terça-feira, 8 de novembro de 2011

Crítica - Contágio

Medo!
A austeridade com que Steven Soderbergh filma Contágio (Contagion, EUA 2011) leva ao crescente sentimento de paranoia. Mais do que um compromisso de isenção, que ganha dimensão na comparação inerente com o jornalista vivido por Jude Law no filme, o recurso prova a eficácia de manter a platéia afastada da ação. O que não implica em esquivar-se da emoção, mas quando desvia o foco dos personagens – e por consequência do elenco estrelado que possui – e mira um vírus de procedência desconhecida como protagonista, Soderbergh demonstra interesse menos na reação das pessoas a uma catástrofe do porte de um vírus biológico e mais no impacto sócio-cultural da epidemia.Traduzindo: a erupção do medo.
E a experiência de Contágio é essa. Possibilitar a audiência um vislumbre aterrador do que seriam aquelas circunstâncias. O grau de realismo espanta. Justamente por esse tom alarmista na medida certa que Contágio tem sido saudado pela crítica como um filme de contemporaneidade ímpar. É inegável que a fita de Soderbergh diverge da produção habitual cinematográfica de grandes catástrofes por inverter as prioridades do registro.

Medidas desesperadas: a humanidade tateia diante do caos em um filme sem firulas


Tudo começa com uma tosse. Gwyneth Paltrow surge em um close tão intruso que chega a incomodar. Soderbergh, aliás, em uma demonstração de técnica invejável, abusará de ângulos e tomadas inusitadas no decorrer da fita. A montagem, assinada pelo próprio diretor sob pseudônimo, é outro ponto forte. O diretor sabe fazer seu público segurar a respiração com o constante fluxo de personagens pela trama. Mesmo com nomes como Laurence Fishburne, Matt Damon, John Hawkes, Jude Law, Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Marion Cottilard, Bryan Cranston e Elliott Gould, o diretor não se detém nos personagens e seus dramas funcionam como meros apêndices argumentativos para o propósito do filme.
A opção final de Soderbergh tira um pouco do brilho da fita, mas é uma concessão justificável dentro da lógica hollywoodiana. Contágio é um filme que dificilmente figurará na lista de melhores do ano. Não é para tanto. Mas dificilmente um filme em 2011 terá penetrado o espectador com maior densidade. No final das contas, o slogan da fita já dizia tudo: nada se espalha mais rápido do que o medo.

6 comentários:

  1. não curti esse filme, do meio para o final achei chato e previsivel, mas talvez a intenção tenha sido essa mesmo

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Reinaldo, definiu bem o propósito do filme: "Possibilitar a audiência um vislumbre aterrador do que seriam aquelas circunstâncias". Também acho que Soderbergh cumpriu aquilo a que se propôs, por isso, achei o filme interessante. E aquela cena final poderia vir nos créditos, não? hehe.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Estou apenas esperando pela estreia dele por aqui onde moro. Impressão minha ou este filme lembra um pouco "Ensaio sobre a cegueira"?

    Enfim, estou curioso pra ver!

    ResponderExcluir
  4. Achei-o decepcionante... A verdade é que Soderbergh está completamente perdido...

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  5. Ao menos, Marion teve destaque aqui em Claquete já que no filme, ela some sem deixar um bilhete rs. Desaprovei a falta de calor humano em "Contágio", a gente não cria empatia com ninguém ali, e o único personagem um pouquinho mais bem desenvolvido (Matt Damon) é bem piegas.

    Entretanto, assim como ti e contrário à maioria, não condeno o filme, que é extremamente eficiente em seu mostruário de pavor. Pra mim, a primeira metade é mais filme de terror do que muitas fitas por aí que se valem do título. Uma pena, no entanto, que se perde em sua segunda metade.

    Soderberga manja a técnica, mas só. Queria calor, mas só passei frio rs.

    Meu texto deste sai amanhã (hope so)


    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Celo: Entendo que o filme possa ser decepcionante...
    abs

    Amanda: De fato, a cena final ficaria melhor nos créditos...
    Bjs

    Alan: Vc não está errado na comparação Alan. Mas enquanto este filme é mais específico e "urgente", o drama de Meirelles se permite ser mais reflexivo e imaginativo.
    Abs

    Antonio: Não acho que Soderbergh esteja tão perdido assim, mas entendo a percepção.
    abs

    Elton Telles: Pois é, Marion voltou para a comunidade e provavelmente sifu...
    Bem, quanto a essa falta de calor humano, não dá para apontar como uma falha do filme. Acho que essa deliberação por parte da realização era um dos cálculos para que a platéia se sentisse pressionada pela epidemia em si e não pelo impacto dela na vida de um ou outro personagem...
    Aquele abraço!

    ResponderExcluir