domingo, 2 de dezembro de 2012

Oscar Watch 2013 - Afinal, Batman - o cavaleiro das trevas ressurge merece ser indicado ao Oscar?


Para muitos, a resposta para essa pergunta é simples. Para outros um tanto mais complicada. O cavaleiro das trevas ressurge é um paradigma do tipo que a academia não costuma acolher. Em primeiro lugar, trata-se do desfecho de uma trilogia. Uma trilogia elogiadíssima. É, também, o elo mais fraco, ainda que mais espetacularmente ostensivo, dessa trilogia. Sobre essa imponderável dinâmica paira, ainda, a sombra da injustiça cometida em 2009 quando da não indicação de O cavaleiro das trevas ao Oscar de melhor filme e de Christopher Nolan à categoria de direção. A omissão provocou profundas mudanças nas regras para escolha dos indicados na categoria principal; mudanças que ainda não se aplainaram definitivamente. Isso tudo nebula a noção se O cavaleiro das trevas ressurge merece ou não uma indicação ao Oscar (e estamos falando da categoria de melhor produção do ano). Analisado isoladamente, o filme não mereceria nem mesmo a cogitação de postular uma vaga entre os melhores filmes do ano. Mas todo esse cenário pode deflagrar critérios diferentes entre os acadêmicos. Fato é que existe, e é cada vez maior, o sentimento de que a academia deve a Christopher Nolan, inegavelmente um dos diretores mais criativos e rentáveis da Hollywood atual. Em contrapartida, a trilogia detém aprovação crítica e uma indicação ao Oscar de melhor filme para este terceiro capítulo não ia ser efetivamente questionada.
Se esses são os prós, os contras são mais numerosos. Como imaginar que um filme infinitamente superior, como o era O cavaleiro das trevas, tenha ficado de fora e um francamente decepcionante seja lembrado? E mais: O cavaleiro das trevas ressurge repisa, sem imaginação, alguns elementos já trabalhados anteriormente na trilogia e reproduz, com algum vício, elementos de outros filmes de Nolan – especialmente A origem.
São fatos desabonadores. Ademais, muitos acadêmicos já se pronunciaram desfavoravelmente em público em relação às chances de indicação do filme. Outro aspecto que parece nortear setores da academia é de que não deve haver a pressão pela indicação de um blockbuster. O novo critério que determina que um filme deva encabeçar a lista de 5% dos acadêmicos para ser indicado ao Oscar de melhor filme favorece essa lógica. Mesmo assim, há blockbusters melhores no ano – caso de 007- operação skyfall.
Em suma, Batman – o cavaleiro das trevas ressurge não merece ser indicado ao Oscar em quaisquer categorias que excedam às premiações técnicas. Como se isso já não fosse suficiente, a conjuntura para uma eventual candidatura não poderia ser mais desalentadora.

6 comentários:

  1. Para responder de forma curta e grossa à pergunta que dá título ao seu post: não, "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" não merece ser indicado ao Oscar, especialmente de Melhor Filme. Acho que o longa deve surgir nas categorias técnicas, especialmente as de Melhor Som, Efeitos Sonoros; mas, nas categorias principais não merece menção, especialmente por se tratar do filme mais fraco da franquia dirigida e concebida pelo Christopher Nolan.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Kamila: Pois é Ka... é exatamente isso o que o artigo demonstra!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Vocês só podem estar de brincadeira!!! Ele foi de longe o melhor filme do ano, o filme não furo, é rápido, mesmo com muitos personagens, o filme não perdeu ritmo, bem montado. Se 2012 tivesse havido algum "PUTA FILME", que não houve, e acredito que Lincon e Django não sairão desta safra, ele poderia ter ficado de fora, mas não teve, Batman com certeza deveria ter sido indicado a uns 5 pelo menos. Não me veiam falar que Argo, o tal "PI" foram melhores que não foram!

    ResponderExcluir
  4. O oscar é uma decadência total. Um filmo absolutamente sem sal, chato e superestimado como Lincoln e um bom filme, mas tbm nada demais, que é Argo não chegam nem aos pés de Batman.

    Quem ganha não é o melhor. O premio virou politicagem.

    ResponderExcluir
  5. R´dicula essa academia!!!!!!Batman incrível

    ResponderExcluir
  6. brincadeira deixar batman de fora, o filme é super empolgante, aff

    ResponderExcluir