sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Oscar Watch 2012 - Os vencedores do Critic´s Choice Awards 2012



Semana intensa em Hollywood com entrega de prêmios diariamente. O Critic´s Choice Awards, no entanto, foi a primeira premiação major dessa temporada a ter declinado seus vencedores. E não houve grandes surpresas. De certa maneira, o principal conglomerado de críticos americanos reverberou o que a crítica americana havia premiado na temporada. Talvez o prêmio de melhor atriz para Viola Davis, embora não seja surpreendente, tenha sido o menos antecipado pelas diversas associações de críticos.
O francês The artist foi o grande vencedor de uma premiação bastante pulverizada. O longa faturou os prêmios de melhor filme, direção, figurino e trilha sonora. O bem sucedido comercialmente Histórias cruzadas teve seu elenco reconhecido com ênfase e foi a segunda fita mais premiada da noite com as vitórias de Octavia Spencer como melhor atriz coadjuvante, Viola Davis como melhor atriz e o troféu para o elenco do filme.
George Clooney confirmou o já antecipadíssimo favoritismo e levou o prêmio de melhor ator por Os descendentes. Christopher Plummer também foi vitorioso na noite de quinta-feira e prevaleceu entre os coadjuvantes por Toda forma de amor. Plummer disse, ao receber o troféu, que o prêmio o fazia se sentir rejuvenescido e que, com uma camisa rosa gritante, afirmou estar excitado com a temporada.
Martin Scorsese, que foi homenageado pelo Critic´s Choice nesta temporada (e também será pelo Bafta) venceu na categoria de documentário pelo filme George Harrison: living in the material world, mas viu seu A invenção de Hugo Cabret só converter em vitória, uma de suas onze indicações – direção de arte. Drive foi outro filme solenemente ignorado. Venceu na “categoria faz de conta” de melhor filme de ação e deixa transparecer que o buzz do filme pode mesmo já ter se dissipado. Não houve surpresas nas categorias de roteiro. Steve Zaillian e Aaron Sorkin faturaram o prêmio de roteiro adaptado por O homem que mudou o jogo e Woody Allen triunfou entre os textos originais com Meia-noite em Paris.  O Critic´s Choice ficou em cima do muro e deu empate na categoria de fotografia entre os filmes Cavalo de guerra, cada vez mais fora das grandes disputas, e A árvore da vida. Os homens que não amavam as mulheres ganhou de melhor edição e Harry Potter e as relíquias da morte-parte II ganhou os troféus de maquiagem e som, enquanto o prêmio de efeitos especiais foi para O planeta dos macacos: a origem. Missão madrinha de casamento foi eleita a melhor comédia do ano.

O veterano Christopher Plummer declarou excitação pela temporada de premiações: "Vocês estão fazendo eu me sentir jovem novamente. É como ganhar as primeiras críticas decentes pelo trabalho" 


O impacto na corrida pelo Oscar
Efetivamente, o impacto na corrida pelo Oscar não deve ser muito grande. A vitória de The artist não foi exatamente o baile que precisaria ter sido para fazer o filme se agigantar na corrida. Vale lembrar que a fita não foi, entre a crítica, a unanimidade que Guerra ao terror e A rede social foram em anos passados. Este último nem mesmo chegou na condição de favorito ao Oscar. Contudo, é inegável que o longa francês continua a ocupar a dianteira na corrida pelo Oscar e a consagração no Critic´s choice Awards só agrega valor as suas pretensões.
As categorias de roteiro parecem definidas. Principalmente no âmbito dos roteiros originais. Resta saber se a academia voltará a premiar Woody Allen depois de tanto tempo. Seria uma senhora apoteose. Os prêmios técnicos, esses sim, devem apresentar muitas variações até o Oscar. Ainda que os concorrentes sejam majoritariamente os mesmos.
Entre os atores, seria surpreendente se houvesse mudanças, mas não seria exagero supô-las. A disputa pelo prêmio de melhor atriz está mais aberta do que nunca e será mesmo que a academia irá premiar o veterano Christopher Plummer por um papel apenas correto? O “momentum” de Histórias cruzadas parece já ter passado e o eco do Critic´s choice será ouvido? Certo é  que Octavia Spencer, de um jeito ou de outro, só tem a ganhar com essa história. Com o filme subindo de cotação ou não é a sua candidatura ao Oscar de atriz coadjuvante a mais beneficiada.
Que George Clooney ruma para seu segundo Oscar é inegável, mas ele enfrentará a concorrência pesada de um punhado de bons atores em busca de sua primeira estatueta. O Globo de ouro deste domingo pode embaralhar de vez a disputa ou clareá-la.  

2 comentários:

  1. Pois é, também percebi que este ano a temporada está dividida, sem nenhum favorito, mas com O Artista fazendo bonito! Faz tempo que não vejo a categoria de Atriz tão dividida. Streep, Davis e Williams no páreo! Minha impressão é que o Oscar irá dividir os prêmios para "agradar a todos". Os prêmios técnicos principlamente!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eri Jr. Não sei se teremos uma divisão na área técnica não. A invenção de Hugo Cabret me parece ser um candidato muito forte aí. Mas teremos uma noção melhor depois das indicações. Tilda Swinton tem menos chances no Oscar pq ganhou há três anos, mas acho que é forte no Globo de ouro.
    Abs

    ResponderExcluir