quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Filme em destaque - Missão impossível: protocolo fantasma


Tom Cruise volta à ação no último grande blockbuster de 2011 que tem como principal objetivo revigorar a carreira de um dos principais astros dos anos 90


Brad Bird disse em Madri, em Dubai e no Rio de Janeiro que seu maior receio no curso das filmagens de Missão impossível – protocolo fantasma era entrar para a história como o diretor que matou seu astro. Isso porque Bird, assim como John Woo, J.J. Abrams e Brian de Palma antes dele, não conseguiu demover Tom Cruise da ideia de filmar “as cenas de ação mais incríveis do ano” sem dublês.  O ator, que também ocupa o posto de produtor do filme, é notório por fazer questão de filmar todas as cenas. “Principalmente as perigosas”, disse Cruise no lançamento do filme em Madri – onde foi devidamente apalpado pela duquesa de Alba (mulher de reconhecido gosto por homens mais jovens).
Protocolo fantasma é um filme um tanto emblemático. Marca o retorno de Cruise à produção de grandes orçamentos (“e este é o maior Missão impossível de todos”, adverte Bird), caracteriza a primeira colaboração como ator com o estúdio Paramount após a conflituosa rescisão de contrato pouco depois do desempenho pouco animador do terceiro filme da franquia em 2006. Cruise, então, assumiu a United Artists, selo artístico da MGM, e produziu filmes de médio porte que também não foram bem sucedidos. Finalmente, o retorno à franquia cinco anos após o terceiro filme sinaliza o engajamento de Cruise para reconquistar um público que já não lhe é tão cativo. Em 2012, o ator será um roqueiro malucão e cabeludo em Rock of ages e voltará ao suspense clássico em One shot. Mas é na ação que Cruise joga suas fichas para se reaproximar do público mais caro a Hollywood, aquele na faixa dos 18 aos 40 anos.

Missão impossível? A duquesa bem que tirou sua casquinha de Tom Cruise na semana passada durante a premiere espanhola de Protocolo fantasma


Embora isso não seja admitido publicamente, a escolha de Brad Bird se deve a isso. Bird é um diretor ágil, com incrível capacidade de se comunicar com os jovens e ganhador de dois Oscars (pelas animações Os incríveis e Ratatouille). Nesse contexto, Bird parece o homem certo para o trabalho.
J.J. Abrams, que virou amigão de Cruise, chegou a ser nome certo para atuar novamente como diretor, mas ficou como produtor. A falta de experiência como diretor de longas em live action de Bird seria compensada pela presença do consultor Abrams nos sets.


Rir é o melhor remédio
Quem viu Os incríveis – e muita gente acha esse o melhor filme sobre super-heróis do cinema recente – sabe que Bird sabe fazer humor e extrair comicidade dos detalhes. Era, mais do que qualquer coisa, isso que Tom Cruise queria. “Sempre senti que uma das carências da franquia era o humor”, opinou Tom Cruise em coletiva no Rio de Janeiro. Ainda que o primeiro Missão impossível tenha revelado o talento nato de Simon Pegg, o que Cruise se refere como “humor” não é o famigerado alívio cômico – algo muito bem delimitado na figura de Pegg em todos os filmes.
“Acho que um filme de ação tem que saber rir de si mesmo”, entrega o ouro Bird em entrevista ao O Estado de São Paulo. A crítica, em linhas gerais, aprovou os adendos de Brad Bird. “Bird injeta humor e faz o melhor filme da franquia”, anotou O Estado de São Paulo. “Filme provoca vertigem no espectador”, informa a crítica do UOL Cinema. Fato é que Cruise, que havia antecipado que esse seria seu último filme como Ethan Hunt, confirmou que volta para um quinto filme. Jeremy Renner, que entrou para o elenco com a promessa de assumir a série a partir de um eventual quinto filme, também deve estar tendo suas vertigens.  

Jeremy Renner é uma das novidades do quarto filme e, quem sabe, do já confirmado quinto longa

2 comentários:

  1. Depois desse seu texto estou com vontade ver o filme hj mesmo, rsrsrs
    Cara, que Stalonne que nada, herói é o Tom Cruise por se deixar apalpar por aquela senhora espanhola - valei-me minha Nossa Senhora!

    ResponderExcluir
  2. Aline: rsrs. Pois é... o que não se faz pela promoção de um filme, né?
    Bjs

    ResponderExcluir