sábado, 24 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: Os dez personagens do ano


10 – Blu (voz de Jesse Eisenberg) em Rio

O personagem mais “Woodyalleniano” do ano veio de uma animação que tem o Brasil como cenário. Blu, dublado na versão original por Jesse Eisenberg, é uma arara algo neurótica que não sabe voar e se vê perdida na “selva” carioca. Cheio de tiradas sensacionais, Blu cativa, mas também se deixa cativar pelas coisas do Rio.


9- Tommy (Woody Harrelson) em Amizade colorida

Somente a ideia de um gay machão, expansivo e totalmente indelicado já valeria a menção em uma lista como essa. Mas Woody Harrelson faz um personagem tão extrovertido e com boas falas que acaba sendo o mais memorável personagem da descolada comédia romântica estrelada por Justin Timberlake e Mila Kunis.


8- Erik Lehnsherr (Michael Fassbender) em X-men: primeira classe

É verdade que Magneto é um personagem que já carrega consigo o componente da tragédia. Mas a encarnação que Michael Fassbender vive em X-men: primeira classe confere uma nova dimensão a essa concepção. A profundidade com que roteiro e ator investigam o personagem transforma Eric no grande protagonista não só do filme, mas da franquia mutante nos cinemas.


7- Walter Black (Mel Gibson) em Um novo despertar

Para onde vamos depois da depressão? E como voltar desse lugar? Questões complicadíssimas que o excelente filme de Jodie Foster elucida de maneira sensível e honesta através da dolorosa jornada de Walter Black. Um homem que sucumbe e encontra forças em um conflituoso universo familiar, e em uma improvável linha terapêutica, para reconquistar o controle e o desejo de sua vida. Walter Black é um pouco de nós e todos temos um pouco de Walter Black.


6 - Nina Sayers (Natalie Portman) em Cisne negro

A personagem de Natalie Portman é o mais emblemático símbolo da obsessão e de seus efeitos alucinatórios. Nina é também um exemplo de fragilidade. Seja de ordem física, psicológica ou emocional. É, ainda, um elaborado estudo psicanalítico perpetrado pelo diretor Darren Aronofsky. Assim como Walter Black é uma personagem que cede às suas sombras.   


5 - Gil (Owen Wilson) em Meia noite em Paris

Com a cara simpática de Owen Wilson e seu charme infantil, Gil foi o personagem mais romântico de 2011. Nostálgico por excelência, o roteirista resignado criado por Woody Allen vai à Paris dos anos 20 para descobrir que é o presente que vale ser vivido. Mas que a viagem ao passado deve sim ser saboreada.


4- Ceasar (Andy Serkis) em O planeta dos macacos: a origem

Não existiu personagem mais ambíguo em 2011 do que o macaco que iniciou o levante dos símios contra os humanos na realidade proposta pela prequel de Planeta dos macacos. Com o coração de Andy Serkis e os efeitos digitais da Weta, Ceasar - com seu olhar penetrante e cheio de sentimento - nos obriga a olhar para dentro de nós mesmos.


3- Benjamin (Selton Mello) em O palhaço

Quem faz o palhaço rir? A pergunta aparentemente simplória é carregada de angústia e inflexões muito bem capturadas em um dos personagens mais ricos da historiografia do cinema nacional. Benjamim é o espelho dos sonhos ansiados, da vocação paralisada e da aceitação plena através da experiência.


2- Bahia Benmahmoud (Sofia Forestier) em Os nomes do amor

Essa certamente é a personagem mais original, e liberal, da lista. O fato de ser francesa talvez tenha algo a ver com isso. Talvez. Bahia é uma esquerdista que se incumbe de dormir com direitistas para convertê-los à esquerda. A promiscuidade da personagem seduz tanto quanto sua ingenuidade. Frágil e bem intencionada, Bahia é uma mulher em busca de amor, justiça social e uma democracia fortalecida.


1 - Vera (Elena Anaya) em A pele que habito

Uma nova sexualidade. Uma cobaia moldada e literalmente esculpida por um enlouquecido criador. Cultivada com amor, ódio, dor, tragédia e paixão. Vera é certamente a personagem mais fascinante, bizarra e extraordinária a surgir em 2011 nos cinemas. Não poderia ter nascido de outra pena que não a de Almodóvar.

8 comentários:

  1. Por mais que a Vera seja merecedora de estar em primeiro, eu fico com a Nina! rs

    ResponderExcluir
  2. De fato, Vera é a personagem mais fascinante, bizarra e extraordinária de 2011. Só não conheci Bahia Benmahmoud, os demais também assino embaixo.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Só a mocinha do numero 2 passou batida por mim também, mas o filme já está encomendado hehe. Vera Cruz Vicente é mesmo um personagem dignamente almodovariano, por isso, inesquecível. Elena Anaya está absoluta no papel também! Adorei a menção ao gay bruto do Woody Harrelson haha, adoro o ator e ele rouba as cenas que divide com Timberlake no ótimo "Amizade Colorida". Pra mim, uma das melhores comédias do ano, fiquei positivamente surpreso com a qualidade desse filme.

    abs!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo top 10 de personagens do ano. Acho que, se fosse minha lista, a Nina Sayers estaria mais bem colocada. E concordo totalmente com sua escolha de personagem número 01 do ano. Vera é a personagem mais bem escrita de 2011 e dona da mais linda cena do ano.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Opa, não esperava a Bahia no seu ranking! Mas adoro um elemento surpresa, rsrsrs

    Bjs,
    Aline

    ResponderExcluir
  6. Lista muito bem retrospectiva, lembrada e justa Reinaldo, embora não concorde com Vera, mas isso é outra história e mesmo quem não gostou do filme deve ter senso de que A Pele Que Habito não foi algo despercebido no ano. Almodóvar para todos os gostos, fãs e leigos. As reações ao filme já valeram aquela discussão saborosa e crítica de um 2011 interessante para o cineasta espanhol.

    Ótimo você ter escalado o personagem de Sofia Forestier. Já tinha anotado o filme quando você publicou aqui no blog. Ainda assim, Ceasar, Nina e Benjamin foram os melhores personagens do ano. Ah! Também achei uma maravilhosa surpresa o "X-Men Primeira Classe". Preciso dizer da escolha de Fassbender como o gatinho Erik, o magneto? Rs! Gibson não me cativou tanto na fita de Foster, mas comparado com que ele tem feito como ator dramático nos últimos tempos, nada mal também.

    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Alan: Não te condeno.rsrs. Abs

    Amanda: Obrigado Amanda. Fico feliz com sua anuência.Bjs

    Elton Telles: Tb adorei Amizade colorida. Mas diferentemente de vc, já tinha boas expectativas quanto ao filme. Valeu pelo ótimo feedback em relação à lista.
    abs

    Kamila: Valeu ka. Bjao

    Aline: Mas ela mereceu muito essa posição. Bjs

    Rodrigo Mendes: Valeu Rodrigo. Pois é,existiam outros personagens dignos de nota, mas de maneira geral, acho que esses foram os mais marcantes. Pelas virtudes, pelos defeitos e tudo o mais que os gravitam.
    Abs

    ResponderExcluir
  8. Opa,
    voltei aqui para falar que assisti a "Os Nomes do Amor" e dar os parabéns pelo segundo lugar. Se fosse eu, daria o topo do pódium! =)

    abs!

    ResponderExcluir