansões da região para saber em qual delas a trupe que persegue está baseada. Uma das atrações do filme deriva da tensão sexual entre os personagens de Statham e Lopez.
Parker tem humor, ação e suspense. É um pacote completo. Não exige tanto fisicamente de Statham, como em outros filmes estrelados pelo britânico, mas demanda mais dramaticamente do ator. Se seu Parker não tem o sarcasmo sob medida de Mel Gibson, é mais convincente na defesa de seus princípios. Hackford é também um diretor melhor do que Brian Helgeland. Capricha na concepção visual, na trilha sonora descolada e na dosagem de suspense e ação, sem permitir que um se sobreponha ao outro.
É importante observar que Parker não é um remake de O troco, mas uma história diferente com o mesmo personagem. Na dúvida, fique com os dois!

4 comentários:

  1. Curioso. Não sabia que esse filme tinha relação com "O Troco", que é um dos bons longas estrelados pelo Mel Gibson. Fiquei curiosa, agora, em relação ao filme, ainda mais porque o Taylor Hackford é um diretor bem competente e sólido.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, também não sabia que Parker era com o mesmo personagem de O Troco. Fiquei curiosa.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu simpatizo com o Jason a algum tempo, acho que desde Snatch - Porcos e Diamantes, e fiquei bem interessada em vêlo novamente em uma atuação mais "calma".

    Na lista!

    ResponderExcluir
  4. Kamila: Não é bem relação com "O troco". Há o mesmo personagem e o conflito central compartilha do esmo DNA. Bem, é mais relação do que muita spor aí, né? rsrs
    Bjs

    Amanda: You´re gonna like it!
    Bjs

    Patrícia: Não é tão mais "calma" assim... rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir