sexta-feira, 22 de março de 2013

Espaço Claquete - A arte da conquista


“Ao longo da história da humanidade, 116 bilhões de pessoas já existiram. Nenhuma sobreviveu”. Com essa elaboração filosófica de espiral pessimista George (Freddie Highmore) se apresenta para os olhos da audiência. A arte da conquista (The art of getting by, EUA 2011) é um filme sobre a melancolia da adolescência quando entra naquela fase em que amadurecer já não é mais uma opção. George é profundamente pessimista. Solitário, com forte veia depressiva, ele não vê propósito em muitas das banalidades da vida, uma vez que estamos todos caminhando para o mesmo fim. “Você vive e você morre. Todo o resto é ilusão”, pensa consigo mesmo ainda antes das primeiras linhas de diálogo surgirem.
Ele, por exemplo, não acredita no propósito de fazer as lições de casa. Recusa-se a desenvolver o potencial acadêmico que seus professores enxergam nele e hesita temerariamente em desenvolver sua aptidão artística. A aproximação com um ex-aluno da escola em que estuda, que é pintor, e, principalmente, de Sally (Emma Roberts), darão uma sacudida nesse universo sem eixo de gravitação que tanto paralisa George.
Escrito e dirigido por Gavin Wiesen, A arte da conquista transpira romantismo na maneira muito bem adornada com que investiga como uma paixão pode ser um elemento catalisador de mudanças providenciais, mas com força suficiente para serem decisivas em nossas vidas.
Com uma trilha sonora recheada de jóias indies, as quais Wiesen dá o devido tempo para cativarem, A arte da conquista se subscreve como um músculo criativo do cinema independente americano. Um dos maiores acertos do filme de Wiesen é ser pop sem deixar de ser profundo. É trabalhar o romance, indubitavelmente o principal mote da fita, sem deixar de oxigenar o conflito existencial de George.
Como o protagonista imerso em uma crise íntima, Freddie Highmore apresenta uma performance contida e cheia de acertos. Já eficiente quando criança, em filmes como Em busca da terra do nunca (2004) e A fantástica fábrica de chocolate (2005), Highmore mostra aqui que à medida que cresce, seu talento cresce junto. Ele não só dignifica George como o preenche de sentido e emoção. Algo crucial em um personagem que não enxerga sentido na vida e não sabe como se posicionar no mundo. Emma Roberts é outra que acerta o tom ao criar Sally, aquela garota que ainda não se decidiu se vai ser a “bitch” ou a “cool girl”. Ela faz com que a personagem, bem menos polida pelo roteiro, fuja à unidimensionalidade.
A arte da conquista é um filme talhado para cativar. Ao argumentar que o amor é aquilo que preenche a existência de sentido, Wiesen praticamente torna seu filme à prova de críticas. 

5 comentários:

  1. Tenho mais curiosidade de ver esse filme apenas por conta de Freddie Highmore (pra ver se ele ainda continua sendo um bom ator). Enfim, verei em breve, sim!

    ResponderExcluir
  2. Esse filme me afastou pelos comentários que li na época de seu lançamento, mas ele tem cara e jeito de que eu vou acabar gostando, assim como aconteceu contigo. Mais um texto que aguça a curiosidade.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Acabei não vendo esse filme e seu texto me deixou louca para conferir... Principalmente pela afirmação de um filme "à prova de críticas". Curiosa.


    bjs

    ResponderExcluir
  4. Assisti o filme na época do lançamento e ele me um sentimento de que por mais que se hesite, de um jeito ou de outro, você vai acabar achando um caminho.
    É bonito, sem ser piegas. Romantico, sem fugir da realidade. Sutil, sem ser nulo.
    Um bom filme.

    ResponderExcluir
  5. Alan:Continua sendo bom ator sim Alan, mas tire suas próprias conclusões. Vc vai gostar!
    Abs

    Elton:Valeu meu caro. Espero que vc goste!
    abs

    Amanda: Pelo menos o argumento é meio que à prova de críticas... rsrs
    Bjs

    Patrícia Ströher: E disse tudo!
    Bjs

    ResponderExcluir