domingo, 30 de setembro de 2012

Crítica - Os mercenários 2


Maior, mais barulhento e mais divertido



Que a ideia era boa todo mundo já sabia. A questão que se colocou tão logo foi feito o anúncio de que Os mercenários, sucesso engendrado artesanalmente por Sylvester Stallone em 2010, ganharia sequência foi como tornar aquilo melhor. A primeira providência foi ampliar o dream team da ação. Jean-Claude Van Damme, que se negou a participar do primeiro filme, surge como o vilão “Vilão”, em um escracho genial com os tipos vilanescos habituais do gênero. Bruce Willis aumenta sua participação, assim como Arnold Schwarzenegger, dispensado dos afazeres de governador da Califórnia, e Chuck Norris aparece em uma ponta não menos do que sensacional. Liam Hemsworth, galã jovem que vai ganhando força midiática em parte pelo sucesso de Jogos vorazes e em parte por ser irmão do Thor Chris Hemsworth, é outra adição bem vinda.
Com esse painel de brutamontes de lendas da ação hollywoodiana, Stallone tece um fiapo de história que favorece cenas de ação mais bem urdidas do que o original – o orçamento maior corrobora – e com Simon West (60 segundos e Con air – a rota de fuga) na direção, essas cenas resultam melhor.
Barney Ross (Stallone) e seu bando são convocados por Church (Willis) para reaver um mapa que indica a mina em que estão enterradas cinco toneladas de plutônio – quantidade suficiente para dizimar o planeta algumas vezes. Só que o tal Vilão quer municiar o mercado negro com quilos do material nuclear. Está armado o cenário para muitas cenas de ação e para piadas geniais com e sobre esses heróis de ação.
O que torna Os mercenários 2 mais explosivo, no entanto, é que as piadas funcionam melhor. A boa química entre Stallone e Statham avançou ainda mais e Willis e Schwarzenegger não têm outra função na trama que não tirar sarro.
Isso posto, pode parecer que Os mercenários 2 é um entretenimento vazio. Ledo engano. Obviamente não se trata de um filme profundo com ambições artísticas, mas é uma fita que objetiva sim ser um testamento. Uma afirmação de que o gênero de ação ainda convive, e bem, com sua natureza oitentista. É uma ode ao passado com olho no futuro, já que os boatos sobre a expansão da franquia, até mesmo com uma versão feminina, estão a todo vapor. Como os personagens de Norris e Stallone confabulam ao fim da sessão, às vezes, é melhor andar em bando.

3 comentários:

  1. Ainda não vi nem o primeiro, rs Mas quero ver este por conta da cena com Chuck Norris!

    ResponderExcluir
  2. O filme é mesmo muito divertido. As cenas de ação está mais coesas, principalmente por West ser um diretor mais experiente. Que venha Mercenários 3...hehe

    ResponderExcluir
  3. Alan: Dá para ver o segundo sem ter visto o primeiro sem grilo Alan. E a 1ª cena de Chuck Norris é genial!
    Abs

    Celo: Que venha o terceiro!rsrs
    Abs

    ResponderExcluir